quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O ridículo pode matar (as pessoas erradas)

Comecemos pelos factos. Na última época, o Rui Patrício foi, a léguas de distâncias, o melhor jogador do Sporting. Na época passada, o Rui Patrício foi o melhor guarda-redes do campeonato. O Rui Patrício é o melhor guarda-redes português. Este ano, o Rui Patrício tem responsabilidade num só golo sofrido, não tendo, porém, responsabilidades em nenhum ponto perdido. Este ano, o Rui Patrício defendeu remates que, com qualquer outro, seriam golos. Fez a melhor defesa até ao momento do campeonato (defesa a um remate de cabeça no jogo contra o Marítimo).

No jogo com o Rio Ave as coisas não correram bem. Provavelmente, tem tudo que ver com os livres indirectos. Que os adversários e os comentadores de camisola vestida e bandeirinha, venham atribuir responsabilidades ao Rui Patrício é uma coisa. Outra bem diferente é que o próprio treinador as venha fazer em público. Nenhum líder de uma organização que se preze, seja no futebol seja noutra actividade qualquer, faz críticas públicas a quem faz o seu trabalho. Ainda para mais quando as críticas são injustas. Em Paços de Ferreira as coisas foram vergonhosas. Foram tão vergonhosas que as críticas foram efectuadas nos seguintes termos: o árbitro errou, mas o Rui Patrício errou também, porque não intuiu que o árbitro ia errar. O ridículo devia matar as pessoas certas; pelos vistos mata as erradas.

Quando se está a um certo nível, como o Rui Patrício está (podendo evoluir ainda mais; coisa que a maior parte dos guarda-redes deste nível, face à idade, já não pode), a diferença não está nos frangos. Está na sorte de dar os frangos certos, isto é, os frangos que não influenciam o resultado final.


Comparando com os guarda-redes dos nossos rivais na época actual, o Rui Patrício não fica atrás de nenhum deles. O Artur deu um frango contra o Guimarães absolutamente monumental. Foi mais ou menos como o do Rui Patrício só que a bola ia bem mais devagar e foi rematada a muito maior distância da baliza. Quanto ao Helton, lembrem-se, sem se rebolarem pelo chão à gargalhada, do golo do Shakhtar Donetsk.

17 comentários:

  1. O gde problema é que já não há Bostiga nem dijaló para acusar... e a malta do assobio tem sp que descarregar as suas próprias frustrações em alguém... é a força do hábito. Foi-se o Bostiga, foi-se o jaló, mas ainda há Patricio, Pereirinha, e, de reserva, Polga e Carriço.

    ResponderEliminar
  2. Não me surpreende ter os adversários a encontrar defeitos nos jogadores do Sporting.

    Já deixou de me surpreender a crítica fácil da comunicação social aos jogadores do Sporting.

    Mas ainda me surpreende ver Sportinguistas a queimar jogadores do Sporting com total leviandade.

    ResponderEliminar
  3. Rui, escrevi sobre a situação do Rui no último post falando do que tenho presenciado e posso-lhe dizer sem receio que os principais problemas do Rui Patrício começam na nossa casa que afinal deveria ser a dele também.

    ResponderEliminar
  4. É fácil. Quem faz essas críticas (recorrentes e não esporádicas, pois o pensamento crítico é sempre bom, mas sustentado, o que não é o caso) não é, simplesmente, sportinguista.

    E isso é triste. Se andam por Alvalade é porque alguém os quer lá.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros,

    Em minha opinião, não vejo no campeonato melhor guarda-redes que o Rui Patrício. É uma coisa simples e, como se vê, se diz em poucas palavras.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Acho que o problema reside na má gestão de comunicação e imagem que temos feito.
    Ora falam todos ao mesmo tempo, defendendo visões opostas ("No próximo ano o nosso campeonato vai ser com o Barcelona ou Real Madrid" contra "Queremos ser campeões no próximo triénio", entre muitos outros exemplos), ora não se ouve um pio de ninguém.

    Entretanto os Sportinguistas vão criando clivagens internas naquilo que pensam ser a melhor forma de defender o Clube: criticando ou defendendo. Estas clivagens são aproveitadas e intensificadas pela imprensa que temos, e ninguém se chega a frente para pelo menos tentar unir.

    O Sporting está a passar um período muito sensível da sua história, em que tens sido menorizado e atacado pelos diversos sectores do "futebol-espectáculo" (assim de repente lembro-me da arbitragem, do jornalismo desportivo e, porque não, dos investidores que avaliam os nossos activos muito conservativamente em comparação com os rivais).

    Talvez fosse boa ideia o Sporting invistir uma hora ou duas por semana dos seus dirigentes e equipa técnica em reuniões de concertação de mensagem a transmitir para agregar os sócios e adeptos na medida do possível.

    ResponderEliminar
  7. não foi assim que PBento terminou com a carreira do Stok, depois daquele jogo nas Antas?

    ResponderEliminar
  8. O Rui tem que melhorar muito - apesar de ser o melhor GR português - Tem que saber colocar com a mão a bola a meio-campo como o Damas, Meczaros ou Shemeichel, Sair a um cruzamento com eficácia e não pode sofrer golos de meio-campo(como na época passada com o Guimarãres)! A verdade é que o meio campo a a nível defensivo só tem Rinaudo, é pouco e como tal a defesa sofre mais. Eu advogo RINAUDO e A SANTOS

    ResponderEliminar
  9. Caro reflexivoleonino,

    A política de comunicação é má porque simplesmente não existe. Qualquer um vê o microfone à frente e diz a primeira coisa que lhe vem à cabeça. como as cabeças não são grande coisa, dá em declarações como a do Domingos. Isto não é de agora. Já vem de trás.

    Convém aprender com os outros. O Jorge Jesus é um desastre e só não é mais porque existe um grande cuidado com o que ele diz. É preciso alguém que explique e que vá fazendo uns "briefing" com o treinador e dirigentes. É o mínimo.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo,

    Foi uma das declarações mais estúpidas que já vi.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo,

    O Rui Patrício tem que melhorar e vai melhorar. Ito não impede que não se reconheçam os méritos actuais. Hoje o Rui Patrício é um grande guarda-redes e, repito o que disse, nã vejo melhor no campeonato. Se o perderemos não vai ser por culpa dele seguramente.

    SL

    ResponderEliminar
  12. excelente, totalmente de acordo.

    é apoiar o rapaz e mai nada.

    ResponderEliminar
  13. Discordo. O primeiro golo sofrido para o campeonato contra o Olhanense custou-nos 2 pontos. Remates de longe são sempre um perigo para nós. a sair aos cruzamentos é uma lástima. A nivel de personalidade é muito mediocre reparem na cara dele de enjoado cada vez que sofre um golo a refilar com os colegas ou no discurso no fim de cada jogo (sempre a mesma cassete). Um curso de ingles fazia-lhe bem para nao repetir cenas ridiculas como no jogo de Zurique a dizer ao arbitro holandes: "nao foi ele, nao foi ele". independentemente de tudo isto vou continuar a aplaudi-lo (e nao assobia-lo) até que seja vendido

    ResponderEliminar
  14. Caro anónimo,

    Vamos colocar as coisas em perspectiva. O que nos custou dois pontos contra o Olhanense foi outra coisa e nós sabemos como se chama.

    Quanto à culpa ou não nesse golo, podemos estar aqui até amnhã a discutir. Acho que não tem responsabilidades. Mas é a minha opinião e nada mais.

    De facto, também estou de acordo consigo quanto ao estilo. O Valdano dizia que o Baía tinha estilo mesmo a dar frangos. Eu gosto de um guarda-redes com estilo seja em que circunstâncias for.

    Quanto à linguagem também estou de acordo. Mas essa é uma questão mais geral. A maior parte dos jogadores de futebol fica muito a dever à cultura e ao conhecimento. Aliás, os adeptos preferem-nos broncos.

    Quanto aos assobios, eu caho uma estupidez durante um jogo estar a assobiá-los. Mas essa é a minha maneira de ver um jogo. Mas também acho que as respostas aos assobios se dão dentro de campo. Um jogador que não suporte assobios, então, não pode ser um bom jogador. Todos os jogadores, por melhores que sejam, têm momentos piores. Nesses momentos, muitas vezes são assobiados. Os que os assobiam são os mesmos que os aplaudem no momento seguinte.

    SL

    ResponderEliminar
  15. A citica tem ser sempre critica. E o que é que impede de se dizer mal? Escrever umas coisas num blog do nosso clube entre outras opiniões de nossos consosios, aliviando por vezes o que nos vai na alma, não é grande pecado. Não entendo porque é que se diz que esse tipo de criticas pode passar á comunicação social que irá depois acabar o seu trabalho. Eu só digo que se isso for benéfico para o nosso clube, tanto melhor. Veja-se o caso do começo do ano com Postiga e Jaló que acabou por ser resolvido embora tardiamente. E se calhar os pontos perdidos no começo estiveram ligados a isso. Mas adiante...
    Eu não gosto de dizer mal por dizer. Mas quando a coisa não me cheira bem gosto de expressar a minha opinião com sentido critico e não pura e simplesmente para entar numa de bota-abaixo. É ai que reside a grande diferença. Se não gostamos mesmo nada do que fez Rui Patricio no jogo com o Rio Ave porque não dizê-lo? Para o bem e para o mal. Ate nos salvou do empate a 2 minutos do fim.
    Mas quando dizemos que ele tem de estar mais concentrado nos passes considerados de atraso (se não conhece despacha ao pé), teinar o dialogo de codigos com os colegas da defesa, treinar os lances de bola parada (quer de longe quer de perto), treinar saidas a cruzamentos, treinar reposições com mão e pé, etc , etc, so estamos a constatar factos e a contribuir para que se consigam melhores perfomances quer dele quer de qualquer outro colega, se for o caso. Mas há muita gente que continua a adorar o "politicamente correcto". Eu, só se for por legislação que condene a cadeia, é que serei obrigado a fazer essa opção.

    ResponderEliminar
  16. Caro Fernando Sousa,

    Ora aí é que está. Era o que mais faltava que não pudessemos criticar. Só que no caso do Rui Patrício muitdas das críticas são injustas.

    Aí temos duas liberdades. A liberdade de criticar, mas também a liberdade de discordar de quem critica.

    A meu ver, este ano e no anterior, não temos razões de queixa. Mas, repito, é a minha opinião. Mais, também não vejo no campeonato melhor. Mais, depois do Alemão, também acho que já metemos barracas que chegue.

    Agora, o Rui Patrício também tem que melhorar e vai melhorar; o que não quer dizer que não esteja já num bom nível.

    SL

    ResponderEliminar
  17. O Rui patricio é bom? Gostam dele? Epá, fiquem com ele para sempre.

    O que tenho mesmo pena (de facto é mais NOJO) é de ter que levar com esse deficiente mental na selecção. Até me doi os olhos de ver os jogos...

    ResponderEliminar