quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A arte de ensarilhar jogos

O que se aproxima não nos pode deixar descansado. Em cada jornada, a pressão sobre nós aumenta. O “colinho” não é a questão que mais me preocupa. Nem sequer me preocupam os roubos de igreja ou de capela, como se quiser.

O que me preocupa é a sistemática dualidade de critérios nos nossos jogos, em particular na amostragem de amarelos. O último jogo, contra o Boavista, foi um belo exemplo disso. As primeiras pantufadas dos adversários dão origem a uma bela conversa dos árbitros avisando os meninos que se se continuarem a comportar mal podem levar amarelo.

O jogo vai avançando e continua o antijogo declarado sem que nada aconteça. A meio de tudo isto o jogo entra na fase das faltas e faltinhas com dualidade de critérios. O jogo não anda e a equipa vai-se intranquilizando. Acaba o jogo e mesmo quando ganhamos tranquilamente, como foi o caso do Boavista, temos tantos amarelos como os adversário e as faltas estão ela por ela.

A comunicação social entra, depois, na fase do “lava mais branco”, como um detergente famoso. Cada lance é analisado de “per si” sem qualquer avaliação da coerência na aplicação das regras. Não temos prestado a devida atenção a isto. É que os jogos resolvem-se ou ensarilham-se nestes detalhes.

6 comentários:

  1. Nem mais... o pior e que eles tem a cartilha bem estudada.

    Hoje em dia preocupam-se em roubar com inteligência. Nos jogos em Alvalade a estratégia tem sido em azedar o ambiente, intranquilizar o publico e desviar o focus do apoio a equipa. A melhor resposta será uma enorme salva de palmas por cada falta assinalada a nosso favor.

    A ironia e o sarcasmo tem muita força perante medíocres.
    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está a grande verdade. Não é preciso um penalty ou um fora de jogo mal assinalados, ou por assinalar, para embarracar um jogo. As faltinhas do meio campo são puro veneno que dão cabo dos nervos a adeptos e jogadores.

    E Vítor Pereira já está numa fase em que nem se dá ao trabalho de mascarar as nomeações ridículas que faz. Capela apitar o Porto e Tiago Martins o Sporting ainda poderia ser tolerado (apesar de este último ter sido o que apitou uma falta por o vento, no estádio do Nacional, ter soprado sobre a florzinha do Eliseu). Agora o Cosme arbitrar o Benfica é que é qualquer coisa. Meras semanas depois da vergonha e da barraca que deu em Alvalade.

    Preparem-se para voltar a levar brevemente com um Luís "narigudo" Ferreira. O tal que expulsou Patrício (em 3 jogos com o Sporting colocou-nos um jogador na rua em cada um) por uma "falta" sobre um jogador do Tondela e que não permitiu a Adrien disputar uma bola ao ar.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Está tudo dito e ainda bem que alguém alerta para esta situação.
    Por isso é que eu considero a arbitragem de Rui Costa (irmão do nosso querido Paulo Costa - um tal que fez recusa aos nossos jogos depois de tantos roubos, já não deveria saber como roubar mais), no último jogo, ainda pior que a de Cosme Machado no jogo contra a Académica.
    Aquela arbitragem foi de primor: cacetada até mais não, agressões, "o que é falta para o Boavista, não é para o Sporting", cartões no bolso para uns, logo saltam para outros, etc. Teve de tudo. Só faltou alguém dos axadrezados cair na nossa área. Ele não perdoaria.
    E a forma como deixou Slimani levar toda a porrada possível tinha um objectivo: que este protestasse e, assim, levar o amarelo da ordem. Mas estão a guardá-lo para Guimarães.
    O jovem prodígio internacional sem um único jogo na I Liga não vai falhar, assim como não falhou na 2ª jornada na Luz (contra o Estoril) ou, recentemente, na Choupana, no jogo entre Nacional e fifica.

    ResponderEliminar
  4. Choradinho por antecipação?!? Uma "grande potência desportiva", com o melhor treinador do mundo e arredores, que pratica o melhor futebol do campeonato, tem os melhores adeptos do mundo, deveria estar, à esta altura, ainda, a jogar na Europa, na taça de Portugal, na Taça da Liga e a preparar-se para a festa de campeão. Ao invés disso, culpam tudo e todos pelo que não conseguem fazer, entretêm-se com o "campeonato dos penalties" e quando a coisa ameaça dar para o torto, há choradinho por antecipação. E jogar à bola? Não? :-)

    ResponderEliminar
  5. Pois... jogar a bola... coisa que as galinhas mais fazem.

    'Mais vale ocupar os lugares na liga, que contratações de jogadores', by Estaline Vieira.

    Lampionagem... a imagem do esgoto que grassa neste país dominado por medíocres.

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar