domingo, 27 de outubro de 2013

Não se podem estar sempre a pedir milagres

Foi um bom jogo. Jogámos de igual para igual contra o Porto, como se costuma dizer. Não foi mau. Perdemos nos pormenores. Quando uma equipa não tem tão bons jogadores como a outra, mas equivale-se no coletivo, é assim que costuma perder.

O primeiro golo foi uma oferta. Sem necessidade o Maurício oferece um penalty. Depois de fazer o empate, o Rojo, no seu melhor, faz uma mistura de espargata e alongamento e deixa passar o jogador do Porto a passo de caracol. Por fim, no terceiro golo, o Cédric, antes do cabeceamento ao segundo poste, está dois metros à frente do Lucho e deixa-se comer infantilmente. Quanto à defesa estamos conversados.

No meio-campo sobra o William Carvalho. Grande jogo, grande jogador. Quanto mete o corpo e protege a bola, não há maneira de lha tirar. Sai com a bola no meio de uma molhada de jogadores como se fosse fácil. Passa com acerto e ainda aparece a marcar golos. O Adrien dá para consumo interno. Quando aparecem equipas com jogadores mais fortes e que pressionam mais, nota-se que não dá muito mais. O André Martins é o André Martins. Pequenino, franzininho e devagar, devagarinho. Pressionado perde a bola com facilidade. Rematar também não é com ele.

No ataque temos o Montero. Só é preciso que a bola lá chegue. Não se pode é pedir que pressione os adversários, lhes ganhe as bolas e as passe a si mesmo. Na primeira parte, recuperámos duas ou três bolas em zonas de perigo, mas não conseguimos definir bem as jogadas. Falta alguém para o acompanhar. Temos o Carrilo que desequilibra e mete algum respeito aos adversários. É intermitente, é irregular, mas defendeu bem e foi criando algum perigo. Depois do três a um ficou com a cabeça avariada. O Wilson Eduardo não é jogador para o Sporting. Nota-se mais nestes jogos a sério.

Vamos ver se não desanimamos. Não é caso para isso. Pode ser que o Leonardo Jardim os continue a convencer que são melhores do que são. Esperemos que continue a fazer milagres com os jogadores que dispõe.

11 comentários:

  1. Discordo desta vez. Não conseguimos jogar o habitual,pois hoje voltou o futebol aos repelões e de chutão para onde estavam virados.Infelizmente ,para além de melhores jogadores o Porto jogou muito mais do que nós,em suma foi uma equipe na verdadeira acepção da palavra.Ainda não temos pedalada para estas andanças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Porto é uma equipa mais forte. Tem melhores jogadores. Tem jogadores mais intensos e mais fortes fisicamente.

      Apesar de tudo jogámos sem receios. Podiamos ter feito o 2 a 2. Depois do três a um,, o jogo acabou para nós. A equipa não esteve mal. Agora, quando os jogadores não são brilhantes, por muito que o treinador os oriente, as deficiências notam-se.

      SL

      Eliminar
    2. O Porto jogou mais depois do 3-1.
      Até aí não vi nenhuma equipa ser superior à outras.
      Decidiu-se nos pormenores como refere, e bem o Rui Monteiro.

      Eliminar
  2. Quem caça com gato... Enfim, os nossos defesas não têm nível para ambicionar grandes feitos, não temos um número dez que se veja durante 90 minutos... Entendo que é muito difícil descobrir um organizador que possamos pagar, mas um defesa mais confiável do que os que temos parece-me essencial. Apesar de termos treinador não há milagres, ou se faz um upgrade ou não podemos pensar em festejos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Acho que é possível melhorar um pouco a defesa, sobretudo os centrais. O meio-campo é mais complicado. Continuamos enganados e deixarmo-nos enganar com o André Martins.

      SL

      Eliminar
    2. a mim não me engana, já devia ter sido despachado para um qq Olhanense para mostrar o que vale... se vale... se bem que fizemos isso com o Adrien e voltou na mesma. no Porto nem suplentes
      eram.

      Eliminar
    3. Diria que depois deste jogo o Vítor vai ter algumas oportunidades para agarrar o lugar que até aqui foi do Martins.

      Eliminar
  3. No geral, concordo com a análise. Antes do jogo, em conversa com outros sofredores, já admitia que o aspeto mais desnivelado entre as duas equipas eram os laterais. De facto, foi por aí que o resultado se desenhou, penalti sobre o Alex Sandro e o golo do Danilo.
    Gostei da raça da equipa a jogar olhos nos olhos. Não fiquei descontente com a atitude e o comportamento, defeito profissional, tenho algumas reservas em relação ao aproveitamento. Em relação a isso, não sei até que ponto não seria melhor avançar o William Carvalho, dar descanso ao Adrien e meter o Rinaudo atrás. E/ou colocar o Rojo a defesa esquerdo onde, dizem, na seleção Argentina faz excelentes exibições, e meter um central como o Semedo ou o Dier e à direita colocar o Piris.
    Ou então… não fazer nada disso e pensar que já jogamos com o FCP, SLB e SCB e estamos apenas a cinco pontos, enquanto os nossos adversários tem tido um calendário mais favorável. Basta continuarem a jogar, jogo a jogo, com alma e querer e a discutirem todos os resultados como ultimamente têm feito. A mim já me basta. Sou pessoa facilmente contentável.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Estamos de acordo. Já fizemos os três jogos mais difíceis. Dois deles fora de casa. Se continuarmos a ganhar os jogos com as restantes equipas, como nos compete, pode ser que lá mais para a frente ainda se venha a fazer uma gracinha. Agora, o LJ tem que manter os jogadores concentrados para não se perderem pontos estúpidos como contra o Rio Ave.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Caro Rui,

    Concordo parcialmente com a sua análise. Acho que a grande diferença esteve na defesa o que não deve surpreender ninguém. Claro que Carrillo e Wilson estiveram longe do nível aceitável para um candidato ao título, que o Adrien e o André Santos não conseguiram pegar no jogo por inteiro. Mas a verdade é que foi um jogo disputado e equilibrado. Ao contrário do que sucedeu nos últimos anos jogámos de igual para igual no Porto. Ficou a ideia que se o Porto não tivesse jogado muito bem (como jogou) não tinham ganho. Sinal da nossa evolução.

    Vamos esperar que a equipa volte às vitórias já contra o Marítimo. Se jogar tão bem como ontem penso que deve ganhar. Temos de continuar a trabalhar, 3 dos jogos mais difíceis já lá vão...

    SL,
    João

    ResponderEliminar
  5. Continuo a não considerar André Martins como uma mais valia para o Sporting.
    É muito pequenino para o futebol que se pratica em Portugal, designadamente com equipas que jogam futebol musculado, como é o caso do Porto.
    Como é um jogador tecnicista e muito habilidoso, em jogos mais fáceis sobressai, mas, em jogos difíceis, passa ao lado da partida, sobretudo no plano defensivo.
    Não tem poder de choque e está constantemente a cair.
    Também Cédric não consegue acompanhar situações de ataque continuado.
    Sei que grande parte dos adeptos não concorda com esta opinião, mas é o que sinceramente penso.
    DUARTE

    ResponderEliminar