sexta-feira, 29 de abril de 2016

Onde estavas no 25 de abril?

[Onde estava no 25 de abril] 
Passei o fim-de-semana em Évora, com amigos dos tempos de Agronomia. Vi o jogo contra o União da Madeira numa tasca manhosa. Passei pelas brasas. Deve ter sido do calor do Alentejo ou dos vinhos da Quinta da Ervideira. Do jogo não deve ter sido seguramente.

[O Feiticeiro de Oz] 
O Teo enfeitiça qualquer guarda-redes. A imprevisibilidade é tanta que a expetativa do imprevisível torna o previsível em imprevisível. No primeiro golo, o guarda-redes do União da Madeira quando viu que a bola ia para a cabeça do Teo deve ter pensado que qualquer coisa de estranho iria acontecer. Nunca lhe ocorreu que tudo acabaria num cabeceamento chocho à figura. Foi um frango para quem não acredita em poderes paranormais. Nós, que conhecemos o Teo, sabemos que esses poderes existem e causam estragos.

[A Teoria Geral do Autocarro] 
O União da Madeira plantou o autocarro e ficou agarrado à tática durante o jogo todo. A tática tem uma epistemologia, uma metafísica. Inicia-se o jogo a jogar para o zero a zero. Se se sofre um golo, continua tudo da mesma, dado que um acaso pode sempre dar origem ao golo do empate. Se se sofre o segundo, continua tudo na mesma, dado que é sempre possível num acaso qualquer marcar um golo e, como dizem os entendidos em comentários televisivos, reentrar na disputa do jogo. Se se sofrer o terceiro, então é que tudo tem de ficar na mesma para se evitar a goleada.

[De pequenino…] 
Descobrimos esta semana que um portista é um benfiquista desde pequenino. Desde que não liguem o sistema de rega se ganharmos o jogo, não vejo nenhum inconveniente. Podemos dizer agora o que disseram de nós nos últimos anos: o campeonato português precisa de um Porto forte e competitivo.

8 comentários:

  1. Bem vindo seja!
    Até pode ser de já começar os textos a contar com boa prosa, mas leio-os sempre com um sorriso nos lábios. Rio-me sempre, não por achar boçal graça bacoca, mas porque cria efetivamente umas figuras de estilo com muita pinta! Tem mesmo uma maneira particular de imortalizar pequenos pormenores.
    Só não lhe digo que é uma lança em África... porque podia sem querer acertar em algum leão pachorrento e isso era muito chato para nós.
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pelo comentário. O futebol é fértil em personagens. Sobretudo é fértil em figuras e figurões.

      SL

      Eliminar
  2. desde que um sportinguista não se esteja a tornar um "brunista desde pequenino"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Obrigado pelo seu comentário. Entre o brunismo e o vieirismo, prefiro o primeiro. Não obriga ao uso de bigode.

      Eliminar
  3. Podia ter ido ao núcleo... Para a próxima passe por lá... Seria bem recebido apesar de a maior parte estar em Alvalade a essa hora, incluindo eu ;-)

    Hoje foi um espetáculo a assistir ao 3x1 ao puerto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Temos de marcar esse encontro noutra altura que for a Évora. Hoje foi bonito. Sem o árbitro ainda mais bonito seria.

      SL

      Eliminar