domingo, 16 de setembro de 2012

Uma história triste

Podemos chamar fatalidade à incompetência, mas é de incompetência que se trata. Podíamos ter matado o jogo pelo menos três vezes. Não fomos capazes. Levámos um golo de bola parada, o que sempre pode acontecer a qualquer momento. Chama-se a isto incompetência e nada mais.

O jogo foi uma porcaria. O relvado estava impraticável. O jeito, de um lado e de outro, era pouco. E o jogo foi decorrendo aos repelões, com uma outra biqueirada mais bem dada.

O Wolfswinkel explicou, com este golo, como é que deve ser servido. É escusado andarem com umas jogadas pelos extremos a cruzar umas bolas à maluca para dentro de área. Agora, só o Izmailov é que percebe o óbvio e é capaz de fazer o óbvio. É que o óbvio nem sempre é fácil de fazer. O óbvio não é necessariamente fácil. Enfim, dependemos de um jogador que tem mais rebites – esta é dos meus tempos de engenheiro – que a Ponte Vasco da Gama.

 Mas também não podemos depender exclusivamente do Wolfswinkel. É preciso que mais jogadores marquem golos. Só que não podemos confundir desejos com realidades. Quantos golos se espera que marque o Adrien? E o André Martins? E o Capel? E, como hoje, quando o ponta-de-lança já está morto quem é que pode entrar para o substituir? Na parte final tinha dado jeito um ponta-de-lança mais forte que nos permitisse jogar mais comprido e segurar a bola na frente. Só que não existe. Assim entrou o Carriço para dar azar.

Mas o que mais me assustou foi a defesa. Ela própria é um susto. Qualquer bola parada dá origem ao pânico. O Rojo é um menino. O Xandão, sozinho, não chega. Volto ao mesmo. Com o Onyewu tinham-se acabado as baldas. Sem ele, voltamos a estar com o coração nas mãos.

Não sei se me apetece ver muito mais jogos do Sporting; muito menos escrever sobre eles. Passámos a fase da tragédia e da comédia. A história, à conta de tanto se repetir, passou a ser uma triste história. É triste esta triste história.

24 comentários:

  1. Partilho a desilusão e a dúvida sobre se terei coragem para ver mais jogos. Prefiro ver a equipa B.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Álamo,

    Dizia o mesmo ao Júlio Pereira mesmo há pouco. Estou farto de amadorismos.

    SL

    ResponderEliminar
  3. resultado justo num mau jogo entre 'solteiros' e 'casados' ou o contrário

    depois de vos ter calhado o brinde, apesar daquele mais do que confuso (4-2-3-1), acabaram por levar com a fava

    digo isto desde o início, tendes 5 ou 6 bons jogadores (e o 'grande' capel não é um deles!) o resto são jogadores medianos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Tobias Minus,

      Obrigado pela simpatia. Com que então temos 5 ou 6 bons jogadores? Não vejo mais no Benfica ou no Porto. Se assim fosse, podíamos ser campeões. Só que não é assim. É muito pior. Não temos treinador,o que, parecendo que não, é uma coisa que se nota.

      Eliminar
  4. E não se pode culpar a troika por mais este fracasso??
    E não se pode trocar o Sá Pinto pelo Passos Coelho que este último pelo menos consegue consensos mais alargados, mesmo que adversos e nem era preciso mudar as más estratégias ou tácticas e os maus resultados?
    E não se pode trocar o Godinho pelo Portas que dá sempre ar de que está do lado vencedor mesmo quando não está?
    E não se pode trocar o Gaspar pelo Wolfswinkel pois este nas finanças poderia ser mais produtivo usando a sua principal capacidade de fazer tanto(?) com o pouco que os deuses lhe deram?
    Por este andar ainda vamos chegar à conclusão que bons mesmo, só somos para a II Liga...ora porra, somos quase tão maus como o Real Madrid!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro A. Trindade,

      O Sporting já nem com uma desvalorização fiscal vai lá. Mas estou de acordo. Sai mo Gaspar entra o Wolfswinkel. O contrário é que não me parece bem.

      SL

      Eliminar
  5. "A história, à conta de tanto se repetir, passou a ser uma triste história. É triste esta triste história."

    Acho que está tudo dito, acrescentava-lhe também o frustrante, mas já nem sei qual é o estado de espírito dum Sportinguista, não deve ser só um, devem ser todos, ou quase todos.

    As exibições dão sono, as teimosias também e os fracassos vão ocorrendo uns atrás dos outros. Como já disse aqui, várias vezes, a culpa não é só do treinador, é de quem lá o meteu também. Como sou um Sportinguista do norte, pouco ou nada posso fazer, mas tenho a certeza que se estivesse em Lisboa, teria que ir para Alvalade de 15 em 15 dias pedir uma demissão em bloco de todos aqueles que lá andam a gozar desta miséria.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Antunes,

      O sporting é um clube amador na forma como toma certas decisões. O experimentalismo com os treinadores é só o caso mais gritante.

      SL

      Eliminar
  6. A ponte Vasco da Gama não tem rebites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro SMiK,

      Foi por estas e outras que deixei de ser engenheiro. Passei a economista que é uma coisa muito mais simples.

      SL

      Eliminar
    2. Boa resposta. Temos de ter um espírito mais aberto e não levar tudo à letra! O que interessava era a ideia...

      Eliminar
    3. Caro Juca,

      Não imagina o que penei em engenharia.

      SL

      Eliminar
  7. Rui Monteiro,

    Não gostei particularmente do Xandão, mas até dou algum desconto pois já não participava num jogo a sério há para aí mês e meio. Não há milagres.

    Mas já cansa essa do Onyewu! Ontem com o Maritimo a verticalizar o jogo com bolas rápidas em profundidade o americano seria um "sitting duck" quase literal.

    E o problema não me parece que seja a defesa, o golo nasce de uma bola parada sim, mas num remate frontal. Se o Onyewu estivesse lá seria diferente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão de Alvalade,

      Limitei-me a constatar o que foi uma constante durante o jogo. Qualquer bola metida por alto para a nossa área, na sequência ou não de lances de bola parada, era um susto. Não me lembro de ganharmos uma bola. O Marítimo só não marcou num desses lances por acaso.

      Em contrapartida, na área do Marítimo, nunca estivemos próximos de criar perigo, quanto mais de marcar golo.

      No campeonato português, onde as equipas particamente só treinam estes lances, estas debilidades são mortais.

      SL

      Eliminar
  8. O problema é que os três homens do meio campo não têm qualidade para uma equipa candidata ao título. E é por isso que o SCP não é candidato ao título. E é por isso que, tal como o ano passado, mais depressa andaremos perto do Marítimo do que do Braga.
    Fora isso, o treinador não presta. Torci para que o Domingos saísse mas o SP é a mesma merda, um empata coitos...
    Enfim, já nem sei que dizer e ainda vamos em Setembro. Que saudades de quando só perdíamos o campeonato no Natal.
    Acho que vou tirar os ***** do meu nick e voltar ao vernáculo bracarense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Leão Prejudicado,

      A equipa não é má. Não temos é um treinador que a ponha a jogar. Continuamos com experimentalismos no que respeita a treinadores. A nossa política de formação começa nos jogadores e acaba nos treinadores.

      SL

      Eliminar
  9. Rui,

    Bom texto como quase sempre. O que escreveste sobre o OO obrigou-me a ir ao zerozero. Isto porque apesar de simpatizar com o jogador acho que nos foi mais útil e decisivo no ataque do que na defesa. Vejamos:
    OO jogou 17/30 jogos tendo o SCP sofrido 15 golos com o jogador em campo e 26 no total de todos os jogos. Ou seja jogou 56% dos jogos tendo a equipa com ele em campo sofrido 57% dos golos. Ou seja não fez a diferença. Já no ataqu não esqueço que valeu 9pts directos.

    Só contei os jogos da liga. Mas penso que nas outras competições a estatística não será muito diferente.

    Ab.

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Não duvido que tem razão. Agora, o sporting foi a segunda defesa menos batida. Mais, não me posso esquecer daquele jogo contra o Marítimo em casa no princípio de época, com o Polga e o Carriço, em que cada bola alta era o pânico.

      A questão do Onyewu resulta do meu truma de nos ver sofrer golos de bola parada, e de não os marcar, desde pelo menos a saída do Tonel.

      Um dia destes vou voltar ao tema.

      Um abraço

      Eliminar
  10. Confesso que não sou grande treinador nem de bancada. Tenho tendência para me alhear quando me falam em blocos altos e baixos, o Freitas Lobo provoca-me um tédio imenso e ainda tenho dificuldade com conceitos como transições e recepções orientadas.
    Apesar de tão evidentes lacunas, penso que sei reconhecer um cepo vs um bom jogador e penso que também consigo perceber quando me divirto a ver futebol.

    Perante o nr de cepos que vejo no plantel, a conclusão é que o todo é inferior à soma das partes e parece-me evidente o que tem que ser feito e depressa. Isto ainda mais frustrante se torna quando percebemos que os nossos rivais estarão teoricamente mais fracos e penso que o Peseiro ainda é o Peseiro.

    A unica forma de toda a gente se safar de forma mais ou menos airosa era o Sá Pinto reconhecer que está a mais e por-se a andar. Para além de não acrescentar nada, esta nova faceta zen chateia-me, gostava mais dele quando era arruaceiro.
    Já agora, também dava jeito que a politica também fosse de não continuar a dar estágios a aspirantes de treinador.

    Como nada disto vai acontecer nos próximos dias, na proxima quinta vamos ser os maiores porque ganhámos aos tipos que eliminaram o United o ano passado ou teremos que perceber que não jogámos com uma equipa qualquer porque eliminaram o United o ano passado, quando na verdade vamos jogar com uma m**** de uma equipa Suiça.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ajorge73,

      O problema é mesmo esse. Continuamos uma política de estágio para treinadores. A soma da qualidade dos jogadores é superior à soma das qualidades da equipa.

      SL

      Eliminar
  11. Uma visão positiva

    Marcar tão pouco só em ano de... glória
    campeão na última VEZ em QUE MARCOU 1 GOLO nas primeiras 3 rondas
    terça-feira, 18 setembro de 2012 | 06:21
    Autor:ANTÓNIO ADÃO FARIAS E JOÃO LOPES

    Marcar um único golo nas três primeiras jornadas é o mais fraco pecúlio do Sporting nos últimos onze anos. A seca é desoladora mas o paralelo pode não ser assim tão assustador... É que a última vez em que os leões apresentaram tão pouca eficácia foi no raiar de 2001/02, a última em que os leões conseguiram sagrar-se campeões nacionais.

    Tal como agora acontece com Ricardo Sá Pinto, que até fazia parte desse plantel, também nesse ano Lazlo Bölöni sentiu tremendas dificuldades para que a sua equipa conseguisse encontrar o caminho da baliza. A favor do treinador romeno, está, ainda assim, um facto: o golo de Marius Niculae serviu para derrotar o... FC Porto, em Alvalade, e somar os primeiros 3 pontos da época, algo que o atual plantel ainda não conseguiu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Há coisas que se resolvem por si. Entrou o Jardel e acabaram-se os problemas. Só era preciso chegar com a bola à área. Depois, desde que não se complicasse, o Jardel resolvia.

      Com muita pena nossa, o Wolfswinkel não é o Jardel.

      SL

      Eliminar
  12. Caro Rui,

    Mais um excelente post.

    Penso que os cometários anteriores vão reflectindo o que penso, mas deixo aqui um sumário das minhas ideias:

    1) OO faz imensa falta, fez falta no ataque com o Rio Ave, fez falta na defesa com o Marítimo. Penso que era o suplente mais valioso que podíamos ter, iria ajudar a segurar resultados e na eventualidade do desespero por um golo nos últimos minutos... Péssima política de contratações.
    2) Sá Pinto está mal acompanhado. Sim, fez um excelente trabalho o ano passado mas tinha a estrutura da equipa feita. Planear uma época é uma tarefa árdua para um treinador inexperiente e parece que está a ser um arranque em falso. No entanto, as boas notícias deste facto são que a equipa tem muito mais potencial do que aquilo que mostra. Resta saber se alguma vez o chegaremos a explorar...
    3) As boas notícias foram mesmo a entrevista de Duque. Primeiro, é importante a direcção dar a cara. Segundo, existem motivos de queixa (claro que não justificam tudo). Terceiro, se fossem os nossos adversários era exactamente isto que acontecia e parece que com eles resulta.

    SL,
    João
    PS: Pode deixar de ver os jogos do Sporting, mas por favor não deixe de escrever sobre eles!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Tenho fama, e algum proveito, diga-se, de escrever por tudo e por nada. Há um amigo meu que garante mesmo que não vejo os jogos.

      Estou de acordo com muito do que diz. Concordo que a equipa parece ser melhor que a do ano anterior e a melhor pelo menos dos últimos dez anos. Também concordo que o Sá Pinto não faz muito bem a ideia do que é treinar uma equipa e, muito menos, ser o seu treinador principal. Contrariamente ao que muitos pensam, não considero que, com raras excepções, os treinadores sejam muito importantes - importa não esquecer que ganhámos um campeonato com o Inácio. Esta minha crença é que me dá esperança. Pode ser que os jogadores por si sejam capazes de formar uma equipa e ganhar o campeonato.

      Um abraço e obrigado pelo apoio

      Eliminar