domingo, 24 de janeiro de 2016

Uma frase batida

Jogar contra o Paços de Ferreira não é fácil. Jogar na caixa de fósforos da Mata Real ainda mais difícil é. Se, as estas dificuldades, se juntar o Artur Soares Dias, então temos quase uma missão impossível. A política é arte de tornar possível o desejável. Jogar concentrado e com a cabeça no lugar é mais ou menos o mesmo. O que parece impossível mas desejável torna-se possível.

Entrámos concentrados no que tínhamos de fazer. Bola de pé para pé com pressão imediata à perda de bola. O Paços de Ferreira não conseguia sair com a bola. Ficou a dúvida também se alguma vez o tentou. Foi empurrado para trás e por lá ficou durante quase setenta minutos. Demorámos a marcar. Por isto ou por aquilo o que parecia inevitável, o golo, tardava.

O Ruiz e o João Mário são verdadeiros artistas. Mas o futebol nem sempre é arte em movimento. Marcámos à conta de três trapalhões. O Jéfferson fez rapidamente um lançamento de linha lateral, o Slimani, à mama (como dizíamos na escola), fez de João Mário, sentou um defesa e passou ao gordo do Chutra-chuta que, por sua vez, fez de Slimani. Um a zero ao intervalo era pouco.

Entrámos na segunda parte da mesma forma que na primeira. O Paços de Ferreira não conseguia ter a bola. Tentava, mas continuava a não passar do meio-campo. Até que, numa perda de bola do Paços de Ferreira, com três passes, um deles para a baliza, se marcou o segundo. O Slimani tinha acabado de molhar a sopa.

Ainda continuámos a controlar o jogo até aos setenta minutos. Depois, bem, depois adormecemos. Àquele ritmo e depois de um dia de trabalho, eu próprio passei pelas brasas. Acordei eu e a equipa sobressaltados com o golo do Paços de Ferreira. O golo é ridículo. Se ridículo é perder o lance de cabeça ao primeiro poste em vantagem numérica, ainda é mais ridícula a intervenção do Paulo Oliveira que, com todo o tempo do mundo, não encostou como devia ao avançado do Paços de Ferreira.

O Freitas Lobo exultava. Rapidamente ficou de monco caído. O João Mário ganhou uma bola, foi para dentro de área, fintou um adversário, deitou outro e ofereceu mais um golo ao Slimani, o suspeito do costume.

O Sporting continua à frente no campeonato. A consternação na comunicação social é total. Não pode ser verdade "tanta rosa decepada, tanta pomba assassinada". O país corre o risco de passar da reflexão à depressão. Temo pelas eleições de amanhã. Ninguém se mobiliza para nada nestas circunstâncias. Tudo pode acontecer. Até a vitória do Tino de Rans.

18 comentários:

  1. As melhores crónicas estão sempre aqui. Venho cá sempre depois dos jogos :) Big fucking kudos!

    'O Freitas Lobo exultava' - Juro-te que lhe consegui ouvir a súbita ereção a roçar as calças pela televisão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O entusiasmo foi tão incontido como a desilusão logo a seguir.

      SL

      Eliminar
  2. Cheio de sono, se calhar narcotizado pela vitória, estive à espera do post! Agora já posso ir dormir descansado...

    Ai com que ânimo não vou votar na sirigaita vermelha!...

    ResponderEliminar
  3. Por causa desses espasmos Freitaslobianos é que eu retiro o som do streaming e coloco música clássica. Depois, quando vejo repeticoes sem fim de lances (como aquela em que o artista do Pacos se atira para o chao dentro da área) lá aumento o volume só para me rir com o que os mui isentos comentadores da SportTV terao para narrar.

    Mais um excelente post :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo os jogos no café. É para gramar aqueles comentários a altos berros.

      SL

      Eliminar
  4. Só mesmo estes posts para aumentar (ainda mais) o nosso sorriso! Mas, como disse (e redisse) o Professor Lobo: se tem jogado o Andrézinho... não tínhamos tido hipótese! Deve ser um craque ao nível de um Purovic. SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não me lembrei de fazer essa referência. O Freitas Lobo passou o jogo todo a falar da ausência do Andrezinho. Pergunta: quem é o Andrezinho? Não faço a mínima ideia. Da forma que ele falou dele, ainda bem que não jogou. De outra forma seriamos goleados.

      SL

      Eliminar
  5. É por causa dos Freitas Lobos da TV a que temos direito, que eu prefiro procurar no computador uma transmissão a partir de um canal estrangeiro. Ontem apanhei um comentador cuja nacionalidade não identifiquei, mas que falava inglês, de uma imparcialidade irrepreensível.

    E de borla, ainda por cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Eu vou ao café. moro em Braga e, por isso, estou sempre rodeado de benfiquistas. Prefiro assim.

      SL

      Eliminar
  6. Caro Rui,

    Excelente crónica do jogo. Também vi acompanhado de Benfiquistas. O que mais me espantou foi o facto de estarem mesmo convencidos que o Sporting dificilmente venceria. Ou lêem jornais a mais ou vêem futebol a menos ou têm uma confiança cega no Soares Dias.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Os benfiquistas pensam que o campeonato é como as presidenciais. Antes da votação já se sabia que ganhava o Marcelo.

      SL

      Eliminar
  7. grande golo do paços.....cabecada cheia de intenção!!! grande freitas lobo..... grande andrezinho.....não fosse termos sido beneficiados e não ganhavamos o jogo....
    enfim são constatações....
    PS-Pior foram os comentarios da TVI no Portimonene... de rir!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Foi isto e muito mais. O mais divertido foi a contínua referência ao Andrezinho. Pelos vistos estamos em presença do futuro Bola de Ouro.

      SL

      Eliminar