sexta-feira, 16 de novembro de 2018

O maravilhoso reino animal


O processo de canonização de Jorge Jesus está em curso. Inicialmente ainda se poderia pensar que se tratavam apenas de manobras de ocultação (ou de diversão), no sentido de enaltecer o seu excelente trabalho (risos) à frente do Sporting: títulos, dinheiro a rodos, lançamento de jogadores, excelentes prestações europeias, em suma, a sua ideia olímpica de jogo. Rapidamente se percebeu que seria muito mais do que (apenas) isso. A operação de limpeza não visava apenas os adeptos do Sporting. Sabemos hoje que não.

Basta ver a capa do jornal A Bola de hoje para percebermos a amplitude do processo de beatificação. Com o bom filho a casa torna percebemos que a bem-aventurança poderá ser uma realidade. O alvo já não é identificado pela memória dos últimos anos, mas pela (des) memória dos anteriores, os que o deram a conhecer ao mundo, segundo o próprio. A limpeza visa (supostamente) arrumar numa prateleira a memória dos adeptos do nosso rival. Como se diz na minha terra: a ver se pega. 

Muitas foram as entrevistas e contactos da imprensa com o mestre nos últimos tempos com esse propósito. O (bom?) filho pode voltar. O rival do Porto tem treinador para os próximos tempos e pouco dinheiro para alargar a margem de loucura. O treinador em funções do clube que o deu a conhecer ao mundo, o tal que até foi ganhando, está na corda bamba. A classe dos invertebrados está a assistir na primeira fila. Como sempre.

9 comentários:

  1. Faz todo o sentido que volte à casa onde foi feliz. Muitos bloggers esperavam que JJ contasse como se ganham campeonatos do outro lado; é o contas! então ia perder a oportunidade de ganhar mais uns campeonatos limpinho - limpinho com o estado rosa na Tribuna?
    Este JJ é um mamão foi a maior ,de muitas, asneiras de Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Tenho dúvidas que alguma coisa faça sentido no futebol português, se é que se pode dizer que existe um futebol português. É limpinho...

      SL

      Eliminar
  2. JJ foi o maior erro de BdC e o que provocou a sua derrocada como líder do Sporting. Nunca percebi a sua contratação. Então, se ele vencia graças ao sistema, contratá-lo foi uma incoerência. Para mim, ele representa na plenitude o paradigma do chico-esperto português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maior erro só não deu vitória no primeiro campeonato por um triz. E sabemos que triz foi esse.
      A vinda de JJ, se mais não trouxe, permitiu que se retirasse de vez a tampa da fossa. O cheiro já era conhecido, mas ainda (quase) todos faziam de conta que não existia, a fossa.
      Maior erro o tanas! Terão havido muitos erros, mas foram outros.

      Eliminar
    2. Não é incoerencia, é a assumpção do mérito do Benfica apenas ;)

      Eliminar
  3. Caros,

    Não vale a pena espingardar muito com o caso, para isso já temos os especialistas em manipulação nas TVs. O facto é que decorre uma operação de limpeza do nome do mestre. O facto é que o Sporting é a ordem do dia. mais nada existe. Porque será? É do guaraná...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Na próxima época está na Luz...
    Talvez a pior decisão de Bruno de Carvalho.

    Off Toppic: Já que alguns querem boicotar, eu vou ajudar e ganhar dinheiro. Segunda-feira vou subscrever Obrigações Sporting. É a minha obrigação e acho que é um bom negócio para mim.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      A memória de JJ (assim como a de muitos de nós) pede meças ás dos peixes. Tivéssemos a falar de tostões e nada disto interessaria.

      SL

      Eliminar