quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O fim

14 comentários:

  1. Parafraseando paulo portas...

    Sabia que Sá Pinto não é treinador e futebol ?
    -Sabia.
    Sabia que sem dinheiro, Freitas e Duque não fazem nada de nada ?
    -Sabia.
    Sabia que esta Direção é mais própria para um Recreativo de Caneças ?
    - Sabia.
    Então porque me calei?
    -Não, não me calei... sempre o disse... Absolutamente previsivel...

    P. Baylina - VNGAIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Está ao lado um dos post que escrevi quando escolheram o
      Sá Pinto. Chamei-lhe uma Fezada. É e sempre foi uma fezada.

      SL

      Eliminar
  2. DE QUE CULPA TEM ESTA DIRECÇÃO DO SÁ PINTO ANDAR SEMPRE A MEXER NA EQUIPA PRINCIPAL? SE CALHAR QUEREM QUE O GODINHO LOPES, O LUÍS DUQUE, OU, O CARLOS FREITAS SEJAM OS TREINADORES DO SPORTING PARA DEPOIS APLICAREM A TAL DA CHICOTADA PSICOLÓGICA. É VERDADE QUE O SÁ PINTO NÃO TEM EXPERIÊNCIA COMO TREINADOR E, PIOR QUE TUDO, NÃO TEM BOM SENSO. QUANDO ELE SUBSTITUIU O RINAUDO PELO WOLFSWINKEL, EU FIQUEI PASMADO. ANTES, JOGAVA COM TRÊS MÉDIOS DE CARACTERÍSTICAS DEFENSIVAS E, AGORA, JOGANDO SÓ COM UM, TIRA-O E DEIXA IZMAILOV E ANDRÉ MARTINS- QUE NÃO É JOGADOR PARA O SPORTING, SÓS NO MEIO-CAMPO. JÁ NO ANO PASSADO, COMETEU ESTE ERRO NO JOGO FORA COM O ATHLETIC BIBLBAO. TENHO PENA PELO SÁ PINTO, QUE É UM GRANDE SPORTINGUISTA, MAS, MAIS GRAVE QUE NÃO TER UM SISTEMA DE JOGO DEFINIDO, É NÃO EXISTIR QUALQUER TIPO DE JOGADAS/AUTOMATISMO DEFINIDAS. INFELIZMENTE, FIQUEI COM A IDEIA DE QUE SÁ PINTO NÃO SABE TREINAR UMA EQUIPA DE FUTEBOL NO QUE DIZ RESPEITO AOS PRINCÍPIOS BÁSICOS. É PENA PARA ELE E PARA NÓS, SPORTINGUISTAS. QUANTO À DIRECÇÃO, ELES TENTARAM DAR A SÁ PINTO O MELHOR PLANTEL POSSÍVEL E, DADA A FORMA COMO A EQUIPA SE EXIBIU NA ÉPOCA ANTERIOR, RESOLVERAM APOSTAR EM SÁ PINTO PARA A NOVA ÉPOCA. INFELIZMENTE, CORREU MAL E AGORA TEMOS QUE CONTRATAR UM HOMEM EXPERIENTE COM MUITOS ANOS DE FUTEBOL, CHEGA DE APOSTAR EM TREINADORES COM APENAS 2, 3 ANOS DE EXPERIÊNCIA. MESMO QUE A DIRECÇÃO O CONSIGA, ESTE TREINADOR NÃO DEIXOU NADA. EQUIPA PARA O NOVO TREINDADOR COLOCAR A JOGAR NO DRAGÃO: RUI PATRÍCIO; CÉDRIC, ROJO, XANDÃO, INSUA; RINAUDO, ELIAS, SCHAARS; IZMAILOV, WOLFSWINKEL, CAPEL. SUPLENTES: BOECK, DANIEL CARRIÇO, ADRIEN, PRANIJC, CARRILLO, VIOLA, BETINHO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando alguem diz que o andré martins não é jogador para sporting, quando é somente o melhor jogador que por lá anda, está tudo dito sobre a inteligencia dessa pessoa...

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Existe uma contradição no seu raciocínio. A culpa é da Direcção antes de mais porque apostou no Sá Pinto. Essa culpa basta.

      Eu gostei do Sá Pinto como jogador, sobretudo na sua primeira passagem pelo Sporting. Agora, isso não o habilita a ser treinador. Mas este também é o resultado do populismo eleitoral. A Direcção resolveu rodear-se de não sei quantos antigos jogadores, por questões de notoriedade. Esse populismo paga-se. É preciso, depois, dar emprego à rapaziada toda.

      SL

      Eliminar
    3. Para alguns lambuças disfarçados de "paineleiros", a direcção do Godinho não tem culpa de nada: se contrata (mal), despede (mal) ou nada faz (mal), não lhe podem ser assacadas responsabilidades. Então para que raio foram (mal) eleitos?

      Eliminar
  3. Tenho ideia que o SP era capaz de pôr o plantel do Barcelona a jogar mal. Vamos ser realistas, a coisa é confrangedora e não existe qualquer azar. Quando os jogadores (bons jogadores) se exibem desta maneira durante dois meses só há uma coisa a mudar, é o treinador e toda a equipa técnica que ele escolheu. Começar do zero em princípios de outubro e ver no que dá. Não me venham é com mais promessas de treinadores, precisamos de um gajo com títulos ganhos num dos principais campeonatos da Europa e com mau feitop.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Se perdermos no Dragão, entra o Inácio e ainda ganhamos isto. Isto para dizer que tudo tem remédio.

      SL

      Eliminar
  4. Parabéns pela escolha musical.
    Dificilmente poderia ser melhor (talvez um compositor húngaro como o Franz Liszt pudesse trazer uma outra pontinha de cinismo). Dado que estamos num espaço em que nem sempre as opções musicais reúnem consensos, e muito menos as letras, permita-me acrescentar alguns extratos do libreto para ajudar a esclarecer as sensibilidades:

    «1 - Repouso
    Repouso eterno dá-lhes, Senhor, e luz perpétua os ilumine.
    Tu és digno de hinos, ó Deus, em Sião, e a ti rendemos homenagens em Jerusalém:
    Ouve a minha oração, diante de Ti toda carne comparecerá.
    Repouso eterno dá-lhes, Senhor, E luz perpétua os ilumine.
    Senhor, tem piedade. Cristo, tem piedade. Senhor, tem piedade. (…)
    7 - Dia de lágrimas
    Dia de lágrimas será aquele no qual os ressurgidos das cinzas serão julgados como réus.
    A este poupa, ó Deus, piedoso Senhor Jesus
    Dá-lhes repouso. Amém.
    8 - Senhor Jesus Cristo
    Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória, liberta as almas de todos os que morreram fiéis das penas do inferno e do lago profundo:
    Libertai-as da boca do leão
    Que não sejam absorvidas no inferno, nem caiam na escuridão:
    Mas que o santo arcanjo Miguel as introduza na luz santa:
    Conforme prometeste a Abraão e à sua descendência. (…)
    9 - Sacrifício
    Sacrifícios e preces a Ti, Senhor, oferecemos com louvores:
    Recebe-os em favor daquelas almas, das quais hoje nos lembramos:
    Fazei-as, Senhor, da morte passarem para a vida.
    Conforme prometeste a Abraão e à sua descendência.
    12 - Cordeiro de Deus
    Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo: dai-lhes o repouso.
    Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo: dai-lhes o repouso eterno. Que a luz eterna os ilumine, Senhor: Com os teus santos pela eternidade: pois és piedoso.»

    http://www.vagalume.com.br/mozart/requiem-traducao.html#ixzz28NPHxISq


    E no dragão...até os comemos!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      A escolha foi mais por impulso do que outra coisa. Não vi o jogo. A minha filha ligou-me para dar a notícia. Nunca fez nada de parecido. Aliás, não percebe nada de futebol, nem quer perceber. Até ela percebeu que tínhamos batido no fundo.

      Posso sempre alegar a favor da minha tese o famoso teorema da convergência para a média. Qualquer coisa como: quando as coisas estão mal só podem melhorar; quando as coisas estão bem só podem piorar. Esta tese permite-me afirmar com toda segurança que o Porto é que as vai pagar.

      Um abraço

      Eliminar
  5. "O fim" resume bastante bem o momento da equipa. Eu teria escolhido a famosa (longa...) música dos Doors, mas a ideia seria a mesma.

    Como chegámos aqui? Não sei. Despedir Domingos para contratar Sá Pinto nunca fez sentido. Despedir Sá Pinto depois de ter feito meia época prometedora não fazia sentido. Mas ter uma equipa que vale milhões e quer ganhar títulos a ser dirigida exclusivamente por um treinador altamente inexperiente também não faz sentido.

    Penso que a fórmula do Sá Pinto devia ter sido mais inspirada na do Paulo Bento: podemos ter um aprendiz de treinador, mas em vez de se sentar ao lado dele um "amigo" ou um tipo "porreiro" senta-se alguém com experiência que o "guie". Não se fez isso, agora é tarde demais. Para o Sporting é muito provável que seja mais uma época sem jogar para o título. Para o Sá Pinto pode ser o fim de uma carreia que sinceramente nem sei se seria prometedora.

    Um post tão longo a esta hora também já não faz sentido. Vou dormir e sonhar que o Sporting um dia vai contratar treinadores com experiência e que joguem ao ataque... mesmo que sejam meio loucos, assim tipo Bobby Robson.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Para mim, o Robson foi o melhor treinador do mundo. Com ele o Barcelona fez alguns dos jogos mais deslumbrantes a que tive o privilégio de assistir. No Newcastle lembro-me de um jogo notável contra a Juventus em que a jogar com menos 1 passou o tempo todo ao ataque. A Juventus acabou a goleá-los mas o público despediu-se da equipa com uma estrondosa ovação.

      A ver se tenho tempo para um dia destes falar um pouco mais desta tragédia do Sá Pinto.

      SL

      Eliminar