segunda-feira, 5 de outubro de 2015

De papo cheio

Finalmente ganhámos como deve ser: de papo cheio e com um “hat-trick” do Slimani. O homem já merecia e nós também.

Há um antes e um depois de William Carvalho. Com ele, a equipa está tranquila a atacar e a defender. Não há transições ofensivas do adversário que lhe resistam. Os defesas centrais deixam de estar entregues à sua sorte. Os laterais sobem sem estarem a olhar pelo retrovisor. O Adrien pode perder as bolas que lhe der nas ganas que não há problemas. Todos os jogadores têm um porto seguro a quem passar a bola. Ele não a perde e encontra sempre o melhor destino para ela.

O jogo não teve muita história. Atacámos, atacámos e atacámos. Dominámos, dominámos e dominámos. O Guimarães nunca conseguiu sair do meio-campo. As oportunidades de golo sucederam-se. Ao intervalo o resultado de dois a zero era tremendamente injusto. No final, os cinco a um sabem a pouco.

Duas ou três notas finais.

O Bryan Ruiz desatarraxou-se definitivamente. A cada jogo que passava, o risco de se desmembrar era cada vez maior. Tinha de acontecer o que aconteceu. Aconteceu numa das suas melhores jogadas da época. Partiu os adversários e partiu-se a si próprio, tudo em câmara lenta.

A paciência para o Teo Gutiérrez começa a esgotar-se. O homem não é carne nem peixe. Parece ter técnica, mas não tem. Parece ser rápido, ou intenso, como agora se diz, mas não é. Parece ser perigoso, mas é um cabo dos trabalhos para marcar um golo. Tem o defeito de desaparecer do jogo ao fim de meia-hora, depois de ficar com os bofes de fora com duas corridas.

A alternativa ao Carrillo é o João Mário, como esperava. Não é bem o João Mário. É o João Mário e o Esgaio. O primeiro joga melhor por dentro. O segundo é um excelente ciclista. Não revela é ainda grande confiança na hora da decisão.

8 comentários:

  1. Genial....
    e o Gelson, o homem matraquilho? tem que aprender que quando recebe a bola há 4 opções: Passar, Rematar, Cruzar, Prosseguir com a mesma.....
    Quando ele perceber isto, e nem lhe estou a pedir que escolha sempre a melhor opção, fica para outras núpcias.... estará mais perto de ser um grande jogador...
    O que não pode fazer é sempre que recebe a bola parecer um matraquilho e fazé-la tabelar em si, antes de tomar uma das 4 opções anteriores....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O rapaz tem qualidade técnica e velocidade para ser grande jogador. No momento de decidir, tremem-lhe as pernas. Isto só se resolve com o tempo.

      SL

      Eliminar
  2. Um bom jogo do Sporting, com uma excelente 1ª parte, com uma grande posse de bola e até algumas situações de golo desperdiçadas. No geral, toda a equipa esteve bem, sobressaindo a classe de Sir William Carvalho. Por fim, um à parte: antes deste jogo a pasquinagem e os programas com paineleiros na TV, diziam que o Sporting não marcava golos por que o Carrilho não jogava. Ontem também não jogou e o Sporting marcou 5. O que é que vão inventar agora? Que foi por BdC não estar no banco? ehheeh. Old Lion.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O Carrillo joga e marcamos golos. O Carrillo joga e marcamos golos. O Carrillo não joga e não marcamos golos. O Carrillo não joga e marcamos golos. São as combinações possíveis. Se qualquer comentador afirmar um das hipóteses tem sempre uma percentagem de probabilidade de acertar.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    Excelente jogo do Sporting, frente a um adversário "macio". Existe de facto um Sporting com e sem William Carvalho: o acréscimo de qualidade depois de uma lesão de esforço é verdadeiramente notável.

    Com ou sem jogos em atraso, não tenho memória de irmos jogar à luz com uma vantagem tão expressiva sobre o Benfica. A ver vamos no que dá, mas desta vez a pressão não está mesmo do nosso lado.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Não sei se o Benfica pode continuar a oferecer o álbum do Eusébio com umas jantaradas metidas dentro. Não podendo, ainda ficamos com menos pressão.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Com um abraço, confesso não ter resistido à tentação de levar lá para o meu canto esta análise, que subscrevo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Álamo,

      Obrigado pela referência. Só você para me lembrar que tenho mais de 50 anos.

      Um abraço

      Eliminar