domingo, 6 de agosto de 2017

Sinais promissores

Ganhámos. Marcámos dois golos, não sofremos nenhum e não precisámos do vídeo-árbitro. Estamos em primeiro. Quem quer ver ópera vai ao S. Carlos. Quem quer ver uns tipos a correr de calções vai ao Mundial de Atletismo, em Londres. Limpinho, limpinho, como diria o outro, que agora é o nosso. Isto é o que manda dizer o livro de estilo de qualquer “blogger” que ande a escrever sobre bola depois de um jogo como o de hoje contra o Aves.

Finalmente temos um argentino feio. Ele também o sabe e sabe viver com isso. Não lhe resta outra alternativa que não seja jogar à bola, isto é, atacar, defender, correr, rematar e cruzar. Estava um pouco farto do Bryan Ruiz a fazer a sempre a revienga do costume, culminada com a passagem das mãos pela cabeça para ajeitar a melena. O Acuña faz o que é preciso fazer por que sabe que não pode ganhar a vida de outra forma.

Parece que também temos outro argentino parecido com um argentino: um tal de Battaglia. Tinha saudades daqueles meio-campistas que estão sempre a tropeçar na bola e nos adversários, acabando tudo numa confusão e nuns carrinhos. O rapaz também parece ter auto-estima. Não acredito que o Jorge Jesus o tenha metido para fazer uma jogada de ataque que desse o segundo golo. Entrou para a retranca que o Aves estava a agigantar-se e mais parecia o Steaua de Bucareste.

Há um enorme “upgrade” na direita. O Schelotto tinha a mania de querer participar no ataque e de emparelhar com o Gelson, que, industriado pelo Jorge Jesus ou por ser bom companheiro, levava a sério essa vontade, passando-lhe a bola e condenando logo ali qualquer jogada. Com o Piccini a música é outra. A tremedeira a defender é tanta que, na dúvida, não passa do meio campo (ficou na retina, como se costuma dizer, o passe a rasgar para as costas do Coates, deixando o avançado do Aves isolado).

De uma vez por todas, é preciso que a equipa e ele próprio percebam quem é o craque. Se pensa que é o Bruno de Carvalho, está enganado. Deixou de ir para o banco. Também não é o Jorge Jesus, embora esteja convencido disso. Podia ser o Octávio Machado, mas agora é tarde. O craque da equipa é o Gelson Martins. É preciso que todos tenham consciência disso e que o rapaz se consciencialize disso também. Ao craque não se dão orientações quando tem a bola. Faz o que lhe vier à cabeça e ninguém tem nada com isso. É que o rapaz continua a hesitar em certas situações, enquanto procura o Bas Dost como lhe disse o mister. É preciso dizer-lhe que quando lhe der na cabeça pode, como hoje, entrar na área e marcar golos sem pedir autorização a ninguém.

8 comentários:

  1. Só uma achega, o Téo não falhava aquela oportunidade do Acuña e aquela receção de bola do Dost, numa assistência magistral do Podence, tiha-lhe batido na canela e ía para a baliza. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Téo falhava o remate e por falhar o remate marcava golo. O Téo também falhava a recepção. Falhava a recepção e, como diz, a bola acabava a bater-lhe na canela a tabelar no adversário e a enganar o guarda-redes. O Téo era o próprio Nhaga.

      SL

      Eliminar
  2. Já sentia falta destes resumos... bom começo de época para o Rui Monteiro - boa continuação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado. Vamos ver se continuamos assim: a ganhar e a continuar a dar motivos para nos rirmos um pouco.

      SL

      Eliminar
  3. Também já tinha saudades... De ver os nossos a jogar a sério e destas crónicas pós-jogo!
    Vamos a eles que faltam mais 33 iguais aos de ontem!!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Esperemos que sim, embora me pareça que andam lá uns tantos que ainda pensam que estão na praia.

      SL

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    É bom ter as suas crónicas de volta. Ainda estamos no início da época e já mostra uma forma notável, faz lembrar o William Carvalho para quem esta coisa das pré-épocas parecem conversa para encher jornais.

    Quanto ao Sporting também vi bons sinais. E acho que termina com chave de ouro. Temos um craque, temos mesmo é de aproveitar o rapaz. Deixem jogar o Gelson!

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Obrigado, mas consigo estar mais gordo ainda do que o William Carvalho.

      Esta questão do Gelson Martins parece-me decisiva. O rapaz não tem o estatuto do início da época passada. É o craque. Dentro de certas regras, quando está nos últimos trinta metros tem que decidir pela cabeça dele. De outra forma, hesita e torna-se previsível. Só que o Jorge Jesus pensa que ele é que é o craque. Sendo assim, os jogadores têm que fazer o que a ele lhe passa pela cabeça. Mandar não é isso. Mandar, neste caso, pode ser mandar o miúdo decidir pela cabeça dele nos últimos trinta metros.

      Quem dirige organizações inteligentes sabe que é assim. Não se manda fazer de uma determinada maneira quando a pessoa a quem se manda sabe mais do assunto do que nós. Só os inteligentes reconhecem a indiligência dos outros.

      SL

      Eliminar