domingo, 19 de julho de 2015

Altos e, esperemos, bons

O Jorge Jesus gosta de jogadores altos e com poder de choque, sobretudo na defesa. Jorge Jesus sabe que, em Portugal, os campeonatos se ganham nas bolas paradas, defensivas e ofensivas. Aproveita-se tudo: desde um lançamento de linha lateral até uma pura e simples biqueirada para a frente.

Sabíamos isso e, portanto, as duas mais recentes contratações para a defesa não espantam ninguém. Agora, com o Ewerton ainda, admito que o Paulo Oliveira pouco ou nada vá jogar. O Tobias Figueiredo deve estar de malas aviadas. O Rúben Semedo também. Lá se vai o projeto da formação. Fica para a próxima, quando se acabarem as supostas folgas financeiras. O Marco Silva está perdoado pela fraca utilização dos jogadores da Equipa B. De não usar fato e gravata é que não.

14 comentários:

  1. O Tobias é e sempre foi para emprestar. Precisa de rodar e ganhar experiência num clube da 1ª Liga onde possa cometer erros sem grande pressão.

    ResponderEliminar
  2. Ainda sou do tempo que por aqui se pedia: centrais altos, fortes e maus.

    Convenhamos que para estagio foram se não estou em erro 11 jogadores da formação, se acrescentarmos o William serão doze.

    É natural que alguns venham a ser dispensados, também me parece que se queremos ambicionar títulos não pode ser unicamente com a equipa de juniores.

    O MS com ou sem fato e gravata, hostilizar publicamente que nele tinha apostado, não sendo imperdoável convenhamos que não terá sido uma táctica muito inteligente.

    Nesta altura do campeonato, com 5 contratações (Ruiz, JP,Teo e Naldo e Ciani, reforçamos sectores que mais fragilidade evidenciaram no temporada passada e colmatou-se as saídas do Cedric, Nani e a lesão do Ewerton.

    Concluindo, na minha opinião ainda não se foi o projecto da formação e a continua a não existir folga financeira, haverá quando muito um aumento no orçamento disponível proporcionado pelos resultados de exploração positivos nos dois últimos anos.

    Abraço Leonino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não há ninguém mais defensor de defesas centrais feios, porcos e maus. Os centrais servem para intimidar os adversários, antes de mais. Estou de acordo com as opções.

      Agora, isto só prova que é sempre muito difícil compatibilizar a aposta na formação com a ambição de conquista de títulos.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Com as varias contratações foram gastos 6.4M, o porto só com um gastou 20M.

    A contratação mais cara, Teo custou 3.4M no benfica só o Carcela custou 4M.

    O Sporting contratou 6 jogadores e o benfica que dizem está a desinvestir, nas ultimas contas já tinha contratado 11

    O Sporting levou para estagio 11 jogadores da formação e o benfica que agora vai apostar a serio na formação dizem, levou 5.

    Com estes factos e números custa ouvir comentários, que lá se foi a aposta na formação, que não há contenção financeira. Mas Ok, com a bola a rolar, apenas o facto de entrar ou não, tudo muda ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não leia no post o que lá não está. O Paulo Oliveira foi à vida. O Tobias também. É normal. A defesa melhorou com o Paulo Oliveira mas só estabilizou com o Ewerton.

      SL

      Eliminar
  4. Quase 50% dos jogadores convocados para o estagio saíram da formação, se a estes ainda juntarmos William, Palhinha e Matheus, então mais de metade do plantel será made in Alcochete, por isso quando refere que lá se vai o projecto da formação, é ironia, só pode!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro.

      É em parte. Muitos se queixaram de o Marco Silva não aproveitar a equipa B. A equipa B está aí e não se vê grande coisa.

      SL

      Eliminar
    2. Sentados na primeira fila, Palhinha, Semedo, Iuri, Esgaio, Wallyson ou Gelson Martins, estão indecisos ... devem rir ou chorar?

      Cupts

      Eliminar
  5. Se calhar esse voltar ao projecto da formação fica para breve, afinal de conta as supostas folgas financeiras decorrem de não se ter provisionado devidamente as contingências que temos pela frente.
    Esperemos que se venham a revelar folgas efectivas.

    Em relação ao projecto da formação, ele na verdade só passou a existir quando as contratações cirurgicas (Sarr's e afins ) se revelaram os mancos que são. Portanto, nada de novo, excepto (esperemos) um critério diferente nas escolhas.

    Para finalizar, noto pelas fotos do embarque no aeroporto que o dress code no Sporting está um pouco menos exigente :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anormal seria não falhar nenhuma contratação. Isso seria de génio. Quer uma lista dos milhões falhados em contratações do carnide e do clube da fruta, Se fizer essa comparação, verifica que afinal o Sporting falhou uns tostões. Nem sempre se acerta, até o Ferguson levou com o Bebe e o Mourinho com o Paulo Ferreira, o Lopategui com o Lopez,.... Mas afinal quem é esse Sarr e quanto custou?

      Eliminar
    2. Meus caros,

      A formação é só quando dá jeito. Sobretudo quando falta dinheiro. No Barcelona também foi assim.

      SL

      Eliminar
    3. Andrés Iniesta, Xavi Hernandez, Lionel Messi, Sergio Busquets, Pedro Rodriguez notwithstanding

      Eliminar
  6. Caro Rui Monteiro,

    Nao me parece de todo que o Paulo Oliveira vá à vida. Parece-me, e bem, que o Tobias vá rodar. Isto porque ao invés de ficar a aquecer o banco e a bancada na expectativa de que surja uma oportunidade, o que ele precisa é de jogar, de cometer erros, de aprender. Numa posicao em que, infelizmente, cada erro seu resulta em cartao vermelho (e por vezes penalti), penso que nao podemos debater isto.

    Por outro lado, nao acha curioso Gelson Martins ter estado em destaque nos encontros até agora realizados?
    Antes de falar de falencia ou sucesso do projeto da formacao eu aguardaria para ver o arranque da temporada...

    Cumprimentos e continue a escrever como o faz

    ResponderEliminar