sábado, 31 de dezembro de 2011

Prémios “Insustentáveis 2011”: And The Winner is…


Nesta Edição de 2011 dos Prémios “Insustentáveis”, voltamos a distinguir aqueles que, como dizia o Poeta, por obras ruinosas, se vão da lei do corte libertando (ou lá o que é...).


Nos termos do Memorando de Entendimento assinado entre os autores deste blogue e a Troika, este Prémio terá que assumir este ano uma natureza predominantemente simbólica. Na ausência de crédito para adquirir o chapéu à Treinador do Paços de Ferreira (como no ano passado), ficamo-nos, então, pela oferta do CD “Psycho Chicken” dos velhinhos Fools, com uma dedicatória especial adaptada do genial Millôr Fernandes.

Nesta singela, mas sentida homenagem, vamos, agora sim, à lista dos dez premiados 2011 e às respectivas dedicatórias:

Prémio “Herói 2011” – Fernando Gomes - “É uma espécie de São Jorge que, anunciando que pretende salvar a donzela, acaba sempre casando com o dragão”.

Prémio “Comentador Futebolístico 2011” – Luís Freitas Lobo – “Ele andava para trás e para a frente, para a frente e para trás, equilibrando-se perigosamente numa pequena ideia, fazendo a você uma pergunta, respondendo ele mesmo e logo começando a provar que você está redondamente enganado”.

Prémio “Vendedor do Ano 2011” – Rui Santos - “Se você falar uma hora extra com um vendedor de carros em segunda mão acabará convencido de que o automóvel é uma coisa que melhora com o uso. E basta ele continuar a gritar os mesmos pregões saloios horas a fio para as pessoas começarem a pensar: "E quem sabe se, no fundo, ele não tem razão?"

Prémio “Imprensa Desportiva 2011” – “A Bola” & “Record”, ex aequo – “O futebol é o ópio o povo e o narcotráfico dos media - metade das mentiras que os jornais desportivos publicam não são verdade”.

Prémio “Magistratura 2011” – Tribunal "O Jogo" - “E quando, depois do roubo, os ladrões chegaram a casa, um deles disse: - Bem vamos apurar quanto conseguimos neste assalto. Mas um outro respondeu: Vamos dormir que estou muito cansado. Amanhã de manhã a rapaziada do Tribunal "O Jogo" dirá quanto apuramos”.

Prémio “Justiça Cega 2011” – APAF - “Roubavam sim, mas só em legítima defesa. E ficavam profundamente indignados com as tentativas de suborno. Pensavam que valiam muito mais”.

Prémio “Excelência 2011” – Hélder Postiga – “Uma coisa temos que reconhecer – ele faz o pior o melhor que pode”.

Prémio “Erudição 2011” – Rui Oliveira e Costa - “Erudito é um sujeito que tem mais cultura do que cabe nele. Em geral as pessoas que se perdem em pensamentos é porque não conhecem muito bem esse território. Por vezes, sentem-se tão grávidas de ideias que só lhes saem gémeas, as palavras: reco-reco, tati-bitati, ron-ronar, coré-coré, rema-rema, tintim por tintim, etc, etc”.

Prémio “Promessa 2011” – Vitor Pereira (o Treinador, pois claro) - “Quem nasce para to be or not to be nunca chega a ser. E quem não é não pode ser”.

Prémio “Eloquência 2011” – Jorge Jesus – “Um terror me sacode; estou perdido na terrível floresta da linguagem. Ignorando a estrada sintática vou tropeçando em anglicismos, latinismos, barbarismos e idiotismos de linguagem, quando ouço o silvar de vocábulos paragógicos. Caio no areal dos solecismos e sou mordido por vários anacolutos. A custo, afastando duas redundâncias e esmagando um horrendo pleonasmo, escorregando em sinistras hipérboles, agarro-me a um verbo auxiliar e a um complemento não essencial. Morto de exaustão, cercado por centenas de substantivos promíscuos, já desespero, quando percebo que cheguei a um lugar-comum”.

Boas Festas e votos para todos do melhor 2012 que se conseguir arranjar!

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto com os prémios e com a justiça dos mesmos. Só lamento não haver o prémio "site mais lampião" para atribuir ao Mais Futebol.
    Fica para o ano,se ainda houver verbas para prémios.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Mais um extraordinário e genial post. Obviamente orgulhoso!

    ResponderEliminar