domingo, 27 de setembro de 2020

Gostei

Esta época, vi pela primeira vez um jogo do Sporting como deve ser visto, com atenção. Gostei do que vi, mas gostar é mais não gostar do que gostar. Não sei se me consigo fazer explicar. Como qualquer sportinguista, há um dos cinco violinos em mim que espera sempre nota artística. Esse violino é o contrário do grilo falante. É o que nos engana, o que nos faz acreditar no Bobby Robson ou no Mirko Jozić. O verdadeiro grito falante, aquele que nos diz o que nem sempre queremos ouvir e nos dá bons conselhos, é o Paulo Bento ou, nos seus melhores dias, o Leonardo Jardim. Diz-nos coisas simples: não sofrer golos dê por onde der; treinar, treinar muito as bolas paradas e apostar em centrais altos; na dúvida, a saída de bola deve ser fazê-la sair seja para onde for, incluindo do campo ou do estádio. Estes conselhos foram seguidos à risca através de princípios de jogo cumpridos ao milímetro 

Primeiro princípio de jogo cumprido: anular o adversário seja como for até o levar à desesperança, à desistência, à rendição pura e simples. O Paços de Ferreira não teve uma oportunidade de golo para amostra e nem sequer acertou na nossa baliza. A meio da segunda parte os únicos que ainda acreditavam no Paço de Ferreira eram os comentadores da SportTV [até tu, Tonel?]. 

Segundo princípio de jogo cumprido: os jogos no futebol português não se ganham como na “playstation”. Viu-se trabalho tático nas bolas paradas, como agora se costuma dizer. Um dos cantos acabou em “penalty” e no primeiro golo; outro concluiu-se com o segundo, após jogada entre os nossos dois centrais calmeirões, Coates e Feddal, que não desistiram enquanto não conseguiram o “touchdown” [gosto da cara deste rapaz Feddal, faz-me lembrar a do Naybet, sempre com um ar de quem joga de alfange nos calções] 

Terceiro princípio de jogo cumprido: o que importa é ganhar e, ganhando, o resultado de pouco ou nada serve. Se estás a ganhar, então não precisas de marcar mais nenhum golo e se, porventura, o marcares, não precisas de marcar outro e assim sucessivamente. Todas as táticas são válidas depois de estares a ganhar. Atrasa a bola, passa-a para o lado, garante que não a perdes ou se a perdes, perde-a longe da tua baliza. 

Quarto princípio de jogo cumprido: acabar o jogo com seis amarelos em doze faltas [um amarelo por cada duas faltas] contra dois amarelos em dezoito faltas [um amarelo por cada nove faltas] sem tentar um mata-leão no árbitro. Como o cão é o melhor amigo do homem, assim o árbitro é o melhor amigo da equipa adversária. Os conceitos de calcadela, empurrão, pontapé ou entrada variam com as cores das camisolas e é preciso aguentar com cara alegre. 

Precisamos de nos ver livres do Neto. É bom rapaz, amigo do seu amigo, deve fazer bom balneário; na época passada, disse umas coisas acertadas em nossa defesa enquanto a direção estava em parte incerta, mas não dá, não combina com a nossa linha de “safeties” ou “defensive backs”. Diz-se que queremos contratar o Lyanco, do Torino, um rapaz de quase um metro e noventa e cara de poucos amigos. Com este e com um avançado do campeonato italiano em idade de reforma, um Fabio Quagliarella ou um Goran Pandev, e tínhamos equipa para cumprir estes princípios jogo atrás de jogo. Posso estar enganado, mas estamos de regresso aos bons e velhos tempos do Paulo Bento. Não vai ser fácil ganhar mas será ainda mais difícil ganhar-nos. O Sérgio Conceição leva dois títulos em três campeonatos assim [sim, eu sei, não sou ingénuo, os nossos árbitros não são os mesmos que arbitram os jogos do Porto]. 

8 comentários:

  1. não são os mesmos do porto e muito menos os dos lampiões . Ainda no sabado uma entrada de sola em carrinho deslizante passou sem vermelho .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Segundo li, o Sporting tem mais amarelos num jogo (6) do que o Benfica (4) e o Porto (1) juntos em quatro jogos. No último jogo do Porto, foram 19 faltas e nenhum amarelo.

      SL

      Eliminar
  2. Também gostei. Pese embora a procissão ainda nem sequer entrou no Adro, gostei imenso do Daniel Bragança. Que jogador!
    Mais do que a dualidade de critérios da arbitragem, sempre em desfavor do SCP, temos ainda que " gramar " com aquela coisa da Sport Tv de vídeo árbitro. O tipo, ao que parece, um ex.árbitro da regional, mas doente do benfica, escolhe os lances com critério anti-sporting e debita as banalidades do costume - com um português à Jorge Jesus para benfiquista perceber - dando a sensação que o Sporting foi beneficiado e o clube, pese embora as cacetadas sem amarelos e expulsões, foi o grande prejudicado.
    E ainda outro pormenor: este sujeito, agora com uma ajudante, nos jogo onde o Sporting é prejudicado e não pode fugir aos erros dos árbitros, está lá sempre a defender o árbitro: porque não viu bem, o ângulo era muito fechado para o árbitro,o vídeo árbitro deveria ter alertado, etc, etc. quando ele entende que o árbitro beneficiou o Sporting, então aí já não há atenuante.Este massacre da vídeo árbitro da Sport Tv, anti-Sporting, dá os seus frutos a médio prazo.
    Para quando uma reacção da camarilha que está no poder no Spoorting sobre esta gente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Também gostei do Bragança. Mas a primeira intervenção foi para deixar de calcanhar para trás, perdendo a bola e deixando a equipa descompensada. Nem sempre é necessária a nota artística. É preciso mais espírito competitivo com e sem bola ou acaba como o Francisco Geraldes.

      Gostava de ver fazer os mesmos comentários ao Porto e ao Benfica. Estes comentários são especialmente tóxicos. São realizados durante e logo após o fim do jogo. Geram narrativas que tendem a legitimar os resultados e as arbitragens. Há muito que a nossa Direcção anda distraída.

      SL

      Eliminar
  3. Rui Monteiro esmiuça tão bem a "peleja" que fica pouco para acrescentar. Deixo duas notas:
    - Neto tem 2 competidores de respeito : Quaresma(dextro) e Gonçalo Inácio(canhotinho), qualquer dos 2 metidos entre Coates e Fedal dão conta do recado. Precisamos dum artilheiro que concretize as oportunidades criadas.
    - sporTv: tirar o som. Na verdade falta o Jorge Perestrelo na TSF. Bom tempo, via as imagens na Tv e ouvia o relato do Perestrelo.
    Não aturo a lampionagem!
    SL

    João Balaia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Obrigado.

      O lema é primeiro defender bem, depois defender bem, por fim defender bem. Defender faz-se com bola e sem bola. Quanto mais se tem a bola menos se tem de defender sem ela que custa mais, mesmo que para isso se passe para trás, para o lado ou se atrase para o guarda-redes. Também é preciso entrar depressa para marcar primeiro e confiar nos matulões para as bolas paradas. O Neto não encaixa. Também precisamos de um Liedson (uma percentagem dele chegava) para não falhar as poucas oportunidades que criamos.

      Por fim, a SportTV é uma doença. Quem os ouvisse falar do Tanque pensava que o rapaz era o Suarez e tinha acabado de ser dispensado do Barcelona e aterrado em Paços de Ferreira. Comentários sobre a arbitragem só em relação ao Sporting. As faltas e calcões sobre o Matheus Nunes ou o Vietto não existiram ou foram sem querer. Nunca viram os permanentes agarrões e faltas do Eustáquio. O critério, ou falta dele, dos amarelos não mereceu qualquer reparo.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Percebo perfeitamente o seu gostar que é mais não gostar. Só vi a 2a parte do jogo mas vi um Sporting a fazer muito bem algo muito difícil: nem jogou nem deixou jogar.

    Sem prejuízo de ter sido uma daquelas deslocações em que se perdem pontos muitas vezes, 5a feira é mais a sério. Como já deu para perceber longe vão os tempos em que apanhar um adversário Grego, Austríaco ou Russo eram favas contadas para um 'grande' Português.

    Entretanto, concordo consigo. Se vier mais um defesa feio e mau e um avançado levezinho como tinha o Paulo Bento (ou também feio e mau como tinha o Leonardo Jardim), talvez alguma coisa se faça.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Mais um central com caparro e um levezinho ou um Slimani e a coisa ainda se faz. Espero que mais à Leonardo Jardim do que à Paulo Bento, mas se for à Paulo Bento que seja.

      SL

      Eliminar