quarta-feira, 13 de março de 2019

A Lenda e a Maria Albertina

[A Lenda] 
Não vale a pena dizer muito mais sobre o que fez o Cristiano Ronaldo ontem no jogo da Juventus contra o Atlético de Madrid. Tudo está dito e só vale a pena acrescentar que é dos poucos jogadores que se transformou numa lenda ainda durante a sua carreira. Daqui a muitos anos, muitos pelo mundo fora dirão aos netos “eu vi jogar o Cristiano Ronaldo” e contarão os seus feitos e, especialmente, os seus golos. Muitos, mas menos, dirão que o viram jogar com a camisola do seu clube. Poucos, muito poucos dirão que o viram jogar pela primeira vez e marcar o seu primeiro golo com a camisola do seu clube no seu estádio. Não aprecio especialmente as homenagens e muito menos em vida. Mas, quando o Cristiano Ronaldo deixar de jogar, devemos mandar fazer uma estátua à frente do Estádio de Alvalade para que se transforme num lugar de culto para todos aqueles que amam o futebol. 

[Maria Albertina] 
Jesus, o Jorge, ressuscita de vez em quando, não para a redenção do Homem e a sua salvação, mas para declarar ao Mundo as suas descobertas que vão desde o remédio para a queda do cabelo à tabela periódica. Há sempre um pé de microfone que aparece nos locais mais improváveis, nos aeroportos, num restaurante, “wherever”, para lhe permitir transmitir ao Mundo as suas revelações e descobertas. Há dias revelou que o Sporting estava definitivamente arredado da disputa do campeonato, contrariamente ao que aconteceu nas três épocas em que foi treinador da nossa equipa. Depois de um colapso organizativo, com três direções em meia dúzia de meses e três treinadores durante o mesmo período, estamos com mais um ponto do que na época de 2016/2017 por esta altura e a menos quatro e três pontos, respetivamente do Benfica e do Porto, não dispondo de descobertas suas como o Elias, o Marković, o André, o Campbell, o Castaignos ou o Alan Ruiz. No Sporting só ganhou mais uma coisa do que todos os outros: dinheiro.

13 comentários:

  1. Caro Rui,

    estou em crer que os elementos que o Jesus descobriu e que passarão a figurar na tabela periódica são o "sobérbio" e o "gabarolário". Ambos devem inscrever-se no lado do metais alcalino-terrosos, ali onde está o estrôncio, pelas suas propriedades básicas e muito terra-a-terra.

    Muitos parabéns pela sua crónica. Excelente!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro. Não se percebe como é que um treinador que nas condições que ganhou e não provou mais nada nem na Arábia Saudita se tenha em semelhante conta. Depois, passa o tempo a reescrever o passado. O Bruno de Carvalho permitiu-lhe sair como de uma vítima se tratasse e não pela sua pura e simples incompetência.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Um dia a Maria Albertina ainda vai dizer que foi ela que criou a Lenda...Excelente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      O Aurélio Pereira antes de mandar vir o miúdo da Madeira ligou-lhe para saber a sua opinião. Se não fosse ele, o Aurélio Pereira estava a hesitar.

      SL

      Eliminar
  3. Essa ideia da estátua, em Alvalade, do CR7 é muito boa. Quanto ao Messias da Reboleira, não há pachorra para tanta basófia. Porque, no concreto, Keizer, já ganhou, no
    Sporting, quase tanto como ele, e com muito menos recursos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Hélder Mestre,

      Estava-me a esquecer-me da fantástica Taça de Liga que o Jesus ganhou milhões e milhões de euros depois. O Keizer, que é o Keizer, chegou e ganhou uma com os jogadores que lhe deram e por um décimo do preço.

      SL

      Eliminar
  4. Permita-me - Juventus jogou contra Madrid, mas sem realeza, apenas Atlético!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Está corrigido. O Real Madrid fica para a próxima época, dado que o Cristiano Ronaldo ainda deve estar com vontade de fazer mais essa faena.

      Eliminar
  5. JJ está rico, ou melhor milionário mas quer voltar a treinar em Portugal pois, aparentemente, por essa Europa fora, ninguém lhe reconhece o valor, que ele e mais uns patetas em Portugal enaltecem. Assim, avisa a CmTv sempre que aterra ou descola do aeroporto de Lisboa, pois o importante, é que não se esqueçam dele em Portugal, agora que o Lage lhe está a fechar a porta de regresso ao Slb. Nessas mini entrevistas aproveita para se vangloriar e dizer umas palermices, nomeadamente acerca dos jogadores que, supostamente, descobriu. Como não tem vergonha, veio falar do Bruno Fernandes que se, não fosse ele, continuaria perdido em Itália. Para os mais distraídos, há que dizer que Bruno Fernandes foi presença assídua nas selecções, onde envergou a braçadeira de capitão, antes de ser "descoberto" pelo JJ. Falou também no Félix, como se o passado dele no Slb fosse marcado pelos jogadores da formação que lançou na primeira equipa, quando, todos sabemos,foi exactamente o contrário. Para fechar com chave de ouro, anunciou que vai ser consultor de academias de formação nas Arábias, pois de formação tem uma grande experiência. As entrevistas de JJ são dignas um Palhaço "Rico", que, dificilmente faz rir, pois, como se devem lembrar, o palhaço Rico apenas aparecia para arreliar o verdadeiro palhaço, também chamado, antigamente de "Faz-Tudo".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Insiste em fazer tristes figuras. A mais recente é a de fingir que trata de academias de formação, coisa de que sabe imenso e que só a ele ao Guardiola ou ao Mourinho convidam para fazer.

      SL

      Eliminar
  6. Mais uma vez, delicio-me com os seus textos. Mas permito-me um reparo: não é verdade que o CR7 seja o único jogador a transformar-se em lenda ainda durante a sua carreira. Pelo menos, o Pelé atingiu também tal estatuto. Basta lembrar um famoso artigo do L'équipe que rezava assim: "eu vi o diabo jogar à bola. Foi un noite no estádio da Luz, em Lisboa...” referia-se àquela noite em que o ele destruiu quase sozinho o Benfica e deu a taça intercontinental ao Santos...

    Outros terá havido...creio que o próprio Eusébio...sempre que alguém se referia ao Yashin acrescentava o mítico aranha negra ou o lendário guarda-redes soviético...suponho que Cruyff ou Maradona...fala-se também muito no Di Stefano, mas aí já não posso dizer nada, porque praticamente não vi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tem razão: exagerei. Vou corrigir. Vi alguns deste jogadores mas não tenho consciência do que representaram enquanto jogadores para se transformarem numa lenda. Mas de um tenho a certeza: Maradona. Cada bola que saía dos pés dele ia assinada. Ganho tudo o ue havia para ganhar no Nápoles contra o colosso Milão e ganhou um campeonato do mundo para Argentina praticamente sozinho.

      Eliminar
  7. Quatro estatuas : Pelé, Maradona, Ronaldo e Messi.
    Dos quatro é dificil encontrar o melhor mas Pelé aos 17 anos foi campeão do Mundo em 1958, marcou 6 golos.
    Curiosamente vi Vicente secar Pelé no Jamor. No final Pelé cumprimentou e parabenizou Vivente.

    ResponderEliminar