sexta-feira, 23 de maio de 2014

O senhor que se segue

O Leonardo Jardim era o melhor treinador do Mundo. Agora já não é. É o Marco Silva. É assim que as coisas são e é assim que as coisas serão sempre.

O Leonardo Jardim foi o treinador certo na hora certa. O trabalho dele não foi fácil, como não foi fácil o trabalho da Direção. Hoje parece fácil. Há um ano parecia impossível. Eu próprio tinha muitas dúvidas. Nunca gostei do Jesualdo Ferreira, mas estava naquela fase que até de água fria tinha medo.

Nunca esperei que a equipa jogasse grande coisa. O Leonardo Jardim é um realista. É necessário defender bem. Depois de fender bem, é necessário defender melhor. Os jogadores também não ajudavam a fazer melhor. Ensinar aquela defesa a fazer qualquer coisa de jeito não foi nada fácil.

O que me surpreendeu foi termos jogado alguma coisa no princípio de época. A equipa pressionava bastante à frente, recuperava muitas bolas e o Montero era fulminante. Depois, ou por os adversários terem aprendido ou por falta de pernas ou por falta de jeito (ou por tudo isto junto ou nas combinações que cada um quiser) o nosso jogo ficou pastoso. Passámos a engonhar mais e a jogar menos. Era aquilo que estava a espera.

Mas é quando as equipas começam a derrapar que se veem os grandes treinadores. Mesmo não jogando bem fomos ganhando. Dificilmente nos ganharam. Dificilmente empatávamos sequer dois jogos. Não quebrámos e levámos a disputa do título praticamente até ao fim. Obrigámos o Benfica a ganhar no campo. Pelo caminho, deixámos o Porto a uma mão cheia de pontos.

Com o Marco Silva, pelo que se viu, joga-se melhor. Mas tenho medo disso. Em Portugal, não se ganha na nota artística. Ganha-se na defesa a jogar forte e feio. Ganha-se não deixando jogar o adversário e caindo em cima dele. Ganha-se numas bolas paradas (aliás, são esses os principais lances de ataque do Benfica). Ganha-se com os árbitros. Jogar é para meninos. Espero que o Marcos Silva perceba isso. Se jogarmos alguma coisa, tanto melhor.

2 comentários:

  1. Assino por baixo. Teremos que deixar de ser anjinhos. Nunca me esqueço que uma das 1ªs entrevistas do Luís Filipe Vieira ao perguntarem-lhe quais seriam os principais reforços da nova época, respondeu taxativamente, que mais importante do que reforços futebolísticos, era colocar as pessoas certas nos lugares certos, leia-se Liga e FPF. Jogar bem não chega, temos que saber "jogar" em vários campos ou somos literalmente mastigados vivos como o temos sido nas últimas 3 décadas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,

    Na minha opinião será muito difícil a Marco Silva chegar, ver e vencer no Sporting. Por muitos e variados motivos. Assim sendo, apoio o que refere e faço votos para que consiga manter a estrutura defensiva de Jardim e torne o nosso jogo mais ofensivo e espectacular. Se o conseguir já seria uma enorme vitória.

    Quanto a títulos terá o mesmo desafio de Jardim: um orçamento mais curto, uma estrutura que não garante o "apoio" que outros têm. Quando assim é não os podemos exigir (acho mesmo que não devíamos assumir-nos como candidatos ao título, simplesmente porque não somos).

    SL

    ResponderEliminar