segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Equipa A do Sporting

Para nós, é sempre um gosto ver a Selecção Nacional jogar. É o Sporting na sua versão Equipa A, ainda para mais agora com o nosso melhor treinador dos últimos anos. Com a Equipa B não ganhamos ao Beira-Mar. Com a A ganhámos 3 a 1 à Dinamarca.

Percebe-se o critério de promover alguns jogadores da Equipa B à equipa principal, como é o caso do João Pereira. Já é muito estranha a promoção do Postiga. Mesmo assim, revelou muita inteligência no terceiro golo ao não atrapalhar os nossos dois melhores jogadores.

O problema é que, depois de Quarta-Feira e até ao final da época, só podemos ver a Equipa B. Por outro lado, com a Equipa B neste estado, como é que, dentro de poucos anos, vamos ter Equipa A? (*)


(*) Esta pergunta é um mero exercício de retórica. Todos sabemos que, nessa altura, vamos naturalizar o Hulk, o Falcão, o Cardozo, o Di Maria, e por aí fora, Esperem só um bocadinho… A minha filha está-me aqui a dizer ao lado que o Di Maria já não joga sequer no Benfica e que os outros não podem ser convocados para a nossa selecção porque jogam nas deles. Não me parecem grandes obstáculo, mas vou pensar um pouco melhor nisto.

4 comentários:

  1. Parece-me um exrcicio interessante este da equipa A ou equipa B e aqui caro amigo está o grande problema do futebol do Sporting, parece-me evidente que a aposta em jovens jogadores é de manter, os problemas surgem a seguir, sou dos que penso que uma equipa jovem tem que ter inevitavelmente quatro ou cinco jogadores experientes e de classe acima da média, estrangeiros ou não, para que o peso da responsabilidade não caia em cima dos ombros dos jovens vindos da academia.
    Se os nossos dirigentes forem capazes de criar esta dinâmica estou certo que teremos condições para um futuro radioso.
    SL

    ResponderEliminar
  2. A questão que coloquei ironicamente tem, a meu ver, algum sentido. Nos últimos anos o que uma certa comunicação social tem transmitido é que o modelo do Sporting, assente na formação, não tem futuro. Só que o futuro do Sporting, como se tem visto pelo passado, é o futuro da Selecção Nacional. Só se vão lembrar disto quando deixarmos de ser apurados, como no passado, para os Europeus e Mundiais.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Excelente exercicio! Adiciono o seguinte.

    Antigamente, o Sporting tinha além dos internacionais A Portugueses, jogadores estrangeiros de referência, Balakov, Juskowiak, Yordanov, Shcmeicel, André Cruz, Cesar Prates,Ducher, Amunike etc etc jogadores de qualidade de paises com excelentes selecções na altura.
    Hoje temos 2 chilenos medianos( até agora) um montenegrino que só agora esta a fazer pela vida, um rusos em litigio, 2 argentinos que nem titulares no SCP são e um gk com experiencia que é suplente do patricio.

    Ou seja , mais do que comprar temos que voltar a comprar bem, porque para termos jogadores de qualidade mediana, mais vale dar oportunidade a jovens jogadores da academia, pois esta provado que formamos melhor do que compramos...

    ResponderEliminar
  4. Caro Juanguevara,
    Estou completamente de acordo consigo. O Sporting deve ter uma política muito selectiva de contratações. Não tem dinheiro para comprar jogadores tão bons como os que comprou no passado. Para andar a comprar por preços a rondar os 3-4 milhões de euros, talvez valha a pena comprar mais caro um ou outro que faça realmente a diferença e, depois sim, apostar na formação.

    SL

    Rui Monteiro

    ResponderEliminar