sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Duas péssimas notícias

Duas péssimas notícias no mesmo dia: o iminente despedimento do Lopetegui e a nossa vitória contra o Besiktas. Vamos a uma de cada vez, começando pela primeira. Passo de imediato ao apelo e em discurso directo: “Pinto da Costa, caro amigo, o Lopetegui é uma aposta tua. É um dos teus. Um líder, um verdadeiro líder como tu, não deixa cair um dos seus e, muito menos, por alturas das festas”. Esperemos que o apelo resulte até janeiro pelo menos.

O Besiktas foi a melhor equipa contra a qual jogámos esta época. Não comecemos, como fui ouvindo depois do jogo, a desvalorizar o adversário e o resultado. Durante cerca de uma hora deram-nos um banho de bola. Jogando daquela forma, o zero a zero parecia-me uma forma digna de sairmos da Liga Europa e resolvermos este problema de nos andarmos a entreter com jogos que não contam para o campeonato.

Estava nestas cogitações, quando o João Pereira, ao perder a bola, permitiu que o Quarema nos afiambrasse uma trivela para o Mário Gomez encostar. Alvalade parecia transformado num ecrã de “play station”. O Besiktas pecou com este golo. Foi a gula. O zero a zero convinha a todos. O um a zero, com nota artística, começou a gerar comichões em alguns jogadores do Sporting.

O Slimani era o mais comichoso deles todos. De repente, o guarda-redes do Besiktas viu-se numa linha de caminho-de-ferro a olhar de frente para um TGV. Desviou-se a tempo. Fê-lo com elegância, não passando por cobarde. O um a um voltava a ser uma saída digna da Liga Europa. Só que aquele terrapleno depois de ligado não se consegue desligar.

O Ruiz, invejoso, para além de uma trivela ao contrário a isolar o Slimani no primeiro golo, resolveu marcar um golo com a classe dos jogadores que andam nesta vida há muito. Bola rápida e com força ao primeiro poste, quando o guarda-redes ainda hesitava se se fazia ao primeiro ou ao segundo poste. Comecei a ficar apreensivo. Tudo o que não desejávamos, acontecia.

Fiquei mais descansado quando a bola chegou ao Gutierrez. Ainda mais descansado fiquei quando o rapaz, em vez de rematar, fintou para dentro. Estavam criadas todas as condições para um daqueles lances em que tudo parece bem feito mas o golo não acontece. Para chatear, o Gutierrez conseguiu fazer aquilo que anda a tentar desde o princípio da época: marcar um golo depois de uma finta em câmara lenta.

Estamos tramados. Vamos ter de jogar mais jogos. Começamos com o Moreirense. Se correr mal, não nos venham com desculpas. Ninguém vos pediu para ganharem ao Besiktas. Só tinha interesse continuar na Liga Europa se o Benfica lá tivesse ido parar. Seria muito divertido limpar-lhes o sarampo nesta competição também.

27 comentários:

  1. Agora quero apanhar o Olympiacos e o clube de fãs do Marquito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não temos contas a ajustar com o Marco Silva. Fez o seu trabalho. Ganhámos uma Taça de Portugal. Faz parte da nossa história. Os sportinguistas não justam contas com a sua história.

      SL

      Eliminar
  2. É só "dificuldades". O Sporting não devia disputar jogo algum, porque um dos resultados possíveis é a derrota. Só eu sei porque não saio de casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não se jogando não se perde. Também não se ganha.

      SL

      Eliminar
  3. E, como é normal neste espaço, está tudo (bem) dito, e com sagacidade do costume.
    É que está lá tudo:
    - o péssimo jogo até ao golo dos turcos;
    - a qualidade da equipa turca (é 1ª na sua Liga, e não 4º...);
    - o estilo "panzer" do Slimani (só ele é que marcava aquele golo - porque só ele controla daquela forma aquela bola e só ele acredita que chegava 1º que o guarda-redes);
    - a qualidade do Ruiz;
    - e a natural preocupação do jogo com o Moreirense (o mais importante destes todos), ainda mais porque o Moreirense é melhor que Belenenses, Boavista, Arouca e Tondela);

    só um ligeiro desacordo. Lopetegui não é mau treinador. É parvo. Quando deixar de ser parvo, terá tudo para vencer.

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ser parvo é das coisas que mais prezo no lopetegui, que se mantenha.

      Eliminar
    2. Caro Cantinho,

      Levámos um banho de bola. O Besiktas até o nosso primeiro golo foi sempre superior. Jogaram bem.

      O Slimani é que não se conforma (hoje ganho eu). Ele e a classe do Ruiz resolveram em duas penadas o jogo. O problema é se aguentamos este ritmo já para o próximo fim-de-semana.

      O Lopetegui complica. O futebol é uma coisa simples e tem de ser transmitido aos jogadores de forma simples: a bola é redonda, os adversários joga equipados de outra forma e os golos marcam-se na baliza.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Fantástico post,Rui. Muito obrigado

    ResponderEliminar
  5. Discordo, o Sporting para ser grande tem de querer ganhar sempre (Ponto!), mas fartei-me de rir, está hilariante o texto :)
    Em Fevereiro, o FCT tb vai estar a jogar às 5as. #FicaLopetegui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado. O Sporting deve ganhar sempre. Se não conseguir deve empatar e por aí fora. O que temos é de ganhar o campeonato.

      SL

      Eliminar
  6. O pior é mesmo se despedem o Lopetegui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se despedem o Lopetegui arranjam um problema com o Casillas e com os outros hispânicos. E depois deixam de ter desculpas, pois se calhar o plantel não é assim tão bom, apesar do investimento brutal. O Lotopegui é a última linha de defesa do Pinto da Costa.

      Eliminar
    2. Cara Maria,

      O Lopetegui é o nosso principal reforço de Inverno.

      Bjs

      Eliminar
  7. Caro Rui,

    Parabéns, fantástico post. Faço votos para que o seu apelo funcione e a primeira notícia não se concretize. Quanto ao 2o ponto o meu lado irracional ganhou e fiquei muito contente com a vitória... só faço votos para que a "ressaca" não chegue Domingo à noite...

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Vi jogo com um amigo. Acabámos aos saltos como é bom de ver. Agora, o problema é se nos vamos arrastar para o jogo contra o Moreirense.

      U abraço

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Mau caro,

      Assim é que é. Temos de acabar com esta parvoíce dos jogos da Liga Europa que só nos distraem.

      SL

      Eliminar
  9. Fantástico post. Confesso que conhecia este blog mas só agora comecei a ler mais afincadamente. A tua ironia é fantástica. Concordo que a Liga Europa irá condicionar a nossa prestação no campeonato, mas penso que vamos ao mercado fazer uns ajustes na equipa.
    A equipa está demasiado amorfa, claramente não temos equipa para andar a jogar tantos jogos seguidos. Outro problema é não termos alas, Ruiz e JM afunilam muito o jogo e não dão a largura nem a velocidade necessária quando jogamos contra equipas pequenas e fechadas. Ainda assim, enquanto continuarmos a ganhar, está tudo bem! SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      A equipa não dá para muito mais. Só não vê quem não quer. O Jorge Jesus sabe isso e já o disse várias vezes. Esta vitória só tem interesse se no fim-de-semana ganharmos ao Moreirense. Se assim não for, rapidamente se esquece esta vitória.

      Volte sempre

      Eliminar
  10. Parabéns!!!

    Uma vez mais, em altíssimo nível.

    Assim esteja a rapaziada contra o Moreirense (se jogassem de "bormelho" ou tivessem um passarito no emblema, seria certamente mais fácil) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Se fosse por mim, todos os adversários só podiam equipar de vermelho. De preferência com uma águia ao peito também.

      SL

      Eliminar
  11. E de preferência todas as equipas teriam o "se fosse fácil não era para nós" como treinador. Ou, melhor ainda, o Calimegui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Melhor que os reforços de Inverno, são s manutenções do Vitória e do Lopetegui.

      SL

      Eliminar