sexta-feira, 2 de maio de 2014

Unanimismos? Não obrigado!



Arrisco a deportação, o exílio ou até a câmara de gás, mas tenho que o dizer.
Ganharam a eliminatória, jogaram melhor, foram mais fortes e mereceram ir à final. Parabéns. Ponto.

Quanto ao resto. Disseram que foi uma vitória do futebol nacional. Sou nacional mas não o senti. Concordo que a Benfica SAD tem sede em Portugal mas, da mesma forma que nem todos os suíços se sentem obrigados a apoiar a Nestlé, ou japoneses a Sony, ou alemães a BMW, eu não me vejo obrigado a apoiar a sociedade anónima do Benfica, afinal uma das poucas coisas portuguesas em jogo. Segundo alguns senhores da imprensa desportiva, TODOS os portugueses estão, ou deveriam estar,  pelo Benfica. Infelizmente estavam mais portugueses em campo na outra semifinal do que nesta. E mesmo que estivessem mais portugueses em campo, onde é que esse nacionalismo é obrigatório ou consensual? Todos temos que gostar do Mourinho, do Ronaldo, do Cavaco ou do Salazar apenas e só por serem portugueses? Todos temos que gostar de seleção que temos? Ou, mais importante ainda, todos temos que gostar do país que temos? Admito que tenho dificuldade em compreender alguns estados emocionais, alguns bairrismos e nacionalismos. Custa-me, acima de tudo, estes unanimismos. Admito que existam visões diferentes sobre uma mesma realidade, não admito é que uma visão se queira sobrepor e calar as outras. Não admito de maneira nenhuma a visão única. Todos os dias vejo atraiçoar a verdade em nome dos mais diversos interesses, mas não sou por isso obrigado a gostar de ouvir essas análises irreais, desonestas e parciais, mesmo que abonatórias, sejam do meu pais, da minha seleção, ou até do meu clube. Então, por que carga de água tenho que aturar isto só porque é o Benfica? Com o FCP, para mim farinha do mesmo saco, não vejo este fervor religioso, esta necessidade quase obrigatória de unanimidade. Com o Sporting também não. Assim, isto é uma espécie de nacional-benfiquismo. Para o constatar, bastou-me ouvir os comentários antes, durante e depois do jogo (na SIC e na TSF) para sentir como esses profissionais estavam hoje tão assertivos e descontraídos nas suas análises, certamente amparados pela convicção desse apoio unânime. A sensação que fica é que hoje foi um dia em que não foi preciso disfarçar, não foi precisa a máscara da isenção, pois, afinal, como ouvi muitas vezes na minha juventude, «somos todos benfiquistas e quem não é, não é bom chefe de família». Já quanto aos italianos, compreende-se com bonomia que não fossem todos pela Juventus, como os adeptos do Torino, apesar de tudo, do outro lado estava o Benfica, que deve ser apoiado por todos os portugueses, europeus, terráqueos e outros quejandos. Unanimismos assim já deram outrora máximas como «Deus, Pátria e Família». Não lhe acrescentemos agora o «Benfica».

10 comentários:

  1. Meu caro o glorioso SLB é um clube universal, muito maior que este canto á beira mar falido. O jogador é bom ou é mau, ponto...
    Já agora vai ler o facebook do Pedro Mendes, um emigrante a dizer mal do SLB e dos jogadores estrangeiros, será por ter sido formado no academia??? grande homem!!!!

    cumpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. juro-lhe que da primeira vez que li a palavra falido, associei logo ao "canto" a beira de Carnide, ou nao fosse o benfinhas ser também o campeao nesse sector. Saber ganhar e ser educado, sao duas coisas muito bonitas, actualmente.
      Passar bem

      Eliminar
  2. O que se passa é um aproveitamento descarado de quem não tem, nem nunca teve, vergonha na cara, como o tipinho acima que acha que é de um clube "universal". Mais um a delirar. Não ligue a isso Trindade, não vale a pena.

    ResponderEliminar
  3. hehehehe, bem que podiam disfarçar a dor. Mas o que é que interessa se tu sentes ou não sentes a vitória do SLB? És indiferente. Vai mas é meter gelo e leva esse triste anónimo que nem sei como conseguiu escrevinhar com tanta dor no cotovelo. baixem mas é a cabeça e saúdem o CAMEPÃO!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o típico exemplo porque cada vez gosto mais das épocas dos quase destes tristes lampiões. Não sabem ganhar, não sabem perder, não sabem estar. Ponto final. Fiquei contente por alguns amigos meus, mas dá-me nojo que tipos como tu, em vez de festejarem as conquistas do teu clube, sinta tamanha necessidade de esfregar o sucesso na cara dos outros e vir com esses chavões tão lamps do carrega, dor de cotovelo ou azia. Para mim, de há uns anos para cá, quero mais é que o Benfica perca em tudo. Os poucos benfiquistas decentes que conheço não compensam ter de ouvir/ler anormais como tu. E há tantos...

      Eliminar
    2. Só um atrasado mental como o "pongolle" podia achar que os adeptos dos outros clube tinham de gostar do clube dele e ficar contentes com as suas vitórias. És um simplório que nem sabe escrever, pongolle. Não passas de um básico, de um triste sem nada para fazer. Por isso é que vieste provocar sportinguistas, que apesar da vitória do teu clube ontem, só sentem pena de ti.

      Eliminar
  4. Pontos prévios, sou do Sporting desde sempre e gostei de ver o benfica ganhar ontem.

    Agora, acho que uma coisa é apoiar uma equipa nacional (mesmo que joguem apenas com um portugues, o que é lamentável), outra é haver uma visao única, como dizes.
    Também compreendo que ninguém queira (nem tenha pachorra para) aturar benfiquistas, porque alguns deles (frise-se o alguns) tem uma imensa dificuldade em ver futebol e em perceber que às vezes há atitudes que nao se devem ter (como os exemplos acima, para nao enumerar outros).

    Posto isto, gosto de futebol e gostei de ver o porto e o braga na final da EL, bem como gostei de ver as conquistas europeias do porto (obviamente que nao vibrei como faria com o Sporting), porque elevou a qualidade do futebol portugues e demonstrou que nao somos um canto à beira mar falido. (independentemente do que certos delirantes possam dizer).
    SL

    PS: o facto de termos ultrapassado a Itália no ranking UEFA também chegaria para motivar tal apoio.

    ResponderEliminar
  5. Compreendo perfeitamente o que dizes, gostar e apoiar o País não implica que tenhas de gostar de tudo o que nele existe.
    Sinto mais afinidade com a maioria das equipas estrangeiras do que com Spoting ou Porto.

    Normalmente é me indiferente se ganham ou perdem mas assumo que já muitas vezes torci pelos adversários de equipas portuguesas.

    A rivalidade é com Sporting e Porto, não com Juventus ou Barcelonas. Apesar de todo o gozo que me irá dar ganhar a Europa League (espero eu). Não há jogo que mais eleve a adrenalina que um derby com o Sporting. Espero que para o ano possam ser ainda mais competentes que neste mas que no fim volte a ganhar o Benfica.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Se todos os benfiquistas fossem assim, ainda mudava de clube. Bem dito. Gostar de um país, ser patriota, não significa gostar de tudo o que lá se faz. Não gosto de todos os escritores, políticos, etc de Portugal. Se estivessem em disputa com estrangeiros, não tinha nenhum problema em escolher os estrangeiros.

      Só faz sentido ser-se do Sporting se não se gostar do Benfica e do Porto e vice-versa. É assim que e é assim que deve continuar a ser. Outra coisa são as pessoas. Tenho amigos benfiquistas. Eles não esperam que fique contente com a vitória do Benfica. Mas eles são meus amigos.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Parabéns pela excelente crónica!

    Não me sinto particularmente feliz ou infeliz pelas vitórias Europeias do Benfica. Confesso até que me deu um certo gozo ver uma equipa Italiana perder com outra equipa por causa das manhosices que eles tanto gostam de usar (e das quais nós já fomos vítimas em várias ocasiões).

    Agora o que me entristece é a falta de profissionalismo dos jornalistas Portugueses, sobretudo os desportivos. Já sabemos que a isenção, imparcialidade e rigor não são aplicáveis quando joga a seleção - coisa que eu acho inaceitável. Agora percebemos que essa regra profissional também se aplica ao Benfica, o que para além de inaceitável é incompreensível, porque é uma equipa que regra geral só joga com estrangeiros.

    No meio desta euforia pergunto-me a mim mesmo: o que pensam disto os verdadeiros jornalistas? E a sua associação profissional? Que mais será preciso fazer para que um jornalista perca a carteira por notória falta de ética?

    SL,

    ResponderEliminar