quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Alguma vez havia de ser

Fomos eliminados pelo Braga da Taça de Portugal. Antes assim: pelo Braga, eliminando o Benfica pelo caminho. É o que dá andarmos a disputar competições impróprias e a jogar em dias impróprios da semana. O Sporting dispõe de treze ou catorze jogadores que são opção. Desses, meia-dúzia está sempre em risco de lesão ou de implosão dentro de campo.

Só vi o jogo a partir dos sessenta minutos. Do que vi, concluo que perdemos o jogo por duas razões fundamentais, para além do mérito do Braga.

Gamaram-nos um golo que dava o quatro a três. O futebol não é patinagem artística. Não interessa a classificação do júri. Aliás, nem sequer há júri. O que contam são os golos. Se os árbitros não validam golos limpos como esse pouco se pode fazer.

A equipa estava morta. A meu ver, o Jorge Jesus não fez mais nenhuma substituição na segunda parte porque, simplesmente, desconfiava que a qualquer momento seria necessário substituir alguns dos jogadores que não estava bem fisicamente e em risco de sair lesionado. O Ewerton foi o caso mais evidente. Só assim se explica que não tenha tirado o Jéfferson para colocar o Esgaio. O Jéfferson estava clinicamente morto. Apesar de todos os remendos, foi por esse lado que perdemos o jogo.


(É necessário poupar o Ruiz. Sem ele, estamos feitos. O rapaz já gozou de melhor saúde. Quando estive na tropa, nas caminhadas era o único que sabia interpretar uma carta militar. Todos dependiam de mim. Só faltava levarem-me ao colo. Com o Ruiz é a mesma coisa. Só ele é que sabe interpretar a carta também)

6 comentários:

  1. Concordo.
    Devíamos ter colocado uma segunda linha neste jogo.
    Esta nova vaga de árbitros tem tanta qualidade como uma dupla de laterais conhecida por Eliseu e Sílvio, internacionais da selecção A das quinas

    A taça de portugal só tem interesse pelo jogo do Jamor. No resto, jogos de distritais.

    Temos a equipa B para quê? tem que avançar para os jogos da taça de portugal, taça da liga e liga europa. E o treinador deve ser o João de Deus. Acho ridículo o Jesus andar a perder tempo em jogos a meio da semana, quando devia estar a dar a táctica aos jogadores. Para além do risco sério de poder ser expulso.

    Saud. leoninas,
    Paulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Temos uma oportunidade que se pode não repetir de se ganhar o campeonato. Não a podemos desperdiçar.

      As outras competições servem para nos distrair deste objetivo essencial.

      SL

      Eliminar
    2. Meu caro Rui,
      Exacto... temos uma grande oportunidade.
      Se o Teo tivesse jogado, se calhar tínhamos sido eliminados (e prejudicados) logos nos 90 e não havia desgaste do prolongamento.

      Concordo, acredito que na próxima mão cheia de anos não vamos ter uma oportunidade tão boa de sermos campeões.
      Concorda com a minha ideia de colocar o João de Deus nos jogos de outras competições (em especial, jogos no estrangeiro)?

      O Teo vão facturar na madeira... marca outro golo no seu estilo gingão e dançarino.

      Abraço e espero que continue a fazer novos textos no seu estilo peculiar.

      Abraço e saudações çeoninas.
      Paulo.

      Eliminar
  2. Caro Rui,

    Devo dizer que perdeu 60 minutos de um grande jogo de futebol, mas a sua análise não foi penalizada por isso: concordo com tudo.

    8 golos nos dias que correm num jogo destes é um luxo. O pior mesmo é que uma equipa marcou 4 golos legais e ficou com três na contagem e outra equipa marcou 3 golos legais e ficou com 4. É pena, os jogadores de ambas as equipas mereciam mais.

    SL,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Do que vi, foi um jogo em que ambas as equipas pretendiam ganhá-lo. É raro em Portugal. Em Portugal, uma equipa prende ganhar o jogo e outra só não o pretende perder. Em muitas situações, são ambas as equipas que têm como objetivo não perder o jogo.

      Mas factos são factos. Fomos gamados. Como disse o Jorge Jesus, fomos os primeiros a marcar o 4-3.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Rui Monteiro, fomos gamados e ao que parece não foi só no golo recomendo-lhe que leia este post neste blog que não conhecia até alguém noutro blog me alertar para ele, aqui vai
    http://misterdocafe.blogspot.pt/2015/12/fabio-verissimo-quem-sai-aos-seus-nao.html

    ResponderEliminar