segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Empatar é melhor que perder, porque perder é o contrário de ganhar

Demos vinte e cinco minutos de avanço. Nada mal. Contra a Académica e o Marítimo demos mesmo a primeira parte. Começa-se a transformar num (mau) hábito. Também começa a ser um (mau) hábito falhar golos feitos. O Elias deve andar a aprender a rematar com o André Santos. A primeira parte acaba com o árbitro (Cosme Machado) a apitar para marcar um livre perigoso a favor do Sporting e a lembrar-se depois que talvez fosse ainda melhor ideia acabar o jogo.

A segunda parte começou por prometer mais. Então quando voltámos a jogar com onze, após a saída do André Santos, parecia que mais minuto menos minuto iriamos marcar. Aí o Domingos resolveu inventar. Meteu o Izmailov a jogar a dez e colocou o Matias Fernandez do lado direito. O nosso jogo piorou. Em desespero o Onyewu acabou a metê-la lá dentro, dando-me humildemente alguma razão. Contra certas equipas e em determinadas circunstâncias, é preciso jogar com dois avançados.

O Rio Ave parecia estar apalavrado pelo Porto. Só assim se compreende a forma violenta como alguns jogadores entraram sobre os do Sporting, principalmente sobre o Wolfswinkel. A complacência do árbitro, essa compreende-se. Faz parte do pacote habitual.

O resultado não foi bom, mas podia ser pior. Como alguém um dia disse, “perder é o contrário de ganhar e vice-versa”. Agora, o Domingos deu sinais de desorientação. Na primeira parte, vi, com estes que a terra há-de comer, o Polga a marcar um livre directo. A aposta no Izmailov a dez, quando está a jogar o Matias, só pode ser uma brincadeira. Aliás, aquele meio campo, agora que temos o Matias e o Izmailov, precisa de ser repensado.

Uma última nota, mais uma vez, para o Onyewu. Irrita-o perder um jogo e isso nota-se. Não me posso esquecer de um lance dele na primeira parte junto à lateral direita. A forma como foi atropelando os jogadores adversários que lhe foram aparecendo pela frente fez-me lembrar, por momentos, o Jonah Lomu, com a desvantagem de não poder levar a bola com a mão. É sempre engraçado ver os comentadores a engasgarem-se, tal é a velocidade com que têm de engolir tudo o que sobre ele vão dizendo.

9 comentários:

  1. Estive em Vila do Conde e fiquei um bocadinho desiludido com a exibição. Valeu o capitão América improvisado de ponta de lança a evitar o pior. Apesar da exibição fraquinha, acho que o Sporting fez mais pelo resultado do que o Rio Ave que, praticamente, na primeira oportunidade de golo, marcou, num lance em que não existe falta nenhuma.

    Ainda sobre isso, as arbitragens deste mestre Cosme são para lá do péssimo. Tem uma dualidade de critérios impressionante e não tem pulso firme no comportamento dos jogadores. Basta olhar para o tempo de jogo que se perdeu à conta do GR Paulo Santos, que a cada pontapé de baliza, livre, canto ou reposição de bola com as mãos, demorava uma eternidade.

    O importante mesmo é o jogo de Sábado com o Porto e nesse importa ter uma atitude bem melhor do que a de hoje. Izma e Matías precisam de mais ritmo para voltar à melhor forma e espero que o Domingos desista da ideia de meter o Matías a extremo, porque já se viu que não resulta.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Não que o objecto em disputa seja importante, é apenas uma taça que já nos foi escandalosamente espoliada e, mesmo assim, sobrevivemos. Não que, para esta fase de grupos, seja muito importante "jogar a matar". Não que não se deveria esperar muito de malta vinda de lesões prolongadas mas...que eu gostava de ver a minha equipa a jogar à bola, lá isso gostava!! Acho até que o resultado foi melhor que a exibição! E é também por isso que eu não acho que a sua simpática proposta de "transferência de inverno", mesmo que a custo zero, fosse grande contratação ou grande contributo para este blogue...hoje, por exemplo, só me apeteceria dizer uns palavrões, nada bloguemente correctos.
    Espero que até ao próximo "dia de São Crispim" afinem as tácticas , caso contrário, estaremos perante a versão castelhana da batalha de Aljubarrota...
    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge Antunes,

    O que mais me surpreendeu foi a inistência, novamente, na colocação do Matias do lado direito. Ele é, sem dúvida, o nosso melhor nº 10, como se viu, aliás, no lance do nosso golo. Espero que ele pare de inventar.

    O que mais me preocupa é, por um lado, a forma de alguns jogadores como o Capel, Elias e Wolfswinkel e, por outro, aquela organização do meio campo com o André Santos.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro A. Trindade,

    Há jogadores em baixo de forma. Por outro lado, sem o Rinaudo as coisa têm andado de remendo em remendo. O meio campo parce que desprendeu de jogar.

    Espero que o jogo contra o Porto seja outra coisa. Não acho que o Porto tenha uma equipa que nos possa colocar tantas dificuldades como o passado. É preciso confiar no Vítor Pereira. Ele, sim, será a nossa principal arma secreta.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Já estou a ver o sundays meter o matias na direita contra o porto e tirá-lo ao intervalo para meter o carrillo, porque não resultou. Neste momento, com o que o elias (não) está a jogar, acho que o matias ganha o lugar é como dez...

    Temos de subir a 200% de rendimento. Isto foi muito fraco. Salva-se a meia hora pós-golo, mas sem acerto na finalização - um problema.

    Nota final para a vergonha que foi a transmissão da sic. Soube, porque fizeram questão de o dizer, que "o Sporting não tem legitimidade para pensar no título", mas fiquei sem saber se o golo do j. tomás é regular e se há penálti sobre o lobo. Ou têm metade das câmaras dos outros ou não quiseram mostrar os lances. Miseráveis.

    ResponderEliminar
  6. eu gostava era q o wolsfwinkel fosse capaz de fazer um golito que fosse sem ser de penalty. já vão mais de 3 meses sem facturar a uma equipa da 1a div. FDX.

    Isto está a cair a pique. Só não vê quem não quer... já vamos em 6 jogos seguidos sem ganhar fora e depois do porto vem ai jornada dupla fora... por este andar estaremos a mais de 10 dos lampiões em 2 ou 3 semanas. Enfim...

    ResponderEliminar
  7. Ontem o Domingos esteve mal. As substituições no inicio da segunda parte não resultaram, especialmente a colocação do mati à direita. pelo contrário, entramos bem após o intervalo e depois das alterações, nada.

    Quanto ao Polga marcar livres, já não sei que dizer... Também vi...

    ResponderEliminar
  8. Tinha chegado de fim de semana prolongado e nada melhor do que para regressar ás lides ver um joguito em que o nosso clube estava avisado das dificuldades que iria encontrar (não eram precisos avisos), mas que serviria essencialmente de teste para o jogo de sabado.
    Mas Domingos optou de inicio por não mexer estando eu á espera que resolvesse o jogo logo na primeira parte. Surpresa geral. Parecia que todos estavam de ferias e seria a continuação do treino contra o PInhalnovense. Assim não pode ser. Fui-me embora com o aparelho ligado logo a seguir ao golo do Rio Ave. Depois foi o que se viu. as poucas oportunidades desperdiçadas de maneira desonesta, substituiçõe que aumentaram a desorganização daquele meio campo,(Carrillo que ate estava a subir foi mandado sair do lado direito para lá sendo mandado actuar (?) Matias, que nem se viu. Futebol de terceira sem cheiro de área e lances sem principio meio e fim.
    Já todos sabemos como são as equipas mais pequenas e como habitualmente montam a sua teia. Prespicaz é aqule que percebendo o que vai encontrar e com meios (leia-se equipa e jogadores, individualmente) consideravelmente superiores consegue facilmente chegar lá desmontando o adversário.
    Teoricamente é facil de dizer mas na pratica parece tambem ser facil de executar (com paciencia, concentração e apego, que ontem não se viu). Mas não foi nada disto para desepero de todos nós.
    Os comentadores dizem que afinal não foi nada mau e que ainda estamos em todas as frentes. Que pobreza franciscana. O que se irá dizer se continuarmos a jogar assim se formos desaparecendo lentamente e amargurados de todas as frentes? Que comentadores ? Os nossos ou os dos outros? A baralhação é maior do que muita.
    Esperemos que Domingos lhes aqueça as orelhas esta semana. Não se pode entregar o ouro ao bandido e em jogos em que a matreirice joga sempre a favor dos mais fracos.
    Vamos virar a página e esperar que no proximo sabado tudo se modifique . Para bem melhor,assim todos esperamos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo, lampião - não enganas ninguém. Já te vi a espalhar nojo noutros blogues com o mesmo discurso miserabilista, a fomentar discórdia. Até acho que sei quem és... vai para a tua gaiola, cobarde.

    ResponderEliminar