quarta-feira, 25 de julho de 2012

MatiGol

Quantas e quantas vezes se enchiam as bancadas de verde e branco e cantavam "mati mati mati mati gol" quando entrava um rapazinho moreno, franzino de bigode mal aparado. O rapazinho era hoje um dos icones, estrelas, imagem do Sporting Clube de Portugal.
O rapaz marcou golos, não foram assim tantos, mas quase todos valiam por dez. Porque o chileno marcava quando a equipa precisava, mudava a dinâmica, punha o resto da equipa a correr. Se estava empatado, se era preciso ganhar, era a hora de Matias Fernandez.
No espaço de três anos é geral, os sportinguistas adoram-no os benfiquistas e os portistas (secretamente) queriam-no. Mas, e isto pelos vistos ainda não é certo, é altura do nosso rapazinho marcador de livres infalíveis rumar até à "Bella Italia". Para a Fiorentina.
Deixa-me triste, porque o queria num Milan, num Manchester United, assim sentia que tinha evoluído no escalão, tinha-nos deixado por melhor. Terei de me contentar com os milhões que virão do nosso chileno e esquecer o facto daquele jogador merecer mais que a Fiorentina.
Alguns sportinguistas dizem que isto é bom, que ele tinha um ordenado muito grande, que temos lá igual ou melhor que ele. Mas quem é que vai marcar ao Leiria no último minuto? Quem é que vai servir o calcanhar de Xandão? Quem vai marcar aquele golo em Manchester? E contra os Rangers? E contra o Légia? O rapaz pôs Alvalade a sonhar.

Boa sorte Matigol.

11 comentários:

  1. Calma...vai-se uma, outro virá...!!
    Boa sorte para o Matias...!!

    E viva o Sporting...!!

    ResponderEliminar
  2. ...e o mais triste não é a saída dos jogadores, é esta rotação de jogadores que alimenta grande parte da fauna que dirige o futebol, o triste é que compramos sempre caro e vendemos (quando vendemos) barato. Este é um campeonato que perdemos sempre.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Se o Matias tivesse no Porto ou no Benfica nao sai por menos de 20 milhoes.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente acho Matias um génio, um daqueles que, como refere o texto, faz sonhar. Mas esta é uma daquelas saídas que não me preocupa assim tanto. O Matias é um dos jogadores "responsável" por um dos grandes problemas deste Sporting: inconsistência. Ele desaparece longos períodos do jogo, passa ao lado de certos jogos e depois, as vezes, vem a magia... o sonho!

    Isto não quer dizer que ele não seja bom para o Sporting. Quer dizer que se perde um génio mas podemos ganhar consistência. E entendo que neste momento, com Carrilho, Capel e Izmailov precisamos mais de um médio ofensivo consistente, como o Martins, o Adrien ou outro, do que de um génio.

    Obrigado e boa sorte Matigol!

    ResponderEliminar
  5. isto é bom, ele tinha um ordenado muito grande, temos lá igual ou melhor que ele

    ResponderEliminar
  6. Sou do Sporting há mais de 50 anos. Fui sócio e tive lugar cativo na bancada Central do velho Estádio, durante 25 anos. Saí quando a dupla Roquete e, sobretudo, o Santana Lopes, entraram e começaram a disparatar.

    Mas continuei sportinguista, e, claro, continuei a sofrer.

    Ontem, quando li que o Matias ia sair, e por aquela ridícula quantia, parei e perguntei-me: se voltasses a ter 5 ou 6 anos, serias hoje do Sporting?

    E custou-me (custa-me), mas não consegui encontrar a resposta.

    Será que eu hoje, criança, seria do Braga?

    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  7. Mais tarde, de regresso à Terra:
    2009/2010 - 1373 minutos (15 jogos e tal) - 3 golos
    2010/2011 - 1434 minutos - 5 golos (4 de gp)
    2011/2012 - 1204 minutos - 4 golos
    Tchau Cantinflas, venha o Charlot, ou mesmo o Fernandel...

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida que é um grande player! Mas a espaços. Quantas vezes ele estava em campo e não se viu? Quantas vezes estava empenado? Quantos golos de livre marcou? Em 3 anos teve uma produção medíocre, não deixando por isso de se notar uma técnica acima da média. Mas, sem dúvida, que não foi um marco no Sporting, deixando muito a desejar.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Cara Maria,

    O Matias é como o Pedro Barbosa. Consgue fintar um adversário sem sair do lugar. Quando toca na bola ela sai sempre com assinatura. De vez em quando, marca um golo ou faz uma desmarcação que só está ao alcance dos predestinados.

    Nos tempos que correm, a genialidade tem que ser uma coisa constantes, como o fazem o Ronaldo e o Messi. Se assim não for, um jogador mediano mas constante acaba por ser melhor do que um génio. Só que nós queremos ver génios. Para mediana já basta a nossa pobre existência.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Comparar Matias a Barbosa é quase uma ofensa para um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos.

    A Matias dou 13 valores a Barbosa 17.

    ResponderEliminar