sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Picar o ponto

Pedia-se aos jogadores que fizessem o seu trabalho e ficassem à espera que no Dragão os do Porto e do Benfica fizessem o mesmo. Se todos fizessem o seu trabalho, nós ganhávamos sempre. Fizemos o nosso trabalho. Estamos à frente, nem que seja por um par de horas.

Começámos bem, com o Podence endiabrado. O Podence tem tanto de endiabrado como de inconsequente. Ninguém avisou os jogadores do Belenenses e na primeira oportunidade um deles atirou-o ao chão dentro da área. Penalty sem vídeo-árbitro e com vídeo-árbitro, que assim é que é bonito. O Bas Dost fez o truque do costume que acaba sempre com o guarda-redes sem saber bem o que fazer à vida. É uma pardinha em câmara tão lenta, tão lenta que suspeito que se um dia um guarda-redes não se atirar para um dos lados o Bas Dost fica petrificado com o pé direito no ar até se transformar numa estátua.

Continuámos a insistir até á meia-hora. Os jogadores do Belenenses mal ganhavam a bola perdiam-na logo a seguir tal a rapidez à sua perda pelos jogadores do Sporting. Criámos uma outra jogada perigosa, ficando sempre a um danoninho de sair um último passe bem feito. Depois dessa meia-hora, o Belenenses equilibrou o jogo e foi toda a gente para o intervalo entediada.

Na segunda parte o Belenenses entrou melhor e passámos a cheirar a bola. Não ganhávamos uma única bola, parecendo que a equipa se estava a ressentir fisicamente. O Jorge Jesus meteu o Battaglia e a porta ficou mais ou menos trancada. Depois, foi substituindo os jogadores que mais a cair para o lado estavam. Saiu o Acuña e entrou o Bryan Ruiz. Perto do final, entrou o Bruno César e saiu o Bruno Fernandes.

Estivemos em três ocasiões para matar o jogo. Na primeira, o William Carvalho rematou contra as pernas de um defesa. Na segunda, tudo foi bem feito, incluindo o remate do Bryan Ruiz, e um defesa safou a bola na linha de golo sem saber ainda hoje como o fez. Logo a seguir, na sequência de um canto, o Coates ganhou de cabeça no meio e junto ao poste o Bas Dost falhou o desvio.

Sem conseguir matar o jogo, resistimos muito bem até ao final. Mais uma vez, encanámos a perna à rã em todos os centímetros de terreno. O Bryan Ruiz levou uma sarrafada e ficou no chão. O Battaglia levou uma canelada e ficou no chão. O Bas Dost levou uma cotovelada no peito, impedindo-o de chegar à bola, e ficou no chão. De cada um dos livres, saía sempre uma série de passes até se ganhar outro, um lançamento de linha lateral ou um pontapé de canto.

Ganhámos bem, mais pela forma como defendemos do que pelo ataque. Porventura, o resultado mais certo seria o dois a zero. O Belenenses jogou bem, mas não criou uma oportunidade de golo. Agora, vou ali ao Flávio ver como é que os andrades e os lampiões se estão a safar.

PS. Vi os últimos 35-40 minutos do jogo do Porto contra o Benfica. O antijogo e as permanentes zaragatas que protagoniza a equipa do Benfica transformam qualquer jogo numa final da Taça dos Libertadores entre o River Plate e o Flamengo.

4 comentários:

  1. Caro Rui
    Temos o Jesus a mandar mas a gestão do campeonato está mais ao estilo do Trapatoni.
    Vai ser mau para o coração e exigir muito mais do VAR.
    Por mim serve, se no fim ganharmos o raio do caneco.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Trindade,

      Pode ser que com o vídeo-árbitro a malta possa levantar o caneco. Só com o árbitro não vamos lá.

      Abraços

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    Tenho andado noutras guerras, que hoje dão tréguas. Gosto de ver que defendemos melhor, quando não se mata o jogo a atacar, mata-se a defender. Não gosto de ver que continuamos a dar demasiada importância à Champions. Vejamos amanhã se um milagre me tira a razão (mas se me deixarem escolher o milagre, eu escolhia outro).

    Quanto ao seu PS tudo na mesma. Infelizmente não houve greve de árbitros. Perdemos uma oportunidade de ver um clássico ser definido pelos jogadores e treinadores. Depois do que se disse e do que se fez vamos ficar a saber se as greves de árbitros apenas se justificam por protestos do Sporting. É o que nos diz o histórico e se desta eles cancelarem também esta greve fica mais do que provado...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Bons olhos o vejam. Com esta do PS à mistura, ainda fico a pensar que foi eleito para Presidente do Eurogrupo.

      Continuamos e pagar cara a participação na Liga dos Campeões. Não, não há milagres desses. O único milagre é a equipa ainda estar de pé.

      Cá para mim, faziam greve o resto do ano. Como diz, é a única forma disto se decidir com jogadores e bola.

      SL

      Eliminar