sábado, 5 de novembro de 2011

O regresso dos Bentos

Fui ver uma sessão de dança contemporânea coreografa pelo Paulo Ribeiro. É o que dá o Sporting não jogar às sextas-feiras também. Ou porque estava a perceber o que via ou, pelo contrário, porque não estava, veio-me à cabeça a lesão do Rinaudo outra vez.

A sua substituição não é fácil. Não há ninguém na equipa do Sporting com as mesmas características. Ninguém leva a sério o André Santos sozinho à frente da defesa. Também ninguém no seu juízo perfeito pensa no Carriço como alternativa; mais depressa lá colocava qualquer um dos outros centrais.

A solução muito dificilmente não implicará uma alteração táctica da equipa. Porventura, passará pela reposicionamento do meio campo actual, qualquer coisa como o Schaars e o Elias a jogarem mais atrás. Não é a mesma coisa que estamos habituados, mas quem ganhou um campeonato com o Paulo Bento e o Rui Bento a fazerem este (triste, na altura) papel, não pode deixar de ter esperança.

11 comentários:

  1. O campeonato não foi ganho com esse meio-campo, mas sim com Paulo Bento e Hugo Viana. Essa invenção de Boloni (que tirou Quaresma e colocou Viana na esquerda) só foi feita nos últimos jogos da época. Coincidência, ou não, o Sporting jogou o pior futebol dessa temporada.
    Acredito que com esse meio-campo (Bento-Bento)não chegaríamos ao pódio...

    Boloni revelou, nessa altura (e quando tirou Babb para por Quiroga a lateral-direito e Beto a central - para irem ao Mundial), que não era o homem para o lugar. Na época seguinte, sem Jardel, João Pinto, Babb (culpa de Boloni) e André Cruz, Boloni revelou a sua "classe"...

    Elias e Schaars? Parece-me bem, principalmente nos jogos em casa.

    ResponderEliminar
  2. Elias e Schaars no campeonato e A.Santos e Schaars na Europa. Com Matias à frente deles e Carrillo e Capel nas alas, temos um bom meio-campo.

    ResponderEliminar
  3. Caro Cantinho do Morais,

    O Hugo Viana é uma descoberta mais tarde no campeonato. E foi aí que a equipa começou a jogar. Penso que inicialemnte tinhamos a dupla dos Bentos. No ano seguinte, que foi uma desgraça, jogávamos com os dois Bentos quse sempre.

    O Babb foi dos centrais que mais gostei de ver jogar no Sporting. Duro como poucos e sempe com um ar impassível.

    Com o meu "post" só quero dizer que já tivemos duplas muito piores do que Schaars-Elias. A dupla de Bentos tinha uma característica que era nenhum deles conseguir virar o flanco ao jogo. Ou faziam passes de meia dúzia de metros para o lado ou para trás ou quando era preciso fazer mais qualquer coisa, saia sempre disparate. A defender eram um desastre. O nosso meio-campo estva sempre descompensado.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Mike Portugal,

    O que acho é que, independentemente da solução, a equipa vai ser mais cautelosa a atacar. Provavelmente, vamos tentar jogar mais em contra-ataque e de forma mais ciníca.

    SL

    ResponderEliminar
  5. A descoberta de Viana é bem dentro da 1ª volta (em Outubro, com o Guimarães) e joga a titular em Paços de Ferreira, com nova goleada.
    Paulo Bento enchia-me as medidas, mas com o Viana ao lado e não o Rui Bento, que foi um dos meus ódios de estimação dessa equipa.

    Nos inicios, até jogou o Hugo (que, depois, se lesionou) e o André Cruz também chegou a jogar a meio-campo. Boloni foi um feliz acaso...

    Mas olhe, a dupla Schaars-Elias pode ser boa. Vamos ver. Schaars é melhor recuado do que adiantado.

    ResponderEliminar
  6. Caro Cantinho do Morais,

    Tem uma memória impressionante. Tinha a ideia que a descoberta do Hugo Viana era mais tardia.

    Pelo contrário, nuca gostei muito do Paulo Bento. Gosto de trincos mais definidos, mais altos, que ganhem bem a primeira bola de cabeça, que recuem para junto dos centrais quando é preciso.A zona mais central é sempre a zona de perigo. Quando tem que ser o central a ir à primeira bola, se a perde a defesa fica sempre descompensada numa zona de muito perigo.

    Aliás, num primeiro momento, desconfiei do Rinaudo por isso mesmo. Mas de facto apoia muito bem os seus colegas. Está sempre lá quando qualquer um perde a bola.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Mas essa ausência de Bento no jogo áreo era compensada por uma defesa que tinha Babb (o tal central que ia à primeira bola), André Cruz e por Beto, a lateral direito, que podia atacar essa segunda bola, sem descompensar o centro da defesa. Isto porque grande parte das equipas do campeonato atacam com poucos jogadores.
    Creio que Viana entra em Paços (ainda na 1ª parte e não a titular) porque Rui Bento se lesiona. Sorte a nossa.

    ResponderEliminar
  8. Grande memória, é verdade!:)

    De qq forma, o zerozero dá uma ajuda tremenda nas dúvidas:

    Guimarães, 1Out2001, entra aos 68' p/ lugar de P.Bento.
    Jogo seguinte, Braga, banco.
    Seguinte, St Clara, 69' p/ lugar P.Barbosa
    Seguinte, P.Ferreira, 43' p/ lugar R.Bento
    Seguinte, Salgueiros, 60' p/ lugar P.Barbosa
    Seguinte, Boavista, titular 1ª vez

    http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=131&id=1663&op=zoomstats&tpstats=club

    http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=16&epoca_id=131&menu=allmatches&compet_id_jogos=3

    ResponderEliminar
  9. Se se tratasse de um plantel plenamente rotinado, ou pelo menos com mais do que uns míseros meses de convivência e treino, o triângulo invertido seria a solução mais directa. Até tendo em conta os jogadores disponíveis (zero trincos puros e três médios de transição e um central que conseguem safar o lugar com graus diferentes de sucesso - e ainda há quem queira fazer regressar Adrien Silva...)
    Neste momento talvez seja importante manter a estabilidade nos papeis a desempenhar por cada jogador, eventualmente optando por uma escolha menos que óptima para a posição 6, pelo menos de acordo com os últimos jogos de André Santos. Eu acredito que ele seja capaz de melhor do que tem demonstrado, simplesmente não lhe podem pedir que dispute sequer metade das bolas com a intensidade que Rinaudo faria.
    Terá que haver mais união e solidariedade na gestão de espaços e compensações defensivas, mas neste momento parece-me mais acertado apostar na superação de André Santos do que ajustar os restantes vértices.
    Amanhã veremos, com os olhos postos na vitória!

    ResponderEliminar
  10. Caro reflexivoleonino,

    Gostava de acreditar no que diz. Mas, francamante, não acredito muito. O André Santos faz parte do tipo de jogadores que andamos a formar. Não é mau de bola, mas é muito pouco agressivo e intenso.

    A alternativa é como diz: maior solidariedade da equipa a defender. Demos prova disso contra o Guimarães.

    SL

    ResponderEliminar