domingo, 27 de julho de 2014

Treinar



trei·nar - Conjugar
(francês traîner, arrastar)
verbo transitivo
1. Dar cevo a (aves). = CEVAR
verbo transitivo, intransitivo e pronominal
2. Ensinar ou aprender determinada acção ou prática. = ADESTRAR, ACOSTUMAR
3. Preparar ou preparar-se para uma prova, uma competição ou uma actividade.

"treinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/treinar [consultado em 27-07-2014].

Nisto de treinar, que é também uma espécie de prever e preparar o futuro, se bem que seja bom fazê-lo a ganhar, dizem que o mais importante continua a ser a preparar táticas e estratégias, rodar equipas, experimentar jogadores, etc, etc. 
Mesmo assim, se o conseguirem fazer a ganhar, melhor ainda. Sejam treinos em campos de treino ou desses jogos-treinos em que se convidam equipas estrangeiras, se pagam a árbitros (de forma legal, entenda-se), se enchem os estádios e se transmitem os jogos pela televisão, que se arranjam nomes para esse jogos e respetivas taças, o melhor mesmo é ganhá-los. Também nos devemos treinar para ganhar, sem complexos.
Eu tenho visto alguns jogos-treinos do Sporting e estou otimista. Tenho visto evolução, tenho visto um fio de jogo, uma estratégia, mesmo quando mudam os intérpretes. Dos jogadores, novas aquisições ou não, tenho no geral gostado. Não quero estar a proferir sentenças precipitadas, há que dar tempo ao tempo. Mesmo assim arrisco destacar pela positiva, dos “novos”, o Oriol e o Tanaka (sim, são golos simples, como os do André Martins, mas é preciso lá estar na hora certa e fazer o mais fácil, o que tantos, tantas vezes, complicam) e dos “velhos” tenho gostado principalmente do Adrien e do Eric Dier. Mas o que tenho gostado ainda mais é de ver e sentir que já está ali uma equipa, um coletivo.
Espero que continuem a treinar assim e, se possível, a ganhar.

2 comentários:

  1. Meu Caro,

    Não podia estar mais de acordo. Treina-se para se ganhar e portanto ganhar no treino é melhor sinal do que não ganhar.

    Mas é um facto que andamos pouco entusiasmados. Para mim o que explica a nossa falta de entusiasmo tem tudo a ver com o que não se treina. Pode ter a ver com adeptos irracionais que de tanto se desiludirem já nem conseguem ver o bom trabalho que está a ser feito. Ou racionais que sabem que o que decide campeonatos... não se treina desta maneira.

    SL

    ResponderEliminar
  2. É como diz caro João, para o que é mais decisivo é difícil treinar, ou se sabem as manhas e artimanhas, ou não. Mas vale sempre a pena tentar. Vão animando a malta na tentativa e, de quando em quando, a coisa até resulta.
    Quanto ao treino de hoje…«Também é importante perder na pré-época» - Carrillo
    Se ele o diz e foi dos que mais fez para dar a volta ao jogo, não vale a pena dizer mais nada. É continuar a treinar e não exagerar nisto das derrotas. Há aprendizagens que não precisam de muito treino, uma vez basta.
    SL

    ResponderEliminar