domingo, 4 de setembro de 2011

Mercado, liderança e exemplo

1. Durante a transmissão do jogo Chipre – Portugal, os nossos jornalistas, sempre cheios de preconceitos e de teias-de-aranha na cabeça, perguntavam-se e perguntavam como é que era possível o Sporting ter vendido o avançado titular da selecção nacional por um milhão de euros. A pergunta certa não é essa. A pergunta certa é: como é que ninguém está disposto a dar mais de um milhão de euros pelo titular da selecção nacional? Ainda por cima, quem deu um milhão não foi um clube de futebol mas uma coisa que mais parece uma “off shore”. Não nos estão todos os dias a informar que por definição o mercado é omnisciente?

2. O Ricardo Carvalho respondeu no mesmo tom ao Paulo Bento. Quando o seleccionador nacional se coloca ao mesmo nível dos jogadores, não é de estranhar. Pelos vistos, a estupidez não pára por aqui e o Paulo Bento prepara-se para continuar com esta conversa. A liderança é um pouco inata mas também se aprende. Aconselho a que a FPF obrigue os seccionadores e lerem o Goleman ou outro qualquer do género. Se não perceberem, podem enviá-los sempre para uma reciclagem na Harvard Business School.

3. Gosto do Cristiano Ronaldo. Dele, do seu futebol, da família, das namoradas, do filho encomendado; de tudo. Mas do que mais gosto é de o ver em campo. Não há nada mais incentivador para um jogador do que os assobios da bancada. Ele sabia, nós sabíamos, que acabaria a mandá-los calar e a dar-lhes autógrafos. Mal esboçou a finta do segundo golo, todos sabíamos que a bola já só parava lá dentro. Depois ainda se deu ao requinte de, com uma arrancada no fim do jogo, acabar de destruir a defesa, incluindo o guarda-redes, do Chipre. As respostas aos assobios dão-se em campo. Pode ser que as nossas Marias Amélias aprendam alguma coisa com ele.

10 comentários:

  1. As minhas notas, Rui:

    1- Estás a ser injusto com eles, Rui. Não percebeste. O que eles estavam a perguntar era como é que é possível alguém dar dinheiro por aquele gajo? Eu próprio só percebi que eram eles a pagar dois dias depois da transferência. Ao inicio deu de barato que era o Sporting a dar 1 kilo para que os gajos ficassem com ele.

    2- Outro mal entendido, Rui. O Carvalho ficou chateado foi por ter percebido que o Postiga ia continuar como titular. E compreende-se. Uma coisa é teres 25 anos, e perceber que vais deitar fora um europeu, mas que vem aí outro mundial. Outra, é estares a preparar a última grande competição da tua carreira, e perceberes que vais ter um enterra que te vai acabar com as hipóteses de ganhar um grande título de Selecções. Mas eu culpo o Carvalho, Rui. Não teve espiríto de missão. Se era para desistir, sacrificava-se em nome da pátria. Renunciava, mas antes mandava uma pranchada no Postiga, que o arrumasse do Europeu. Nisso, admiro o Sá Pinto. Pelo menos ele tentou arrumar o enterra do seu tempo, o Artur Jorge. Não conseguiu, mas tentou.

    3- Toda a gente fala do Messi, mas o Messi nunca jogou nas mesmas condições do Ronaldo. Não, Rui, não estou a falar do Xavi e do Iniesta. Nem do Guardiola. Estou a falar... isso, estou a falar do Postiga. O Ronaldo joga numa equipa que tem o Postiga e mesmo assim carrega a equipa às costas para uma série de vitórias seguidas. Quando o Messi fizer isso, tiver sucesso jogando na mesma equipa que o Postiga, então sim, a gente fala. Até lá, não há paralelo para o Ronaldo.

    JPaulo

    ResponderEliminar
  2. Pois...mas assobios de adeptos do clube adversário não são bem a mesma coisa que assobios de adeptos do próprio clube!...!...

    ResponderEliminar
  3. He páh... o ponto 3 é duma desonestidade intelectual ou de uma ignorância tal, que quem o escreve cai completamente em descrédito perante os seus pares (sportinguistas).

    "We're done", rui monteiro (não, não é engano é assim mesmo em letras minúsculas, como a pessoa que teve a distinta lata de comparar apupos, vaias e assobios de adeptos do clube que representa com o de clubes adversários).

    Ou seja, para ti receberes EM PÚBLICO criticas, reprovações, comentários negativos, insultos, ameaças, porrada, etc, etc, da tua própria família, amigos e colegas ou de gajos que não conheces de lado nenhum nem nc os viste mais gordos e, como tal, estás bem a cagar para eles, é exactamente a mesma coisa...

    E dps disto o rui monteiro dá-se ao luxo de aconselhar leituras a profissionais e de afirmar que os outros é que têm a cabeça cheia de teias de aranha... Priceless!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro M.

    Não são a mesma coisa nem disse que eram. Mas a questão é a mesma. Há os que dão a resposta em campo aos assobios venham eles de onde vierem (olhe que o Cristiando Ronaldo é particularmente assobiado pelo portugueses e não foi por isso que deixou de marcar golos) e há os que não dão resposta em campo e por isso continuam a ser assobiados. Mas esse é um assunto que já não me diz respeito. Os adeptos do Saragoçoa que assobiem ou nem por isso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Caro Homesick Green Alien,

    O Mundo está cheio de gente que assobia os jogadores e que escreve "post" que não concordamos. Enfim, contrariedades.

    Faço questão de manter o seu nome em maiúculas.

    ResponderEliminar
  6. Caro JPaulo,

    O Postiga é um fenómeno. Só que agora é um fenómeno do Saragoça.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Há uns dias apareceu um Benfiquista num blogue qualquer a gozar com a falta de habilidade negocial dos dirigentes do Sporting na venda do que era o ponta de lança da selecção...

    Perguntei ao lampião se queria comprar para o clube o especialista em caras de "falhei por pouco" Postiga por 500 mil euros ou até de graça...

    O lampião que é burro mas não é parvo, respondeu que nem dado.

    Eu disse-lhe que nesse caso o Sporting tinha ganho meio milhão com o negócio. E concluí aí a minha lição gratuita de economia de mercado...

    (Com alguns Forest Gump's temos que explicar assim, devagarinho.)

    Mas admito que tal é a ânsia e facilidade que se encontra na critíca ao futebol do Sporting, por não poderem virar a crítica para o Benfica, por receio financeiro e do posto de trabalho de jornalista, ou para o Porto, por receio pela integridade física, e assim, resta o Sporting, e que portanto, cedo vão encontrar qualidades até agora insuspeitadas no Postiga e no Djaló, para apelidarem de mau negócio para o Sporting...

    Veja-se o negócio Elias. De substituto natural do Ramires a flop caríssimo ainda sem ter calçado pelo clube, e apenas por ter feito a assinatura no papel pelo Sporting...

    Em relação ao caso Ricardo Carvalho, já opinei nos posts anteriores e não me vou repetir.

    Cristiano Ronaldo é um dos dois "melhores do mundo" formados pelo Sporting, que são dois a mais formados por qualquer clube nacional ou todos juntos. É um atleta de elite e um dos melhores jogador de futebol de todos os tempos. Tem características diferentes de Messi. Mas não tem a imprensa mundial a favor. Que diriam se Ronaldo caracterizasse um golo adversário de "de merda" como fez Messi na copa América?

    Mas o que realmente me impressiona é a crítica que lhe fazem os compatriotas. Preferem o outro, por ser outro qualquer. Mas eu também sei que no exército Castelhano em Aljubarrota, havia Portugueses...

    ResponderEliminar
  8. Caro Valdemar,

    Sinceramente, acho muito mais interessante do ponto de vista jornalístico esta questão da não inscrição pelo Benfica do lateral esquerdo titular da Selecção Espanhola (acabado de contratar exactamente por essa razão), campeã do Mundo e da Europa, na Liga dos Campeões. Já vi aberrações, mas como esta não me lembro. Na imprensa, este assunto já está esquecido, se é que alguma vez foi analisado como devia ser.

    Para mim, o caso do Cristianao Ronaldo é patológico. O gosto que tem tudo que é comentador e jornalista português em afirmar que o outro é melhor, é doentio. O Messi é um grande jogador. Entre os dois não sei qual é o melhor. O Messi está na equipa que ganha mais e somente isso.

    O grande problema dele é ter sido jogador do Sporting. Imagine-se se tivesse sido jogador do Benfica?

    SL

    ResponderEliminar
  9. Embora presuma que o autor deste post, bem como os seus leitores, conheçam o blogue do António Boronha, não resisto a deixar o mais recente texto dele:

    "o 'mercenário' paulo bento, tanto quanto sei, nem sequer exigiu um determinado salário a gilberto madail aquando da sua contratação para o cargo de seleccionador nacional, numa altura de particular dificuldade. limitou-se a informá-lo de quanto ganhava no 'sporting' e este que decidisse que quantia lhe queria pagar.

    o benemérito 'voluntário' ricardo carvalho, pelas minhas contas, já recebeu pela sua dedicação à camisola das 'quinas', entre os prémios dos 'euros' de 2004 e 2008 mais os dos mundiais de 2006 e 2010, entre´presenças', prémios de qualificação e bónus de classificação, algo que excederá, largamente, o meio milhão de euros."

    Cumprimentos.

    Carlos Serra

    ResponderEliminar
  10. Caro Carlos Serra,

    Foi com este tipo de argumentos que este assunto se vem arrastando com prejuízo de todos, sobretudo da selecção.

    Obviamente que o argumento do Ricardo Carvalho não é bonito como também não é bonito o do Paulo Bento. Só que não se exige o mesmo ao Paulo Bento que ao Ricardo Carvalho, peço desculpa. Na organização da selecção não estão ao mesmo nível. Com isto não estou a dar razão ao Ricardo Carvalho.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar