sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eu queria um destes.

É só um desejo. Apenas mais um não realizável.
Provavelmente continuaríamos a não ganhar tanto quanto queremos, ou tão depressa e tantas vezes como queremos. Arrisco até que perderíamos ou empataríamos uma ou outra vez, ou mais. Mas pelo menos tínhamos um homem sério no clube. Às vezes basta um. Cada grande caminhada começa por um passo. Um pequeno passo.

«Show de Bielsa: «Vocês são uns milionários prematuros»

Uma palestra para a história

Dia 26 de maio, Bilbao. O Athletic perdera na véspera a final da Taça do Rei contra o Barcelona. Poucos dias antes, perdera também a final da Liga Europa diante do Atlético Madrid.

Marcelo Bielsa despede-se dos seus jogadores e a conversa é gravada e chega ao jornal Deia. A publicação basca partilhou este show oratório do argentino. Uma figura muito, muito especial no mundo do futebol.

O Maisfutebol deixa-lhe algumas das passagens. A desilusão de Bielsa pelas duas derrotas e pelo comportamento de alguns jogadores é evidente.

«Vocês são milionários prematuros»

«Vocês são milionários prematuros, não têm problemas, não se importam com o que vai passar. Permitem-se a rir. Mas não se esqueçam que não se pode decepcionar um povo. Um povo tão ingénuo que está a perder 3-0 e, com uma ferida aberta, aplaude a sua equipa ao minuto 80 depois de uma jogada minimamente positiva. É um povo extraordinário, rapazes, e vocês olham com desprendimento para esse povo».

Reportagem: 13 passos, virar; a genialidade del Loco Bielsa

«Eu falava e vocês riam-se no balneário»


«É uma cicatriz, uma ferida. Ontem ouvia, durante a palestra no balneário, conversas paralelas e risos. A temporada acabou mal, muito mal. Não podemos ignorar isso. Faço-me responsável por isso e digo-vos claramente. Jogámos um grande partido contra o Sporting e de aí em diante tudo foi negativo».

«Não estivemos à altura da ilusão gerada»

«O jogo de ontem confirma o que vos digo. Os jogadores-emblema da minha forma de pensar, como são De Marcos, Amorebieta, Susaeta e Muniain, que é um tipo com quem sintonizo emotivamente, não estiveram à altura da partida. Não estivemos à altura da ilusão que gerámos».

«Não podiam perder como perderam»

«Estou verdadeiramente envergonhado por ter decepcionado os adeptos do Athletic. É um fracasso e é uma época negativa. Vocês jogaram duas finais e até podiam ter perdido por 5-0. Não podiam era perder como perderam. Se contra o Atlético foi mau, ontem foi muitíssimo pior. Sabíamos que Barcelona íamos defrontar, sabíamos que tipo de jogo tínhamos de neutralizar.»

9 comentários:

  1. Marcello Lippi – "Desempregado"
    - eficácia à italiana
    Louis Van Gaal – "Desempregado"
    - disciplina marcial e futebol de ataque
    Jurgen Klopp – Borussia de Dortmund
    - futebol de qualidade, bom promotor de talentos
    Marcelo Bielsa – Atlético de Bilbao
    - futebol de qualidade, inovador
    Jorge Sampaoli - Universidad do Chile
    - começa a despertar interesse internacional
    Muricy Ramalho – Santos
    - mister títulos Brasil

    A minha escolha: Jurgen Klopp, a partir de 2013/2014.

    Não temos é clube, nem dirigentes para nada disto.. (implicaria ambição, parcerias económicas, credibilidade no projecto desportivo e nos seus dirigentes, criatividade no modelo de remuneração, um longo etc.).

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  2. Partilho da tua opinião: Marcelo Bielsa.

    Como 2ª escolha optaria por Unai Emery.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, Bielsa seria o Homem do Projecto SCP. Revolucionaria o nosso futebol e marcaria o clube e o país. Faltam pessoas assim.

    Quem não viu o documentário, aproveite pq vale bem a pena.
    Descobrindo Bielsa
    http://www.youtube.com/watch?v=8JJdxMvvTKU

    SL

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, o Bielsa tinha de ser louco para vir para o Sporting....
    O Bielsa é um homem que gosta de projectos, tem uma visão, uma estrategia, uma linha orientadora, que leva a sua equipa ao sucesso.
    Neste Sporting, só se vinha queimar.

    Sou tão sportinguista como voces, tenho é vindo a perder cada vez mais a ilusão.

    ResponderEliminar
  5. QUEM VAI PAGAR A ESTES TREINADORES SÃO OS COMENTADORES DESTE POST. POR FAVOR, GANHEM JUÍZO. É POR ESTAS E POR OUTRAS QUE OS DEPUTADOS DO PS ACHAM-SE NO DIREITO DE ALUGAR AUDIS A5 A TORTO E A DIREITO COM O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES, OU SEJA, DE TODOS NÓS. ESTA É PERSPECTIVA DO "BAR ABERTO" QUANDO SE CHEGA AO PODER.

    ResponderEliminar
  6. PARA MIM, NÃO ME INTERESSA O NOME DO TREINADOR, APESAR DE NÃO SER INGÉNUO E DE SABER QUE VIVEMOS NUMA ÉPOCA DE EGOCENTRISMO EXTREMO, ONDE AS PESSOAS IDOLATRAM OS FEITOS INDIVIDUAIS EM DETRIMENTO DOS FEITOS COLECTIVOS. O OCEANO ATÉ PODE CONTINUAR, DESDE QUE SE VEJA TRABALHO DA EQUIPA, UM ESQUEMA DE JOGO BEM DEFINIDO, JOGADAS BEM ENSAIADAS, UM ONZE TITULAR, DEFINIÇÃO DOS MARCADORES DE BOLA PARADA. ENFIM, O OCEANO ATÉ PODE CONTINUAR DESDE QUE SE VEJA ORGANIZAÇÃO NA EQUIPA, COM PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO A MÉDIO PRAZO DAS CAPACIDADES DA EQUIPA E, POR INERÊNCIA, DOS RESPECTIVOS JOGADORES QUE A COMPÕEM.

    ResponderEliminar
  7. estou farto desta espera! PQP os dirigentes do meu clube!
    Não merecem estar á altura dos adeptos!
    começo a não acreditar mais em nada...

    ResponderEliminar
  8. Muitos dos que comentam em blogues e fóruns sportinguistas nunca ajudaram o Clube, nunca pagaram uma simples quota! Mas são os mais críticos e exigentes. Querem equipa de futebol competitiva, Pavilhão, fim do fosso, etc, etc, etc. Nunca perguntaram o que é que eu posso fazer, como é que posso contribuir para que o meu Clube seja maior e melhor? Ainda vão a tempo. S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  9. Sócios são sócios, pagam e têm direitos e deveres. Adeptos são todos aqueles que dizem que o são. Tão simples como isto. Mal corria se os sportinguistas fossem apenas os 100 mil (?) que pagam a quota.
    Eu cá sou leão há quase meio século e apenas vi o Sporting ao vivo meia dúzia de vezes, não só porque moro na província como também (e principalmente) porque prezo muito o dinheiro que ganho e não pago para o negócio da bola, nem para a grunhice que há décadas tomou conta dos estádios de futebol. Claro que se todos fossem como eu não existiria desporto profissional, nem o SCP como o conhecemos. Mas também nunca saberemos o que existiria no seu lugar...

    ResponderEliminar