quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

A herança não se explica, meu caro


Recentemente, a páginas tantas, uma nova colega de trabalho que vive em Guimarães falava do seu Vitória. Quando a conversa rumou (em sociedade é assim que termina) para a família, partilhou que o seu filho, a ovelha (segundo ela) maluca da família, era, afinal, do … Sporting. Nado e criado em Guimarães, com 17 anos, o rapaz era adeptos fervoroso (pasme-se) do Sporting, clube que nunca tinha visto campeão. Em futebol, bem entendido, que o rapaz acompanha as outras modalidades, sabe-se lá porquê. A admiração roçou-nos por pouco tempo. Afinal estávamos ali alguns malucos com mais histórias. E pouco titulados. Em futebol sénior, bem entendido.

O trabalho de casa, vulgo TPC (embora eu sempre o pense como TdC) é fundamental para uma boa classificação final. Faz parte do treino, entre outras coisas. Ir às aulas é fundamental. Mas é preciso estar atento. Tirar apontamentos. Ler os livros. Enfim, até copiar. Mas copiar bem. Aprender é um prazer, mesmo com um fardo às costas.

Uma herança, ainda que lamentável, não se explica. Quer dizer, fala-se disso em casa. Em família. De tanto vermos o mesmo filme, começámos a acreditar que tudo aquilo faz parte do cenário de um Western (Spaguetti) rodado na Andaluzia. E por isso verdadeiro, como qualquer outro cenário bem construído. E facilmente o identificámos pela banda sonora: Spooooorting.

11 comentários:

  1. Caro Rui,quis o destino que o meu filho agora com 19,outrora com tenra idade,chorão e a usar fraldas,me obrigasse a passeios pela aldeia de forma a acalmar o espírito e dar descanso aos meus ouvidos,e onde é que o rapaz interrompi a o choro?No café da aldeia mesmo em frente às camisolas listadas de verde e branco da nossa famosa super equipa de 94,não sei porque,aquele poster gigante tinha efeito hipnotizante .....mais tarde pediu ao avó meu pai,imigrante em França como prenda de aniversário,o equipamento do Sporting.Eu fiquei perplexo,pois nunca quis influênciar clubisticamente os meus descendentes.A minha filha de 6 anos,também se apaixonou há um par de anos ,aqui em UK pelas tais camisolas,sendo a mãe e irmã,Portistas!Transversalmente aos 2 há o facto de racionalmente não terem visto in loco o Sporting campeão,nem de perceber patavina de futebol,mas é aquela paixão sem nada receber em troca a não ser o gozo dos azuis e vermelhos da família e da escola.Seria tão bom que os brunistas percebessem a verdadeira essência do futebol e suas paixões,e deixassem de se achar donos do clube.O Sporting é do mundo,nunca aceitarei ser conotado ou baptizado de croquete,71%,sportingado nem coisa nenhuma.!Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, é uma honra ser confundido com o Rui.

      A herança, a verdadeira são os adeptos. E essa não se explica. O resto, não chagariam panos para tantas mangas.

      SL

      Eliminar
  2. Caro,

    Excelente texto: Não sei se vai ser bem compreendido. De qualquer forma a herança também se serve fria.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro,

      Obrigado. Acho.
      O mesmo filme. O mesmo lugar sentado.

      AL

      Eliminar
  3. Os meus filhos são todos do Sporting, esse foi um dos meus TdC e eles aprenderam bem. Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Caro,

      A caminho de um pacemaker é o nosso lema.
      Mas há coisas extra pacemaker que cansam.

      SL

      Eliminar
  4. Meu Caro, tenho 60 anos e 2 filhos do SCP:
    Infelizmente, espero que os meus netos o não sejam.
    O GRANDE SCP acabou.
    Está entregue a golpistas, salafrários,pessoas sem escrúpulos e sem valores.
    RIP SCP

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro,

    Não é só o Sporting. Teríamos que mudar de país.
    O que chateia mais são as conversas de heranças lamentáveis. Passei a vida a escutar isso.
    Fiquemo-nos pela outra herança: a que nos orgulha.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Excelente post
    É isso, a herança não se explica nem se exemplifica.
    Respondendo ao comentador acima : sou Sporting, os meus filhos são Sporting e terei muito orgulho se os meus netos forem Sporting, serão de certeza.
    O Sporting que conheço há mais anos que o Vitor Moreira não se confunde com presidentes, sócios eleitos para dirigir o clube, apenas isso. Ninguém é dono do Sporting, quem se arvora em tal corre o risco de ser corrido numa tal Assembleia onde aparecem sempre os anonimos salvadores do clube. O Poder esta no povo não nos lunáticos. Ja bastou o do século XX.
    SL

    ResponderEliminar
  7. O comentário acima é meu
    João Balaia

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, meu Caro.

    Acresce que falar de heranças lamentáveis, também relativamente à gestão de anteriores direcções é o nosso prato do dia desde que me lembro. É tempo de mudar de dieta e aproveitar a herança que realmente importa.

    SL

    ResponderEliminar