segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mais uma chatice

Quase nunca se compreende a razão de ser dos jogos de preparação. Deste, com a Croácia, no final de uma época, ainda se percebe menos. É uma conclusão que serve para as duas seleções.

Para não se maçarem (ou cansarem, como quiserem) os habituais titulares, fazem-se todas e mais algumas alterações. Metem-se uns tantos jogadores em campo e pede-se-lhes que se organizem o melhor que poderem e souberem. Nunca jogaram juntos. O que os une é a camisola. Fazem o que nós fazíamos quando organizávamos umas peladinhas na rua ou na escola.

Um ou outro, por juventude ou para promoção pessoal, ainda se entusiasma e aplica-se alguma coisa. Os restantes fazem que jogam mas não jogam. Salvam as aparências. Não se lhes pode pedir mais.

Tudo isto serve para satisfazer compromissos comerciais e justificar uma estrutura pesada, que vai de diretores a secretários, passando por assessores de imprensa e treinadores. As coisas têm que parecer que fazem sentido, mesmo que não façam sentido nenhum. Pelo caminho, mostra-se o Cristiano Ronaldo ao povo. É pouco, mas por muito pouco que seja, qualquer um é capaz de passar uma hora e meia entediado só à espera que ele faça uma das suas. Como sempre, fez: um golo e um penalty de cabeça à trave.

3 comentários:

  1. É bem verdade. Jogo de preparação nesta altura só se for para preparar as férias.

    ResponderEliminar
  2. Pois, para estes é que deviam existir "serviços mínimos" e, em última análise, requisição civil. Fica para setembro quando as contas estiverem mesmo "apertadinhas".
    AB

    ResponderEliminar
  3. Um pouco contra a corrente, acho que temos de ser tão incoformados com o clube do Norte.

    É que pus-me a pensar, e há cenas do caraças.

    Como todos nos recordamos, o FCP sagrou-se campeão na ultima jornada, após vencer o decisivo jogo na Mata Real.

    A vitória iniciou-se com um lance bastante polêmico, em que a critica foi unanime em considerar não ter existido grande penalidade. No entanto, , não se ouviu um unico comentário da gente de Paços sobre a aberrante decisão do homem do apito. Em boa verdade, no final do jogo, ambas as equipas festejaram de forma tranquila, com muitos abraços á mistura, como dois bons amigos se tratassem.

    É de recordar ainda que é normal o trafego de jogadores do Porto para a Mata Real, como por exemplo o tal Josué que andamos a namorar.

    Mais recentemente, o ex-treinador do Paços, Paulo Fonseca assinou pelo FCP por dois anos. Uma jovem promessa, que apesar do bom ano feito com o Paços, á primeira vista apresenta um curriculum curto para tamanho desafio. Ainda assim, nada que assuste o eterno presidente portista, que inchado por mais dois títulos conquistados, com um treinador desconhecido e que pouca competência demonstrou , se julga capaz de tudo.

    Chega-nos agora a cereja no topo do bolo, Costinha confirmado como novo treinador do Paços. Sim, o tal homem com um gosto para a indumentária ao nível das suas parcas capacidades administrativas.

    Costinha, que como todos se lembra, foi muitos anos uma das referencias do FCP, tendo no entanto passado de forma (muito) infeliz pela administração do Sporting.
    No banco dos suplentes, começou a carreira no Beira-Mar, ajudando a afundar o clube no ultimo lugar da classificação e consequente descida de divisão.

    E claro, deixo aos amigos leitores a seguinte questão, onde vai o Paços jogar a sua pré-eliminatória da Champions?

    Enfim, obviamente meras coincidências....

    ResponderEliminar