segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Um real bife

Depois de uma jornada, os estados de espírito dos adeptos decorrem do confronto entre as expetativas e os resultados. A construção das expetativas não depende exclusivamente da qualidade das equipas ou dos resultados anteriores. Cada vez mais, as expetativas são construídas com o forte contributo da comunicação social.

Na semana passada, parecia muito mais fácil a vitória do Benfica, contra o Porto, do que a do Sporting, contra o Nacional. A hipótese da derrota do Benfica nem chegou a ser praticamente equacionada. A euforia era total.

A realidade impõe-se sempre. O Porto é muito melhor equipa do que o Nacional. É muito mais difícil o Porto perder na Luz do que o Nacional ganhar na Choupana. O que é evidente não era assim tão evidente há poucos dias.

A comunicação social que ajudou a construir as expetativas vai ser a mesma que vai ajudar a gerir a desilusão. A nós resta-nos viver com a realidade. A realidade é o jogo a jogo do costume. Não nos exalta, não nos deixa em euforia, mas, parafraseando o Woody Allen, a realidade continua a ser o único lugar onde se pode comer um bom bife.

4 comentários:

  1. A CS, na sua maioria pró-vermelhóide, tanto ajudou o narcisismo carnidense a olhar para o umbigo e a julgar-se o centro do Universo, que depois não conseguiu evitar o enorme estrondo na abrupta queda lampiónica à Terra, à realidade.
    Da euforia à depressão, nem uma CS tendenciosa conseguiu disfarçar o impacto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não se fie nisso. Há sempre manobras de diversão. Esta é uma história que nunca acaba.

      SL

      Eliminar
  2. Gerir a desilusão, neste caso, é dizer que o Casillas fez a exibição da vida dele e só por isso não ganharam. Narrativa esta que o Braz da TVI 24 fez questão de iniciar logo a seguir ao jogo, num volume que denunciou bem o estado de nervos em que o rapaz se encontrava.

    E, claro, encomendar mais umas capas com o Renato "80 milhões" Sanches ao record e à bola. De preferência na mesma edição em que se fala na possivel venda de João Mário por 15-20 milhões.

    Se hoje a realidade bater à porta novamente, lá vai o Gaitan entrar novamente na orbita do United. Se se sentirem um pouco mais ousados, pode ser que saquem o Guedes da gaveta novamente. Num momento de euforia, quem sabe ...um clésio, um vitor andrade...tudo é possivel.

    Divertida esta relação benfica - CS. Um tanto ou quanto repetitiva mas ainda assim divertida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Benfica não vive sem a Comunicação social e vice-versa. Gera-se uma lógica circular. Desde que os adeptos dos outros clubes não acreditem em parvoíces, essa lógica circular não tem outras consequências que não seja sobre o próprio Benfica.

      SL

      Eliminar