domingo, 8 de maio de 2016

Não fechas bem da mala, pois não?

Andei toda a semana em bolandas com o trabalho. Quando não se ouve falar de futebol, este acaba por deixar de existir e a vida segue o seu curso natural. Mas não por muito tempo. Comecei a sentir os sintomas de ressaca na última quinta-feira. O problema é que, quando voltamos, corremos o risco do jogo ter mudado de nome. Neste caso, havia mudado de nome para “jogo da mala”. Pedi esclarecimentos, mas o meu anacronismo de (apenas) uma semana ou duas não foi compreendido.

Tive que estudar todo o processo. Quanto mais estudava, mais o tempo voltava atrás com histórias do arco-da-velha. Parecia que nunca tinha existido futebol, ou melhor, o futebol era apenas um jogo pequenino dentro de outro jogo que por sua vez encaixava noutro, e assim sucessivamente, uma autêntica matriosca de jogatanas em que o jogo propriamente dito é o boneco mais pequeno. Liguei a televisão: o Dani sorria enquanto o Diamantino falava de malas, dinheiro, conspirações, diz que disse e no meu tempo. O Dani continuava a sorrir. No seu tempo, o Dani tinha sido um grande jogador fora das quatro linhas, com passagens de sucesso em passerelles e festas. Talvez por isso tenha sido contratado para comentador. Não satisfeito mudei de canal. Um dos experts presentes afirmava que, após o apito dourado, as coisas tinham acalmado (leia-se dividido irmanamente por dois), e só agora tinham voltado as velhas questões das malas e afins. Percebi que o problema tinha um nome: Sporting.

Após mais um dia de apurado estudo sobre a questão da mala e demais incentivos, corri apavorado para ver o jogo do Sporting com o Setúbal. Mal cheguei fiquei logo descansado: eram onze jogadores para cada lado, uma bola, e na dúvida apita-se contra o Sporting. Ainda não me tinha sentado e já o Adrien levava um daqueles amarelos que o árbitro traz dos balneários em envelope lacrado com destinatário definido. Não tarda o Slimani vai também receber uma carta registada com aviso de recepção, pensei. E não me enganaria se Jesus não estivesse em todo o lado. Com o penalti sobre o Slimani não assinalado, fiquei com a certeza que há coisas que dificilmente vão mudar. Sucede que o Sporting está a jogar muito futebol, daquele jogado com bola e tudo. E isso incomoda muita gente. Ainda bem.

Uma última palavra para o Ruiz. Aquele seu primeiro golo, na sequência de uma jogada de laboratório, mostra-nos que o homem é vocacionado (apenas) para a marcação de golos de difícil execução. Em caso de dúvida o melhor é complicar a jogada ao ponto do golo se afigurar de difícil ou mesmo impossível execução, e só depois passar a bola ao Ruiz, ou em último caso, ao Teo. Com Teo tudo é possível, desde que devidamente enquadrado no caos imprevisível do seu jogo. E o futebol também é isso.  

18 comentários:

  1. fabuloso GP.
    "No seu tempo, o Dani tinha sido um grande jogador fora das quatro linhas, com passagens de sucesso em passerelles e festas".

    Estes tipos não fecham bem a mala, sem dúvida:)

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Não fecham bem da mala nem sabem em que rua fica o Canadá. Temos que aturar o Dani e o Diamantino mas apenas quando ligamos a TV.

      Abraço

      Eliminar
  2. vamos a aguardar os lamparinas ainda vão perder pontos.
    tudo é possível, desde que devidamente enquadrado no caos imprevisível jogo:))))

    Leão de Leiria

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Aguardamos com serenidade. O caos do Teo é o nosso: meio caminho andado para um pacemaker...

      SL

      Eliminar
  3. ' - Percebi que o problema tinha um nome: Sporting' :)

    ora é por estas e por outras que sou leitor assíduo do Insustentável; de longe as análises que me fazem rir à gargalhada e definem-me o jogo como ele o é :)

    a propósito de jogo, estou místicamente convicto que o Leão vai ser Campeão

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      Faz bem em seguir o Insustentável. Nós agradecemos. Não levar isto demasiado a sério é o nosso lema. Isso, e o Sporting.

      SL

      Eliminar
  4. Saio sempre daqui deste sítio com m dose elevada de boa disposição para o meu dia.
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eu é que agradeço. Uma boa dose de boa disposição é um tónico para um bom dia. O futebol também é isso.

      SL

      Eliminar
  5. é. o benfica falou em malas durante uma semana. o sporting falou em vouchers (e continua a falar, nisso, em sorte, em calendários, blablabla) durante 8 meses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o bla bla bla continuará. Melhores malas virão...

      Eliminar
    2. O benfica fala em incentivos para GANHAR. O Sporting fala em subornos a árbitros. É exactamente a mesma coisa.

      Eliminar
  6. Meu caro
    Melhor que a sua prosa, só o futebol jogado pela nossa equipa.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Trindade,

      Obrigado pela cortesia. Não sei se o nosso futebol chega. Gostava de acreditar que sim...

      Eliminar
  7. Caro Gabriel,

    Continuamos sem saber se sempre existe ou não o jogo da mala. Se existe, devemos ser a pior equipa do mundo nesse jogo. Nunca conseguimos levar a mala a bom porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rui,

      Não fechamos bem da mala, é o que é...

      Um abraço

      Eliminar
    2. Como em muitos outros jogos, no jogo da mala ganha sempre a mais recheada.

      Eliminar
    3. também temos as de cartão...são muito jeitosas.

      Eliminar