terça-feira, 29 de abril de 2014

Profecias que se cumprem a si próprias e prognósticos no fim do jogo (III)

Subitamente, não há comentador, jornal desportivo ou outro qualquer meio de comunicação social que não se preocupe com o nosso futuro próximo. Vamos ter muitos jogos. Vamos jogar na Liga dos Campeões. Vamos ter imensas deslocações aos locais mais recônditos do Continente.

Por detrás desta preocupação está a mais sublime hipocrisia. Desta vez safaram-se. Para o ano é que vamos ver! Querem-nos tratar como um epifenómeno. Não querem intromissões na luta pelo título. Não temos direito a essa luta. Essa luta está destinada por usucapião.

Estão enganados. Este ano era extraordinariamente difícil. Ninguém dava um tostão furado por nós. A equipa era fraca. O que não era fraco era uma incógnita. O Presidente aguentou-se à bronca: primeiro com os credores, depois com os empresários dos jogadores. Escolheu um treinador que é um bocado de gelo.

A equipa não joga sempre muito bem. Mas é uma equipa chata. Não concede grandes oportunidades de golo aos adversários. Não deixa jogar. Quer a bola e troca-a quantas vezes forem necessárias até aborrecer o adversário. Não tem grandes estados de alma. É cínica. Não é muito criativa na frente. Mas concretiza as poucas oportunidades que cria. Ao princípio pelo Montero. Mais tarde pelo Slimani. Só perdeu com os rivais fora de casa. Ganhou os jogos que lhe competia. Não ganhou contra o Rio Ave, o Nacional, a Académica e o Setúbal, porque não bastam os adversários, é necessário contar com os árbitros também. Sempre que dependeu de si, nunca deu abébias.

Para o ano vai ser mais do mesmo. Vamos jogar a Liga dos Campeões e não vamos fazer pior que os nossos rivais nos últimos anos, que pouco ou nada fizeram, a não ser encher umas tantas páginas dos jornais desportivos com as contas do costume misturadas com umas bravatas.

Não há dinheiro. O Leonardo Jardim vai inventar outros Willians e Manés. Mas esses vão acrescentar aos Willians e Manés que já lá estão. Pouco a pouco, jogo a jogo, sem olhar para os outros e com os outros a olhar para nós.

2 comentários:

  1. Caro Rui,

    Um excelente sumário daquilo que foi a nossa época desportiva. Um excelente treinador, uma direção que esteve para ajudar e não para lançar a confusão, fizeram com que o plantel com jogadores por quem ninguém dava nada se tornasse um plantel de grandes promessas.

    ... E uma excelente previsão do que vai acontecer nos próximos meses. O treinador vai andar em guerra com a direção, as promessas vão ser estrelas no mercado, todas as vendas vão parecer em saldos.

    E no final do dia cá estaremos para o ano, uma equipa aguerrida mas não espectacular, que deixa tudo em campo e cujas promessas vão fazer as estrelas suar. E cá estarão os motas, os gomes, os baptistas e os capelas a garantir que o futebol Português não foge aos seus costumes...

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Eles andam a ver se a profecia se cumpre. Estão à espera que tudo dê para o torto no próximo ano. Porque não nos querem a discutir o título, como este ano. Mas, ou muito me engano, ou vão apanhar connosco novamente ao jeito do Leonardo Jardim. Esse não se deslumbra.

      Espero que os sportinguistas não se deslumbrem. Espero que não andem a sonhar com contratações impossíveis. O Presidente diz que vamos jogar para o título e diz bem. De outra forma, não nos respeitam e a bandalheira aumenta. É necessário continuar com a mesma pressão.

      Um abraço

      Eliminar