segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Várias equipas e modalidades e um só campeonato

É difícil explicar os resultados do Sporting. Os resultados são relativos, são aferidos em relação aos resultados dos adversários, em cada jogo e na totalidade dos jogos do campeonato. Ontem, o Sporting perdeu porque o Tondela ganhou e vice-versa. A classificação final reflete essa relação entre resultados que se opõem durante o campeonato. Sendo aferidos desta forma, os resultados têm de ser comparáveis. Para serem comparáveis, as equipas têm de disputar a mesma modalidade, implicando o respeito pelas mesmas regras. Por exemplo, não faz sentido admitir que equipa de andebol do Sporting possa ganhar o campeonato nacional de futebol, mas, se os deixarem jogar com a mão e aos adversários só com os pés e a cabeça, era provável que acontecesse. 

Ora, como as regras que se aplicam ao Sporting não se aplicam aos adversários, tenho muitas dificuldades de explicar os resultados e, assim, os méritos dos jogadores, treinadores e direções, porque num mesmo jogo se está em presença de mais do que uma modalidade. Pantominice na marcação de um “penalty” contra o Portimonense, três “penalties” a favor do Rio Ave, golo com o braço do Paços de Ferreira, regras diferentes para assinalar faltas e mostrar cartões em todos os jogos, especialmente no de ontem e contra o Boavista e o Paços de Ferreira. Ontem chegámos a mais um absurdo: em vez de ajudar a acertar, o VAR ajuda a errar. Não sei se ajuda ou se o árbitro gosta de ser ajudado. 

Contra-ataque, jogador do Tondela a entrar de carrinho ao pé de apoio do Doumbia seguido de outro a arrancar o Bruno Fernandes pela raiz. Cartão vermelho mostrado ao primeiro e esquecimento do amarelo ao segundo, primeira parte da rábula cumprida. Sururu do costume montado, enquanto a SporTv nos vai presenteando com uma reportagem do Doumbia a passear de mão dada com o jogador do Tondela em vez de repetir o lance pelas imagens conclusivas, como se gerar falsas dúvidas fosse um dos princípios da ética jornalística. O árbitro que viu o que viu, decidiu que tinha de ver na televisão também e cumpre-se a segunda parte da rábula. A rábula conclui-se com ele a dar o visto por não visto e a ficar-se por um amarelo. Para todos percebermos até onde se pode levar a rábula, a SporTv faz um programa a seguir para concluir que o lance era para vermelho e a decisão inicial correta. 

E o jogo continuou assim ou em modo de assim, com rábula atrás de rábula. Vemos ser marcada falta ao Bolasie quando tinha um adversário às cavalitas. Vemos não ser marcado qualquer livre, quando o mesmo jogador adversário lhe fez trezentas e quarenta e oito faltas seguidas para o impedir de entrar isolado pelo lado direito da área. Vemos ser marcada falta à entrada da área por entrada de um central do Tondela sobre o Luiz Phellype sem o correspondente amarelo. Vemos o Eduardo levar um amarelo após uma falta que não fez. Podia estar aqui os próximos dias a explicar que as regras aplicadas às duas equipas não foram iguais e, portanto, estiveram a jogar modalidades diferentes. 

O Sporting perdeu? O resultado só tem sentido se os desempenhos forem comparáveis, se a modalidade praticada por uma equipa for igual à da outra. Que sentido tem afirmar que a equipa de futebol do Sporting perdeu contra a equipa de rugby do Tondela?

17 comentários:

  1. Para começar, do topo da pirâmide, antes de desaguar na qualidade relativa dos jogadores. O presidente defende o clube? Alguém da estrutura se insurgiu? Ou mantêm o silêncio medroso para não fazer demasiado barulho e manter o tacho mais uma semana?

    Estes jogadores que perderam com o Alverca foram contratados por quem?

    O árbitro? Como cobardes que são e têm feito desde sempre, batem em quem já está no chão.

    Porque se até o adepto sportinguista preferiu este clube educado e cheio de elegância para com os rivais e os inimigos, quem são os árbitros para os contrariar.

    Nestes dias é só assistir ao Brás e ao Guerra a darem lições de sportinguismo e a assegurarem que tudo vai bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Vi o Sporting perder campeonatos com Balakov, Figo, Valckx, Marco Aurélio, Naibet, Paulo Sousa, Amunike, Juskowwiak e por aí fora. Querem continuar a bater nesta direção? E em quantas mais? E a que vier a seguir faz exatamente o quê quando tudo continuar como dantes? Os sportinguistas somos todos. Não há os que sabem tudo e os que não sabem nada. Não há os que têm maneiras e os que não têm maneiras nenhumas. Há sportinguistas, ponto.

      Eliminar
  2. Caro Rui,
    apesar de ter toda a razão no que diz, analisar a partida de ontem apenas pelo prisma da arbitragem parece-me bastante redutor. Mais impressionante que a falta de qualidade (para nao dizer imparcialidade) da equipa de arbitragem, só a falta de qualidade da nossa equipa e do nosso plantel. Isto também merecia uma nota não?
    Quanto à arbitragem, faço minhas as palavras do comentario anterior (Erk)... só ha coragem para lutar contra as claques? Antes de olhar para fora, temos de resolver os problemas internos que temos. Por muito que nos custe a admitir, ha neste momento poucas pessoas na frente do futebol Português mais incompetentes que o nosso frederico varandas. Já chega, não?
    SL
    R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O Varandas é um incompetente, sou capaz de concordar. Outra coisa é considerar que os nossos jogadores são piores do que os outros.

      Imagine, em pesadelo, que a nossa defesa era a do Benfica. Com as nossas arbitragens, seria de fugir. O Filipe das consoantes não é grande coisa, mas tem mais golos marcados para o campeonato que o Seferovic. O Jesé é um gordo, mas com um golo marcado tem um a mais do que o RDT.

      SL

      Eliminar
  3. É isso, o problema do Sporting são os árbitros e o var.

    ResponderEliminar
  4. Por uma questão de higiene mental, não vejo programas sobre decisões de arbitragem. E, na Sport TV, só vejo os jogos porque não tenho outro remédio. Se concluíram que o jogador do Tondela devia ser sido expulso num lance em que, de facto, entrou de sola, mas não atingiu o adversário, só devo concluir que são tão maus depois como durante os jogos. Ao contrário, por exemplo, do que sucedeu com o Guimarães (penalti escandaloso sonegado) ou com o Paços (golo marcado com a mão e festival de cartões), o SCP, ontem, pode-se queixar de tudo, menos do (aliás, péssimo) árbitro. SL. JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Somos dois. Um amigo contou-me que depois da rábula durante o jogo dos comentadores, fazem um programa no fim para concluir que a expulsão estava certa.

      Ontem o Sporting pode-se queixar de muita coisa, das suas insuficiências, mas também e principalmente da arbitragem. O jogo inicia-se e as regras não são iguais. O nabo que leva o vermelho devia ter levado amarelo (alaranjado) por falta sobre o Ristovski antes. A nenhum dos jogadores do Sporting foi permitido nem metade disso. Imagine que o Coates e o Acuna podiam jogar como o Ruben Dias. Tenho a impressão que os adversários nem próximo da área se chegavam.

      Todos os dias nos querem fazer crer que devemos discutir os lances polémicos. O que gostariam de discutir são os critérios e a forma como os árbitros os definem durante o jogo.

      SL

      Eliminar
    2. Estou de acordo sobre tudo, menos sobre este lance em concreto. Acho também interessante a unanimidade do clero benfiquista na imprensa a favor da expulsão - isto porque não pode haver vermelho sem contacto (e contacto não houve). Vê-se que há uma guerra SLB v. FCP a propósito do inapto Sr. Fábio, que pelos vistos terá renunciado aos votos. SL JPT

      Eliminar
  5. Por amor de Deus, deixem-se de desculpas ! 90 minutos, 2 remates, um pontinha de lança fraquissimo, 1 único médio de ataque acima da media, nem CONTRA 10 GANHÁVAMOS. Até dá para dormir...e no final tirar o PL para por o outro PL (Jesé como PL ahahahah)? Até tenho pena do Silas. Temos um plantel ao nivel do Gil Vicente. Basta olhar para o 8 primeiros classificados da tabela, e ver que somos a unica equipa que tem 1(UM) ponta de lança, e de qualidade insuficiente para um SCP. O que se pode esperar ? Nada ou no final um Coates a ver se a bola faz ricochete na mona. Ontem desliguei a partir dos 25 minutos,esperando um empate. Olha, tivemos azar, porque sorte, também não a procuramos. Não temos materia prima para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Imagino que saiba quantos golos marcou até ao momento o Seferovic e o RDT. Foram dois até ao momento. O Filipe das consoantes marcou três e o Jesé, o gordo do Jesé, que não custou 20 milhões de euros, um, um número infinitamente superior ao RDT.

      SL

      Eliminar
  6. Tudo o que o Rui Monteiro diz é verdade. Mas o que o Quebra Tolas diz acerca dos PL do Sporting também é verdade. Ontem se o Sporting tivesse 2 PL, já não digo bons mas, simplesmente, razoáveis e com alguma agilidade, algo que Luiz Phellype não tem, o Sorting teria vencido o jogo, mesmo com o campo inclinado. À semelhança dos Chefs da moda que redescobrem antigas receitas e acrescentam a palavra "desconstrução", como por exemplo, pastel de nata descontruído, o plantel do Sporting é uma receita de "desconstrução" e os resultados estão à vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O plantel não é brilhante, sobretudo no ataque, e não vou ser a desmenti-lo. O problema é quando comparamos os nossos jogadores com os das outras equipas. Não vejo essa superioridade. Aposto que os jogadores do Sporting no Benfica ganhavam o campeonato.

      SL

      Eliminar
  7. Caro Rui,

    As suas postas aconchegam sempre o meu coração (a caminho de um pacemaker, eis o Sporting) e esta não é excepção. Deixo apenas aqui um reparo que é um acrescento: quando no comentário acima refere "Vi o Sporting perder campeonatos com Balakov, Figo, Valckx, Marco Aurélio, Naibet, Paulo Sousa, Amunike, Juskowwiak e por aí fora. Querem continuar a bater nesta direção?". Tudo isso é verdadeiro. Mas exactamente porque se recorda desses jogadores e equipas (muito tempo atrás), não poderá esconder a dificuldade em que a sua (nossa) memória acompanhe a dura actualidade (recente e não tão recente). Quem se recordará, já agora, destes jogadores e desta equipa daqui a poucos anos? Meu caro, a resposta é uma raspadinha premiada que não resolverá nada.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gabriel,

      Uma coisa é o Presidente, outra coisa são os jogadores. Não ligo a presidentes. Por feitio, na dúvida, sou contra presidentes, todos. Tenho as mais sérias reservas sobre este, porque nem sequer percebe o essencial do campeonato nacional e a forma como se disputa.

      Outras coisa é a qualidade dos jogadores. A equipa não é um mimo, mas as outras são melhores. Analise-se jogador por jogador e vamos ver que as diferenças não são as que nos querem fazer crer e que nós acreditamos à força de tanta campanha.

      Foi mais fácil ao Rui Patrício, ao William Carvalho, ao Adrien serem campeões europeus do que serem campeões nacionais, para não falar de outros.

      SL

      Eliminar
  8. Caro Rui Monteiro,
    O Prós&Contras de hoje não me interessa até porque nunca fui professor e aluno só mesmo quando era miúdo em Portugal. Fui agredido por alegada falsidade minha (já na Faculdade) por um único Professor (que chegou a PAR) e era um químico.
    O futebol português também me interessa cada dia menos e, mesmo tendo visto o Tondela-SCP pelo computador, já me esqueci do mais importante. Não esqueci o lance em que Veríssimo viu o que se passou perto de si e não conseguiu rever pelas imagens fornecidas pelo VAR. Pura covardia!
    Infelizmente não tenho boas ideias que possam contribuír a uma qualquer coisa que se possa assemelhar a uma recuperação do Sporting mas imagino que FV também as não tem. Daí que, se fosse uma pessoa inteligente e honesta, só lhe resta a demissão. Mesmo tendo desconfiado disso não consigo ver nele qualidades para ter sido o mandante do golpe de Alcochete.
    Pelo menos os sportinguistas guardariam dele a parte "honesta"!
    Foi um fim de semana muito chato em que até o FCB perdeu contra o Levante depois de se sentir vencedor! Valha que Hamilton ganhou o título de Champion of the F1!
    Pela segunda parte do Porto contra o Aves admito que até os adeptos portistas se estejam a ...(marimbar)!
    SL
    PS: Dentro de menos de 10 dias estarei de novo em Espanha onde vou encontrar o meu computador como o deixei: sem poder funcionar. Terei paciência para recorrer ao samartphone? Duvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Aboím Serôdio,

      Aí está a palavra certa: covardia! Também desmitifica bem o Varandas. Não pode ser tão inteligente para urdir o assalto a Alcochete e mais o diabo a quatro e depois não ser suficientemente inteligente para fazer qualquer coisa de jeito.

      SL

      Eliminar