sábado, 20 de outubro de 2012

Saudades de Manuel António Pina (1943-2012): Do Escritor, do Cronista e do Sportinguista


Manuel António Pina "manteve, no entanto, um hábito de jogo. Em determinados dias da semana, à noite - e até de madrugada - reúne-se com amigos para uma sessão de snooker num clube próximo da sua casa, na zona da Boavista. Um deles é Álvaro Magalhães, outro escritor, autor de “Uma História Natural do Futebol”. Em comum, tem com ele um 'sportinguismo' empedernido. «O futebol não tem interesse só pelo jogo. Quando o Sporting perde não tem interesse nenhum», diz, para assumir a loucura clubística”.

Sol, Tabu, Janeiro de 2008

3 comentários:

  1. Ora aí está um dado que desconhecia... Será que também existem textos dele sobre futebol?

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís Isidro,

    O Manuel António Pina nunca escondeu ser um fervoroso Sportinguista nas suas crónicas. Há mesmo uma, na Visão, intitulada "Desventuras de um Adepto" que termina de uma forma particularmente adequada aos tristes dias leoninos que vivemos:

    "(…) Como o Alexei Ivanovich de Doistoievski, pelos vistos gosto é de perder. Doutro modo não me esforçaria tanto por sair frustrado de jogos de futebol que não me interessam coisa nenhuma. Às vezes perguntam-me porque é que, tendo-me nascido a mim mesmo no Porto, sentindo a cidade tão perto do coração e de sítios igualmente vulneráveis (a cabeça e o estômago, pois o sangue corre da Beira), sou sportinguista. E tenho medo de responder..."

    SL

    ResponderEliminar
  3. Na verdade só descobri o Manuel António Pina muito recentemente.. tenho que ir aos livros de crónicas
    Obrigado pelo esclarecimento

    ResponderEliminar