terça-feira, 8 de novembro de 2011

Vendendo pechisbeque aos Beduínos

Tão interessantes como os jogos são as narrativas que se constroem a partir deles. O Manuel Cajuda, um autêntico Oliveira da Figueira do futebol português, decretou solenemente no final que a União de Leiria tinha realizado um grande jogo. A parte das forças ocultas que tinha impedido a vitória foi desmentida pelos factos, mas a estória do grande jogo do Leiria ficou.

Aqui, ninguém se lembrou de analisar os factos. O Sporting jogou nas piores circunstâncias possíveis. A defesa é mais do que uma defesa de recurso. Qualquer equipa com aquela defesa do meio da tabela para baixo descia sempre de divisão. O meio campo estava em testes. À falta de melhor, jogou o Pereirinha (sim, o Pereirinha) no ataque. O Capel jogou com a junta da colaça queimada. Fisicamente, depois de um jogo a menos de três dias, a equipa estava de rastos.

No meio desta desgraça toda, o Leiria só conseguiu criar uma única oportunidade de golo. Atenção: o golo não é uma oportunidade é um auto-golo. Para a troca, sofreram três golos; no segundo com o Matias a desfazer-se. Se isto é um grande jogo, então, o do Sporting está para o futebol como a estátua de David está para as artes plásticas.

8 comentários:

  1. Acho que ele se estaria a referir ao facto de nos ter conseguido encostar lá atrás durante bastante tempo, na 2ª parte. E também à agressão do João Pereira (mais uma estupida, será que o gajo não aprende???) que não foi punida.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei é que se o Benfas tem ganho algum jogo com o Miguel Vítor ao lado do Jardel , o Ruben Amorim a ala direito, e Javi lesionado 3 meses, o Jasus era o supra-sume da tática.

    Do Porto nem adianta falar, tal é a mistura com os resultados conhecidos.

    O Sporting? Ou os adversários são fracos, ou são os árbitros a darem a mãozinha. Ou então, sorte.

    Mas que siga assim até Maio. Nós a vencer, e eles a acusarem os adversários fraquinhos, os árbitros amigos, ou a sorte.

    ResponderEliminar
  3. Diz-se que quem ganha as guerras escreve a sua História.
    Neste caso há um efeito mais porco e corrupto: é quem tenta roubar as guerras que as escreve, porque sabe que estas guerras dependem fortemente das histórias que forem sendo escritas.

    Não sei bem como o Sporting se pode defender das falanges de jornaleiros e paineleiros que se opõem bipolarmente nos meios de comunicação social, tentando influenciar os resultados e as conquistas, e as suas interpretações e méritos.
    Mas é inegável que, tal como em anos de menor sucesso desportivo beneficiávamos ocasionalmente dos ricochetes dos tiros entre influenciadores - e aí a leitura estende-se também às arbitragens, este ano as miras intensificarão o seu foco sobre o leão.

    Que saibamos perdurar com má imprensa e supervisão disciplinar, como Valdemar disse, e em Maio a vitória saberá ainda melhor.

    ResponderEliminar
  4. Caro Mike Portugal,

    Não sei se encostaram ou se foi o Sporting que já nem forças tinha para vir cá à frente. Durante esse período o Leiria não fez uma remate à nossa baliza. Não sei como é que podiam fazer melhor se nem sequer remataram.

    E isso não tem nada que ver com o João Pereira (aliás, antes do João Pereira vir para a rua já o Leiria devia estra a jogar com 10). Simplesmente o Leiria não jogou nada. Mas o Cajuda vendeu o seu peixe e saiu como se tivesse feito um grande jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Caro Valdemar,

    O que não são capazes de dizer é que o Sporting com a equipa praticamente toda no estaleiro ganhou ao Leiria sem espinhas. Imagine-se o Benfica ou o Porto com os mesmos jogadores lesionados. Se já ssim são uma desgraça.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Caro reflexivoleonino,

    O teste decisivo vai ser na Luz. Não sei se temos pedalada para o que vai acontecer. Mas, se ganharmos, de repente vai ver como se cria um consenso como o Sporting é a melhor equipa do mundo.

    Foi sempre assim com o Porto. Anda meio mundo a dizer que são beneficiados, até ao dia que jogam contra o Benfica e lhes dão uma malha. A partir desse dia, passam a ser os vencedores incontestáveis.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Rui, o Sporting joga (neste momento) para ganhar, mas um empatezinho na Luz permitiria continuarem eles a dizer que tinha sido sorte ou favor arbitral num ou em vários lances polémicos como há sempre. E se o Porto escorregasse em Braga, era perfeito.

    Digo esta barbaridade porque preferia não ser líder isolado ou a par com o Porto.

    Eu gosto bastante desta dúvida em volta da equipa do Sporting. É que dá gozo ver os miúdos a dar provas a cada fim de semana.

    Mas também sei que se o Sporting for alvo a abater, há quem "saiba fazer as coisas por outro lado", como já se viu neste início de época.

    E depois era já em Janeiro, o assédio dos Reais, Chelseas ou Inters aos nossos miúdos, real ou nas páginas dos pasquins...

    O que não deixa de ser curioso, para os que eram apontados no início da época como novos "purovics ou romagnolis"...

    Seja como for, seja qual for o caminho, a chegada é lá para Maio. Que sejamos primeiros.

    ResponderEliminar
  8. Atenção que o Leiria fez 3 cruzamentos a passar á frente da nossa baliza, que só por milagre não deram em golo.
    O Leiria encostou-nos ás cordas e nós abanamos por todo o lado.
    Existem de facto atenuantes como o mau jogo, mas não podemos simplesmente ignorar o que aconteceu.
    Concordo que ficaria satisfeito com um empate na Luz. Deixamos a ultrapassagem definitiva lá mais para a frente, quem sabe já com Rinaudo, Jeffren e Izmailov em campo ;-)

    ResponderEliminar