sexta-feira, 8 de abril de 2011

O sistema à Porto

O sistema à Porto é mais dissimulado. Assenta numa rede de cumplicidades que se vão construindo no “roteiro da carne assada”, que passa por sítios tão improváveis como o Canal Caveira ou o Calor da Noite. É um pequeno favor ao filho de alguém que interessa, são umas prendas aqui e ali, são as promoções dos árbitros desde a mais tenra idade, são as contratações e as cedências de jogadores.

O sistema é mais descentralizado e tenta agradar a tantos quanto possível. Envolve a conquista do campeonato, as subidas e descidas de divisão, a luta pela Europa e por aí fora. Vai desde a primeira liga, passando pelas restantes competições, até aos escalões jovens.

O sistema foi-se sofisticando, procurando não agir à bruta. Há umas encomendas quando é preciso, mas evitam-se exageros.

Este sistema é muito escrutinado pela imprensa, mas não deixa de ser perigoso. É endémico ao funcionamento do próprio futebol português. Aproveita as características culturais e sociais dos portugueses e da sua forma de se relacionarem e organizarem colectivamente.

Alguma vez o Sporting foi beneficiado por este sistema? Então, interessa-lhe para alguma coisa?

3 comentários:

  1. Foi, foi o sistema à Porto que ontem deu 5-1 ao Spartaka de Moscovo :)

    ResponderEliminar
  2. Sejamos realistas: um sistema bem montado sem grandes jogadores durava 1 campeonato; um sistema de manipulação das consciência sem autores e executivos durava uns meses.
    É verdade o comentário do portista maloud. É verdade que quem ganha tem sempre uma opinião de vitoria, de confiança.
    O Sporting, pelo amadorismo dos seus dirigentes ( que não frequentam o Calor da Noite) tendo sido ultrapassado, ridicularizado (ver a transferência da maçã podre). Os sócios do SCP tem o que merecem porque deram 90% ao JEB, calam-se perante as irregularidades, deixam de pagar quotas, etc... comportamentos típico de portuga dos anos de calça apertadinha e 1.500 escudos de ordenado, (frase inconformada de um sportinguista meu Professor Dr. Luís Borges de Castro,na escola Veiga Beirão nos anos 60) do mais vale assim do que pior... Mas actualmente há uma geração, aquela que só 2 vezes o SCP Campeão, que se revolta e faz disso uma batalha nas redes sociais, mas infelizmente só tem 1 voto. Sou um velho/jovem de 63 anos e a Vida ensinou-me que não há lugar para incompetentes, no governo, nas escolas, nos clubes, etc... Para alimentar esta saudável discussão, escreverei sobre este tema.( a incompetência) Do que aprendi recentemente, os post nos blogues devem ser curtos, incisivos, senão ninguém lê. Por isso vou terminar
    SL

    LeaoJosé

    ResponderEliminar
  3. Caros leitores,

    Um sistema bem montado presupõe uma gestõ inteligente da equipa de futebol. De pouco serve um sistema bem montado com uma equipa da treta. As equipas do Porto há muitos anos que são boas. O que tenho dúvidas é se durante estes anos todos não houve equipas melhores, que não ganharam campeonatos nenhuns.Para isto é que serve o sistema. Se a nosssa equipa for tão boa quanto a outra, se o sistema é nosso, ganhámos nós. Se o sistema é deles, ganham eles.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar