terça-feira, 14 de junho de 2016

Prognósticos antes do jogo

O Campeonato Europeu está transformado na Copa América, com inconveniente de não podermos ouvir os comentários do Dani sobre o perfume do futebol do Haiti ou da Jamaica. É apurado um sem-número de equipas para a fase final. As probabilidades de a Selecção Nacional ficar na fase de grupo são reduzidas. Sendo assim, não se vai sair mal. Também não se vai sair bem. Como de costume, vai-se sair assim-assim e no final o Ronaldo decide se fica este treinador ou se se arranja outro.

Antes de começar a bola a rolar, as expectativas sobem. Vou ouvindo aqui e ali as análises que se vão fazendo. É tudo consensual. A convocatória parece o resultado de uma votação de um qualquer “reality show”. O Fernando Santos escolheu aqueles em que os portugueses votariam se lhes dessem oportunidade para tal. O Presidente da República e o Primeiro-Ministro abençoaram-nos e, não fosse a laicidade do Estado, até o Cardeal Patriarca faria o mesmo. Em Portugal, não há margem para a dissidência. É a história da vidinha, que cada um tem de ganhar a sua.

Teria preferido uma escolha em função de um modelo de jogo e de alternativas. Temos uma série de jogadores repetidos para o meio-campo. Em contrapartida, não temos jogadores para o ataque e os que temos sofrem de gota e de outras maleitas que a idade se vai encarregando de arranjar, para além de não aguentarem um jogo todo a não ser a arrastar-se na fase final. Face a essas dificuldades, o potencialmente imprevisto passa a previsível.

O Quaresma lesionou-se. Nada de anormal. Joga o Nani. Se se lesiona o Nani ou se arrebenta, como de costume, após meia dúzia de corridas, não se sabe quem entra. O Éder não conta ou pelo menos não conta para o tal 4x4x2 sobre o qual anda toda a gente a falar mas sem ninguém perceber muito bem de que modelo de jogo se trata (o Sporting também joga em 4x4x2 e não me parece que seja a mesma coisa). O Rafa é um supranumerário. Não sendo carne nem peixe, é uma alternativa a si próprio.

 A Selecção devia ter mais um avançado, mais novo de preferência. Para entrar, substituindo uma das nossas velhas glórias ou para mexer com o jogo se fosse necessário. Para isso ou ia menos um dos jogadores de meio-campo repetidos ou ia menos uma central, sendo muito provável que nenhum deles aguente a competição até ao fim, contando-se com o Danilo para essa posição também. Pelos vistos, o Plano B para todas as situações é o Renato Sanches, seja para jogar em que posição for. Se resultou no Benfica também resulta na Selecção, deve ser o raciocínio dos comentadores que vou ouvindo e o que está na cabeça do Fernando Santos.

4 comentários:

  1. Genial caro Rui!!
    Basicamente está tudo dito nesse comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno,

      Obrigado. Infelizmente parece que tinha razão.

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    Excelente prognóstico, apesar de injusto com a Copa América: acho que no Europeu nem como a mão se vai impedir um crónico candidato de passar os grupos (ou seria o Brasil um candidato com jogadores em estado crónico?).

    Quanto à nossa seleção estamos todos de acordo. É bonito ver tanto consenso. O pior é que quando for a doer nos vai restar o Ronaldo. Não há 4x4x2 ou losangos. Ou muito me engano ou vai ser o (São?) Patrício, 4 defesas a dar traulitada, 5 médios à molhada (com uns 3 a dar traulitada) e o Ronaldo. É o maior.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Parece que nem o Ronaldo está para grandes maçadas. Salvou-se o Patrício. Conseguimos, ainda assim, meter molhada em cima de molhada.

      SL

      Eliminar