domingo, 20 de janeiro de 2013

Sai Insua entra Joãozinho? (e algumas frases sobre Ghilas)

A "limpeza" continua..
Agora fez nova vítima, Emiliano Insua, o melhor lateral esquerdo a actuar em Portugal sem qualquer tipo de discussão, que irá para o Grémio.
Existem, no entanto, duas perspectivas para analisar esta saída que, pelo menos a mim me custa bastante. Por um lado, desportivamente é muito arriscado uma vez que era um dos pilares da equipa, um dos (poucos) títulares quase indiscutíveis este ano, um defesa capaz de marcar grandes golos, segurar os contra ataques das outras equipas, atacar em velocidade e marcar bons livres (embora ultimamente muito pouco eficazes). É sem dúvida um grande perda, por ser um tão bom jogador e ainda novo, com prespectivas de evolução, que vai ser encaminhado para um campeonato pouco táctico e muito inferior à Europa. 
Mas, se está a ser "cortado" por alguma razão é. E essa razão, no Sporting dos dias de hoje é sempre a mesma, dinheiro!! O Sporting só tem 35% do passe de Insua, e pede, aparentemente, 3.5 milhões por essa percentagem mais parte dos lucros de uma futura venda. Acho que isto é o máximo que o Sporting se pode dar ao luxo de pedir nos dias de hoje.. Se tivesse o jogador todo, seriam absurdos estes números, mas com tão pouca precentagem do jogador, é bastante bom.
Nisto entra em cena Joãozinho, lateral esquerdo do Beira-Mar, sobre quem não posso sinceramente opinar porque nunca prestei real atenção ao rapaz. Sei apenas que nos últimos dois anos, a carreira subiu em flecha, ainda mais se agora vier para o SCP.
Por muito que doa perder Insua, que tantas alegrias nos deu o ano passado, esta será a linha de contractações que o Sporting tem de adoptar nesta altura. Jogadores que joguem no campeonato português, que se destaquem dentro da sua equipa, que integrados num grande clube serão potenciados. Para além de que saem bastante mais baratos do que aqueles que vêm do outro lado do atlântico. Penso que os dirigentes já compreenderam isto, não vale a pena nesta altura endividar mais o clube por jogadores que ao chegarem terão de ser adaptados e mais tarde ou mais cedo vão pedir brutos ordenados.
Se for bom jogador, e penso que Jesualdo sabe avaliar um bom jogador, será muito bem-vindo a este novo Sporting!

Outro nome apontado ao nosso clube é Ghilas, sobre o qual o Sporting já tem direito de preferência e , especula-se que muito em breve vestirá verde e branco (mas desta vez às riscas). Ghilas marcou 10 golos até agora, sendo que atrás dele tem um Moreirense que muito terá de lutar para se manter na primeira divisão.

Deixo-vos dois videos dos dois jogadores apontados a Alvalade.. esperemos que venham para ajudar! 

O primeiro, um pouco depois dos quatro minutos mostra um excelente golo de Joãozinho.



O segundo de Ghilas, que isolado não falha..





10 comentários:

  1. Quem é que mandou o Amido Baldé embora? Não estou a falar dos golos marcados mas da maneira como joga: sozinho esperandos os calegas, distribuindo bolas, ganhando nas alturas.....

    ResponderEliminar
  2. Pouco tático? MUITO inferior à europa??? Você assistiu Corinthians x Chelsea em dezembro, quando o 6° colocado no último campeonato brasileiro se tornou Campeão Mundial??? Você viu que a FIFA classificou esse campeonato como o segundo melhor do mundo atrás apenas do espanhol? Com certeza é uma evolução ao jogador ir ao Grêmio. Regressão foi sair da liga inglesa para a de Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Claro claro, o campeonato brasileiro e melhor que o inglês, alemão, italiano e mesmo o português.. sem dúvida que sim. Por favor, o Corinthians não faz um campeonato, nem o que a FIFA diz é lei. Sair do Sporting e ir para o Grémio é regredir na carreira claro que é.. aliás se quiser uma prova vá lá ao Brasil perguntar a qualquer um do plantel se quer trocar de clubes, quantos dizem que não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você está mal informado amigo! Os patrocínios dos clubes brasileiros hoje em dia são melhores do que os patrocinios dos clubes portugueses. Seedorf joga em um time de nivel mediano do Brasil, assim como Ronaldinho. O Corinthians acaba de investir 60milhoes para contratar Alexandre Pato do Milan e Renato Augusto do Bayern. Diego Forlán melhor jogador da última copa do mundo joga no Internacional de Porto Alegre. O Grêmio para onde está indo Insua é campeão do mundo e tem jogadores que já disputaram copas do mundo pela seleçao brasileira como o goleiro Dida e os meias Zé Roberto e Elano. O Santos paga um salário superior a 1 milhão por mês a Neymar e já recusou propostas que beiram 100 milhões do futebol europeu! Hoje em dia os jogadores brasileiros estao preferindo ficar no Brasil a ir jogar na europa.
      Quanto a comparar o Grêmio com o Sporting acho até bobagem. O Grêmio é um time campeão do mundo e é brasileiro, país que conquistou mais copas do mundo. Já o Sporting...

      Eliminar
    2. Dinheiro não faz clubes, mas esta nem sequer é uma discussão que tenha a ver com isso. Tem a ver com o Insua.. Enfim vamos continuar com a brincadeira que o campeonato brasileiro é melhor que os campeonatos europeus. o que interessa aqui e o SPORTING não é o Gremio. O Sporting formou mais jogadores vencedores do melhor jogador do mundo do que o gremio.. isso te garanto. Mas, boa sorte com isso

      Eliminar
  4. O campeonato gaúcho é dos piores estaduais no Brasil.
    Os valores adiantados pelo leitor brasileiro são em reais , pelo que têm que ser divididos por 2,7.
    O Seddorf está em fim de carreira, o Pato não tem mercado na Europa, à semelhança de Ronaldinhos, Lúcios e tantos outros que enquanto tiveram lugar nos clubes europeus nem pensaram no Brasil. quanto ao Neymar, pelo que se percebe tem medo de vir para a Europa, pois ainda lhe acontece como ao Robinho ou ao Pato e se percebe que é um flop.

    A vantagem de ir para o Grêmio é disputar a Libertadores, mas depois de falhar na Europa (Liverpool, Besitkas e Sporting), dificilmente o Insua poderá voltar.

    quanto a ser campeão do mundo, isso é um título que só interessa mesmo aos sul-americanos, pois a competição mais importante de clubes é a Champions e a uma grande distância a Europa League, ao contrário de provas onde se jogam contra equipas miseráveis como da Arábia, da Ásia, da concacaf que provavelmente nem nas primeiras ligas europeias teriam lugar.

    Por muito mal que esteja o Sporting neste momento, a verdade é que trocar o Sporting pelo Grêmio é mais um passo atrás na carreira do Insua, pelo que o seu futuro deverá passar por um qualquer cruzeiro, náutico ou godoy cruz desta vida.

    ResponderEliminar
  5. xi! Ainda vamos ter aqui um incidente diplomático. O melhor mesmo era ter vendido o rapaz ao slb e ficavamos todos amigos...

    ResponderEliminar
  6. Nota: este blogue (normalmente) prima pela linguagem e pelo domínio mínimo da língua portuguesa, o que o distingue, não raro, de vários outros. Nesse sentido, prespectiva e precentagem não ajudam em nada a manter as boas exibições
    Força Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo aviso.. será corrigido. Infelizmente o corrector automatico da Apple faz esta correcções manhosas.

      Obrigada

      Eliminar
  7. O joãozinho vai dar que falar!

    ResponderEliminar