segunda-feira, 21 de julho de 2014

Começar com o pé direito

O Sporting entra nesta época a ganhar. Uns afirmam que a taça de honra não significa muito e que é um torneio de pré-época. Outros dizem que até era melhor o Sporting perder porque afinal, nos anos em que ganhou, não voltou a ganhar mais nada. Não percebo esta lógica! É melhor perdermos porque talvez isso faça com que ganhemos no futuro. Eu quero ganhar sempre! O Sporting quer ganhar sempre! Queremos ganhar já e depois! E além do mais, esta taça tem quase tanto valor como a taça da liga em que se joga com reservas e com o relógio. Mas vamos ao que interessa, vamos ao jogo.
O Sporting venceu o benfica de forma justa. Quanto ao benfica, não percamos tempo. Falemos do Sporting.
O Sporting foi uma equipa sólida e coesa, racional na abordagem dos lances e sempre equilibrada, faltando ainda alguma magia. Ainda assim, mérito de Leonardo Jardim que recuperou a equipa, a estruturou e lhe ensinou rotinas e mérito de Marco Silva que procura evoluir a equipa, construindo, inteligentemente, sobre a herança de Jardim. Por fim, mérito dos jogadores a quem foi devolvido o orgulho e a alma de ser Sporting. Inteligência, determinação e garra continuarão a ter de ser os pergaminhos de jogo de uma equipa onde continua a falta um "artista".
Nesta taça de Honra houve confirmações. A defesa é sólida. Maurício foi uma boa aquisição na época passada. Não é elegante, não é dotado mas o autorreconhecimento destas insuficiências permitem-lhe ser eficaz na abordagem aos lances. Dier é bom. Cédric e Jeferson são competentes e ofensivos (quando têm disponibilidade física). No meio-campo Adrien quer manter o estatuto que o deveria ter levado ao mundial. Na frente, Montero ainda aquece e espero que reencontre a baliza! Mas ainda nos falta a sensação do mundial o Slimani, salvo se vier transformado em SliMoney.
Nesta taça de Honra também houve surpresas. Carrillo quis jogar e quando o quer, é acutilante e determinante. Rosell demonstra que pode ser uma alternativa a William Carvalho. O André Martins marcou dois golos! E marcou de livre direto! No entanto, perante a concorrência de João Mário, André Martins terá de correr. Shikabala não jogou e Wilson Eduardo foi transferido. Tenho sentimentos mistos. Todas as pré-épocas nos agarramos às boas exibições de Wilson Eduardo e aos seus golos. Enchemo-nos de esperança de que seja a sua afirmação. No entanto, a estatística diz-nos que o seu pico ocorre sempre na pré e inicio de épocas, rapidamente desvanecendo. Que tenho boa sorte em Zagreb!

3 comentários:

  1. Eu gostei de ganhar o jogo mesmo sendo óbvio de que era um jogo pouco ou nada importante. É uma taça centenária mas muito menos importante do que, por exemplo, o Torneio do Guadiana. A provar a insignificância da prova está o facto de o Sporting a ter vencido já por 31 vezes em 66 troféus disputados. Gostei também de ouvir o treinador adversário dizer que “este era um jogo a brincar” pois, como muitos sabem, "a brincar, a brincar, é que o macaco fez um filho à mãe"! Pois que continuem uns a ganhar e outros a brincar.
    SL

    ResponderEliminar
  2. É melhor rever essas contas das 31 vitórias e dos 66 troféus disputados. Este troféu tem 38 edições.

    L/M

    ResponderEliminar
  3. Este são os números da Associação de Futebol de Lisboa. Antes desta final, dizia o jornal Record citando a Lusa:
    «Taça de Honra festeja centenário com nova edição
    Benfica, Sporting, Estoril e Belenenses presentes
    quarta-feira, 28 maio de 2014 | 19:50
    Autor: LUSA

    A 65.ª edição da Taça de Honra de Lisboa vai disputar-se nos dias 18 e 20 de julho, no Estádio do Restelo, em Lisboa, revelou esta quarta-feira à Lusa fonte da SAD do Belenenses.
    Em ano de centenário (iniciou-se em 1914/15), a prova, que abre a época futebolística em Portugal, volta a ser disputada pelas quatro formações lisboetas que participam no primeiro escalão profissional: Benfica, Sporting, Estoril e Belenenses.
    Os jogos das meias-finais da Taça de Honra estão agendados para o 18 de julho, com o Benfica a defrontar o Estoril e o Sporting a ter pela frente o anfitrião, Belenenses. Dois dias depois, a 20 de julho, realizam-se a final e o encontro para apurar os terceiro e quarto lugares.
    Após 19 anos de interregno, a Taça de Honra foi retomada no início da época passada, numa edição conquistada pelo Sporting, que bateu o Estoril na final, após o desempate por grandes penalidades. De resto, o clube de Alvalade lidera em número de títulos (29), seguido do Benfica (19), Belenenses (12), V. Setúbal (dois), Casa Pia (um) e Império (um), clube que já desapareceu. »
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/interior.aspx?content_id=885717

    Eu sei que outros usam outros números, o que não é de estranhar se até na data da sua fundação aldrabam.

    ResponderEliminar