domingo, 6 de novembro de 2016

Nem a pedido se arranjava um jogo assim!...

Há uma equipa com o Adrien e outra sem ele. Hoje, contra o Arouca, jogou a equipa com o Adrien. Notou-se e bem. Notou-se na agressividade e na pressão sobre o adversário. Apesar de algumas invenções do árbitro, acabámos a primeira parte para aí com umas quinze faltas. Mais ou menos o triplo dos últimos jogos.

O jogo também confirmou uma das minhas teorias preferidas. Quando estás com dificuldades em criar lances de perigo, o melhor é atirar à bola para a molhada que às três tabelas ela ainda pode acabar por entrar. O Jorge Jesus andava esquecido desta teoria e, mais do que isso, da sua prática. Bem sei que não temos o Maxi Pereira, mas, como se viu, o João Pereira disfarça bastante bem. Bem, também não basta mandar a bola para a molhada. É preciso meter dentro da área meia dúzia de matulões. Estando reunidas estas condições, o Bas Dost sabe como as empurrar lá para dentro.

O jogo não deu para retirar grandes conclusões. Na primeira parte estivemos mais agressivos, mas o ataque tarda em funcionar. Praticamente não criámos oportunidades de golo. O Arouca também não, mas não estava no jogo para isso.

Na segunda parte estivemos melhor. Só que, entretanto, o Arouca ficou a jogar com dez. O estouvado do seu lateral direito fez questão de se expulsar. Depois do primeiro golo, qualquer um fica em pânico quando vê o João Pereira marcar um lançamento lateral. Fica mais descansado quando o vê cabecear isolado a poucos metros da baliza. Teria sido o nosso segundo golo. Não foi naquela jogada, mas não tardou pela demora. Excelente contra-ataque do Sporting, grande cavalgada do Bryan Ruiz e de mais uns tantos, o Adrien, isolado, domina a bola de peito e, em vez de rematar para o golo, atrapalha-se com ela e manda-a para a molhada, aparecendo o Campbell a metê-la lá dentro, meio com o ombro, meio com a cabeça.

Depois do segundo golo, o jogo deu para tudo. Deu para o Adrien falhar um penalty e o Bas Dost fazer mais um passe para a baliza, agora de cabeça, depois de uma assistência do Campbell ao melhor estilo do Karaté Kid. Deu sobretudo para jogar ao ritmo do Brasileirão e permitir, assim, a entrada do Elias de forma a ele não estranhar.

Como se disse, este jogo não foi o melhor para se analisarem as eventuais melhorias da equipa. Nem a pedido se arranjava um jogo assim para se melhorar o ânimo. Com o Adrien a equipa melhora. Com o Elias a equipa piora. Com o Bryan Ruiz, não sei o que diga. Na época passada, dizia-se que ele podia jogar melhor se tivesse férias. Há dois anos que as não tinha. Prefiro o Bryan Ruiz cansado e sem férias da época passada. O Campbell parece menos gordo e, pelos menos, já não tira a camisola depois de marcar um golo. A defesa não chegou a ser posta à prova. Até o Zeegelaar parecia um jogador da selecção da Holanda.

12 comentários:

  1. Mais uma crónica excelente, sem muito mais a acrescentar.

    Falta ali um ataque mais entrosado, são inúmeras as vezes que o Bas Dost tenta meter de cabeça num lado e nunca está ninguém, ou que se falha uma tabelinha porque não sabem onde vai aparecer o colega. No fundo, o jogo de hoje serviu para elevar o espírito e ganhar alguma confiança.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Espero que tenha dado confiança.

      Agora, faltou-me falar do Castaignos. Ou muito me engano ou temos ali um trapalhão. É verdade que o JJ quer que ele ande para ali a fazer de segundo avançado e o homem não sabe o que isso é.

      Ao que parece também, o André e o Markovic já foram. O Meli nunca chegou a ser. Precisamos de alternativas. O Metheus tem lugar na equipa e o Esgaio também.

      SL

      Eliminar
    2. Caro Rui,

      Discordo quando fala de Castaignos, Markovic e Balada.

      O primeiro mostra alguns pormenores de qualidade, mas pouco ou nada conseguiu ainda jogar. Ontem podia ter feito uma assistência para o Bas Dost mas pareceu-me que se atrapalhou com um tufo de relva. É preciso dar tempo ao tempo e esperar para ver. Campbell também foi apelidado de Djalo e ontem mostrou que vale mais que isso.

      Acredito também que Markovic melhore. Quanto a André, ao que parece é a 3ª escolha, pelo que não terá muito espaço.

      Meli é uma pena, até porque acho que podia oferecer mais que o Elias. Talvez tenhamos uma oportunidade de o ver jogar na taça.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Espero que tenha razão. O Campbell mostrou que é opção. Do Castaignos vamos ver. A posição não é a melhor para ele. O JJ parece querer colocá-lo a segundo avançado. Não sei se tem técnica para isso.

      O Markovic, mesmo no Benfica, sempre me pareceu um pouco inconsequente. O JJ chegou a fazer alguma coisa dele. Pode ser que consiga o mesmo no Sporting.

      O Meli anda desaparecido. Até temos dúvidas se chegou a ser contratado. Vamos ver se aparece. Descartado o Elias, as alternativas no meio.campo não são muitas.

      SL

      Eliminar
  2. Como podia o Campbell tirar a camisola se o João Pereira, pelo sim pelo não, lhe saltou logo para as costas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Magnífico! O João Pereira foi decisivo. Nesse lance, no lançamento lateral para o primeiro golo e na expulsão do adversário.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    JJ deu-nos um brinde. Resolveu colocar os melhores e tirar quem não interessa. Só faltou o Marvin.
    O problema é que mesmo com os melhores, a coisa é curta. Esgaio e Matheus elevariam as opções e a qualidade. Só que o JJ não vê a coisa dessa forma, é pena.
    Agora é espremer ainda mais estes. B. Ruiz, Gelson e William caminham para o esgotamento. E face às opções (à qualidade das mesmas, entenda-se), alguns deles terão de ser usados contra o Praiense. Isto claro, depois de terem andando a treinar e jogar pelas selecções (e para nada). Incrível.

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Cantinho,

      De facto, parece que o JJ começou a acertar nos melhores. Pareceu-me a melhor equipa desta época.

      O problema é sempre o mesmo: a profundidade do plantel, sobretudo em certas posições. Por isso é que penso que o Matheus e o Esgaio podem ser alternativas.

      SL

      Eliminar
  4. A equipa ganha imenso com o Campbell, tem capacidade física e velocidade aparece bastante bem nas zonas de finalização, marca um golo dá outro a marcar e falhou outra a cms do poste com o pior pé. Estando bem tem que jogar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gil,

      Nos primeiros jogos, o Campbell pareceu-me em má forma. Pareceu-me um pouco gordo até.

      SL

      Eliminar
  5. Caro Rui,

    Hoje está uma daquelas manhãs em que só apetece pensar em futebol. Portanto aqui vai uma rápida reflexão sobre o jogo. No essencial concordo consigo, não podíamos ter pedido um jogo melhor para ganhar ânimo.

    Mas depois dou comigo a pensar: então mas o Arouca será assim tão pior que o Tondela? Talvez seja, mas não deixa de ser curioso que nenhum dos nossos melhores jogadores contra o Arouca tenha jogado os 90 minutos na Alemanha. Por ordem aleatória Adrien, João Pereira, Bas Dost e Campbell. Eu sei que estou sempre a carregar na mesma tecla, mas não deixa de ser curioso.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O melhor mesmo é falarmos de futebol.

      É verdade. O Arouca não é pior do que o Tondela. O que parece é que a equipa estava mais fresca. Estava mais fresca, por um lado, e a presença do Adrien mobiliza a equipa para uma atitude mais agressiva e pressionante sobre o adversário, por outro.

      Como sempre dissemos, e parecemos os dois um disco riscado, a profundidade do plantel não dá para estarmos em duas frentes.

      SL

      Eliminar