terça-feira, 19 de dezembro de 2017

O Sporting é um clube estrangeiro a jogar no campeonato nacional

Tenho para mim, que quem não valoriza as outras equipas e os seus jogadores não valoriza a sua própria equipa e os seus jogadores. Como simples adepto do Sporting, não posso deixar de reconhecer que o Jonas é um goleador praticamente insuperável e que o Brahimi talvez seja o melhor jogador do campeonato. Por reconhecer essas qualidades, é que ficarei mais contente quando ganharmos ao Benfica e ao Porto. Mesmo quando se joga contra equipas de outros países, não me custa nada reconhecer o mérito dos outros, mesmo do Messi, e detesto o estilo patrioteiro dos nossos relatos de futebol.

Tudo isto vem a propósito dos relatos da SporTv. Como vejo os jogos no café da esquina, não posso mandar baixar o som. Jogo atrás de jogo ouço sempre o mesmo. Qualquer perneta da equipa que joga contra o Sporting é transformado num astro do planeta futebolístico. Quem ouvisse o relato do último jogo, achava que o Nakajima era muito melhor do que o Gelson Martins ou que o Paulinho era melhor que o Bas Dost, tais as referências encomiásticas a estes jogadores e sem qualquer paralelo com a avaliação dos do Sporting. Para os relatores e comentadores, o Sporting deve ser um clube estrangeiro que, vá-se lá saber porquê, pretende insistentemente jogar o campeonato nacional.

17 comentários:

  1. deixa-me discordar numa coisa, o jonas é um goleador insuperável NO CARNIDE. Duvido que no Sporting, com rédea curta em termos disciplinares e contra equipas de pernas fechadas ele marcasse sequer metade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Diogo Marques,

      Tem razão, mas só em parte. Deixei-me levar pelo argumento e pelas palavras sem avaliar bem o que estava a escrever. No Sporting o Jonas não faria as palhaçadas que faz, mas não tenho dúvidas que iria marcar golos, não tantos como agora.

      SL

      Eliminar
    2. É ver as estatísticas de golos nos jogos europeus...
      Aceitando que o modo como o treinador dispõe a equipa não ajuda a que marquem golos, não deixa de ser verdade, também, que não havendo homilias e sermões durante a missa, a coisa fia fino e o Jonas, enfim, vai andando por lá.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Quando os jogos são com equipas mais difíceis e o Benfica tem de jogar mais recuado e sem dois avançados, os resultados do Jonas são paupérrimos. Isso é verdade. No entanto, também resolve jogos com equipas mais fáceis e nem todos os fazem.

      SL

      Eliminar
  2. Meu caro
    Por muitas e diversas razões eu, muitas vezes, sinto-me estrangeiro no meu país. Deve ter sido por isso que dei comigo sportinguista.
    Na comunicação social então, jogamos sempre fora.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Trindade,

      Estou nessa fase: também me sinto estrangeiro no meu próprio país. Aliás, dificilmente me faço entender. É mais uma boa razão para continuar no Sporting.

      Abraços

      Eliminar
  3. Isso é passar muito tempo a ouvir o lírico do Tretas Bobo, que até podia merecer honras de cromo se tivesse alguma piada com os seus devaneios sobre banalidades, em vez de ser simplesmente irritante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      É verdade. O Freitas Lobo nem para Gabriel Alves serve.

      SL

      Eliminar
    2. Lírico era o Camões, o Pessoa, o O'Neil. O homúnculo Lobo é o mais oposto que se possa imaginar de um lírico.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      A melhor definição para o Lobo é a sua. Talvez se possa acrescentar parvo também.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui revejo-me totalmente na sua análise e ainda mais com a de que parecemos estrangeiros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno,

      Do que tenho visto e ouvido, temos melhores referências na imprensa estrangeira do que nacional. Isso é uma verdade. Isto faz de nós mais estrangeiros ou, pelos menos, vistos pelo media nacionais como estrangeiros.

      SL

      Eliminar
  5. Parece-me que sofre da mania da perseguição dos Sportinguistas! ;) (O sarcasmo é difícil de escrever dái o emoji! :p )

    Gostaria de deixar apenas um pequeno reparo a mais uma das suas "postas".
    O Nakajima é bom jogador! Não do nível do Gelson claro mas claramente acima da média. Sendo o Gelson um 18 de 20 diria que ele seria um 16!

    Abraços e continuação de bom trabalho!
    Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos,

      Só conheço o que se passa nos jogos do Sporting. Falei do jogo do Portimonense mas o do Boavista ainda foi pior, dado que os jogadores do Boavista mal sabem jogar à bola.

      Estou de acordo consigo. O Nakajima é um belíssimo jogador. Sobretudo tem umas desmarcações imprevisíveis e permanentes o que o torna muito perigoso. Associa a isso uma grande velocidade e boa condução de bola.

      Abraços

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    Concordo plenamente consigo. Somos estrangeiros no nosso próprio país.

    É um fenómeno que inclui não só a comunicação social, mas também a própria Federação (veja-se a escolha dos locais dos jogos a sério da equipa principal) e os próprios árbitros (se um 'estrangeiro' qualquer manda umas bocas despropositadas no Facebook é o fim do mundo; se um 'nacional' persegue árbitros e familiares até restaurantes, coleciona os seus dados pessoais e monitoriza relações sentimentais, não se faz nada...).

    Por fim (e ainda bem) explica o porquê de sermos o único clube Português com jogadores que são titulares sistemáticos da nossa seleção. No fundo, também esses jogam no estrangeiro...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      A melhor maneira ser português é jogar no estrangeiro. É o que infelizmente têm de fazer os nossos jogadores da formação. Só quando vão para o estrangeiro é que alguém descobre que são portugueses e que devem ir à selecção. Não temos nenhum Eliseu, nem nenhum André Almeida para ir à selecção a partir dos jogos no campeonato nacional.

      Abraços

      Eliminar
  7. Este não é um problema de nacionalidade, é um problema financeiro, e como sabemos o dinheiro não tem nacionalidade e a comunicação social não tem clubes, muito menos os comentadores.

    Numa breve nota final, uma reportagem recente da RTP1, sobre assuntos muito diversos do desporto, mereceu de uma pessoa amiga, conhecedora da actividade focada na reportagem, o mais veemente protesto e indignação. Fez chegar o seu protesto ao provedor do telespectador, esta foi a resposta que recebeu hoje (omito nomes e a reportagem em causa):

    "Quis esgotar todas as hipóteses para obter do jornalista --------------- resposta a 18 questões que lhe enviei. Resposta que não obtive.
    A reportagem em causa viola mais do que uma vez as obrigações consagradas no Código Deontológico dos Jornalistas Portugueses (CDJP), nomeadamente no seu primeiro ponto: O jornalista não confirma parte substancial dos factos e das acusações que divulga, faltando assim ao dever básico de ouvir os visados; confunde informação com opinião; interpreta erroneamente as funções de diversos órgãos retirando conclusões difamatórias fundamentadas em inexatidões e na falta de rigor.
    Deste modo, a reportagem ----------- não é digna do jornalismo que deve caracterizar o Serviço Público de Televisão porque ofende os princípios fundamentais do jornalismo de qualidade – o único digno desse nome. Mancha não só o nome do jornalista ---------------------, que é o seu primeiro responsável, como demonstra uma grave e preocupante incapacidade dos filtros redatoriais e dos responsáveis hierárquicos para detetarem erros tão clamorosos."

    Isto é o retrato do jornalismo actualmente, mas há uma vantagem, se conseguirmos olear as engrenagens com fluide$$$ suficiente, os cães dirão tudo o que quisermos, até o Alan Ruiz passará a ser um potencial substituto do Messi!

    Abraço e Boas Festas, que lá para o início de 2018, quando formos à Catedral participar na Missa, o marido da águia nos dê um Svilar na baliza. É tudo o que peço, uma oportunidade de ir adorar o menino...

    ResponderEliminar