terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Vende-se “smart" TV

No Natal, contra tudo e contra todos, especialmente de ideias passadistas quando ao adequado enquadramento de interiores da sala de jantar, mas contando com o informado e imprescindível apoio da minha filha Ana, regressada de Zurique para um curto período de férias, comprei uma “smart" TV, uma coisa bem supimpa, que faz a felicidade de qualquer homem na crise da meia-idade. Um calhamaço de 50 polegadas, com ligações “hi-fi”, “bluetooth”, “streaming” e o raio a quatro, tudo a operar em sistema Android. Com a tal de “smart" TV e o “smartphone”, fica-se com a sensação que se pode fazer um frango de churrasco ou uma entremeada na brasa. 

Regressado do trabalho, sentei-me à frente da dita, da tal de “smart" TV para ver o jogo do Sporting contra o Marítimo para a Taça de Portugal. Apesar do aparato tecnológico e das minhas tentativas de controlo remoto, ouvia insistentemente a voz do Manuel Cajuda a comentar o jogo. Comecei a imaginar que, depois do jogo e do Manuel Cajuda, veria o “Bonanza”, a “Casa na Pradaria” ou a “Vaca Cornélia”. Ora, este era o tipo de programas e séries que via numa Grundig a preto e branco que o meu pai tinha comprado aí pelos finais dos anos sessenta, princípios dos anos setenta. Imaginam o desconsolo, o sonho de uma vida, uma “smart" TV e depois isto: uma série dos anos sessenta ou setenta a preto e branco. 

Quando percebi que o Borja tinha regressado, senti um ligeiro arrepio, mas está frio, muito frio, e pensei que era do frio, não sendo necessário desempacotar o desfibrilador. O Manuel Cajuda e um outro comentador tentaram reconfortar-me, afirmando que tínhamos um banco de luxo, enumerando os jogadores e entre eles o Sporar. É o mesmo que nos falarem de Ricardo Salgado e de banco bom na mesma frase. Mais coisa menos coisa, falhanço aqui, falta ali, perdas de tempo acolá, o jogo ia (não) correndo: uma bagatela de 26 faltas só na primeira parte. O melhor momento foi mesmo quando o árbitro foi saber como se encontrava um jogador do Marítimo que estava a ser assistido fora do campo. Apreciei a diligência e a atenção. Não me voltam a apanhar no SNS24. Quando me sentir mal, ligo ao Manuel Oliveira. 

A segunda parte foi mais do mesmo. Muitas faltas. Amarelos nem vê-los. Perdas de tempo com jogadores do Marítimo estropiados e desmaiados pelo chão. Estava-se nisto quando o Neto fez o que tinha de ser feito e, se alguém o tinha de fazer, ele e só ele o poderia fazer. Passou para as costas do Palhinha, um jogador recupera a bola, tropeça no Feddal, tropeça na bola, passa-a para o lado direito e golo do Marítimo. Passado mais um bocado, canto para o Marítimo, desvio ao primeiro poste, aparece um jogador ao segundo poste a empurrar a bola e segundo golo. Foi um prémio muito merecido para esse jogador. Fez quatro faltas para amarelo e só viu um. Alguns dirão: o prémio foi não ter sido expulso. Não, nada disso, era pouco, muito pouco, o árbitro não queria e não o ia expulsar, fizesse o que fizesse. Não o expulsar não era prémio. Prémio, reconhecimento é deixá-lo marcar um golo para assim o homenagear.  

A coisa está feita e não se fala mais nisso: perdemos e fomos eliminados da Taça de Portugal. Esta história é repetida. Foi assim que fizemos contra o Lask Linz e temos sido beneficiados por não jogar a Liga Europa, como muitos afirmam. Agora, sempre poderão afirmar também que iremos ser beneficiados por não jogar a Taça de Portugal.  

9 comentários:

  1. Caro Rui Monteiro:
    A missa foi completa e com um árbitro de nome de realizador de cinema. Quem estivesse de fora e nada percebesse de futebol e ouvisse o nome de Manuel Oliveira, iria constatar que era mais um dos seus filmes, isto é, muito teatro dos jogadores do Marítimo filmados ao ralenti, faltas a favor do Marítimo por jogadores a tropeçarem, na relva, dentro da área do Marítimo era sempre falta contra o Sporting, mesmo que algum jogador do Sporting estivesse a léguas. Um bom teatro e um bom filme do Padre Manuel Oliveira, candidato a oscar do melhor filme estrangeiro.Já agora como é que o jogador que marcou o 2.º golo do Marítimo ( Leo qualquer coisa ) com um amarelo dá uma joelhada nas costas do Tiago Tomás - vermelho directo - e nem sequer amarelo?
    Deve guardar a capa do Jornal A Bola para mais tarde recordar. Vai dar muito gozo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Depois de se ver o jogo do Porto contra o Nacional fica-se esclarecido. Há um momento fantástico durante o jogo. O TT recebe a bola de costas e vai sendo agarrado e pontapeado pelo defesa, levando a uma profunda admiração do comentador: "Tiago Tomás na luta!". Esqueceu-se foi de dizer que se estava a jogar futebol e não luta greco-romana.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    De facto para TV nova foi um filme já visto e revisto. Uma equipa em gestão, uma arbitragem miserável (tão miserável que nem acho que se possa dizer que fosse premeditada ou que visasse mais uma equipa que outra... mas quem ganha não se queixa da miséria), um relvado de 3a divisão, um acumular de falhanços enquanto havia pernas.

    Enfim, nada que não se esqueça com uma vitória na 6a feira!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Espero que este jogo não deixa sequelas. É preciso que a equipa não descreia. É continuar a não ter medo de perder, de perder a vantagem e continuar com a vontade e alegria de ganhar.

      SL

      Eliminar
  3. O que me chateia mais do que tudo é a calma olímpica que os nossos dirigentes do momento evidenciam perante tal situação! Já sabemos que benfica e porto concorrem, nem sempre às claras para que o Sporting Clube de Portugal seja uma força desportiva a mandar para o lado na luta pela supremacia desportiva nacional. Também sabemos que a maioria dos dirigentes que temos tido, digamos nos últimos quarenta anos, salvo, na minha opinião que vale o que vale, o presidente Bruno de Carvalho, não têm tido a força, a competência ou a vontade para lutar, com as ferramentas que um Presidente, se não tem inventa, dizia, para lutar contra o tão propalado "sistema", ou lá o que isso seja. Vamos agora ouvir dizer a todos, ou quase, os "comentadeiros do futebolzinho nacional, que "o Sporting Clube de Portugal caiu perante uma equipa que soube ferir o Leão onde mais lhe dói"! Quero ver o marítimo, pelo menos, na liga europa. Pode ser? Não pode! Porque antes estão Braga, rio Ave, e outros do círculo do Mendes! E o resto é conversa. Que me desculpem os donos do espaço mas "Porra para isto"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Ouvi até um comentário de que os jogadores do Marítimo jogaram olhos nos olhos com os do Sporting. Foi mais perónio no perónio, mas são os comentadores que temos.

      SL

      Eliminar
  4. E, já agora, ó Valtersse fosses gozar com o ... ... ... Olha estou a escrever num sítio de gente culta. Não me obrigues a fazer uso do vernáculo porque, sabes, eu conheço-o muito bem e, até, muito melhor do que tu. é que nessas circunstâncias, eu ganho. sem espinhas!
    Vai-te catar! Só para começo de hostilidades!...

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui
    Estás cada vez melhor. Vê se editas um livro e diz-me onde ele vai estar à venda. Podes sempre usar um pseudónimo, assim tipo Rui Eça Vilhena Monteiro, acho que ficava bem.
    Já agora estuda bem as instruções do televisor e se ele conseguir fazer remakes do Alves dos Santos, diz quanto queres por ele.
    Saudações a Verde e Branco
    P. S. - Ainda me estou a rir do (da?) Walters. Foi bem metida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Sou um incorrigível preguiçoso. Só de pensar nisso fico cansado.

      Obrigado e SL

      Eliminar