sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Definitivamente…

... "Hoje giro eu - O amor acontece (Love actually)" é a melhor postada do ano. É de ler e chorar por mais. O Pedro Azevedo é o melhor bloguista português de todos os tempos (mesmo daqueles em que o blogues eram escritos em papiro). Não disponho de toda a informação mas sou capaz de arriscar e afirmar que o Pedro Azevedo é o melhor bloguista do Mundo (e da Europa também).

18 comentários:

  1. O link não leva a lado nenhum, pesquisei e o link é https://sporting.blogs.sapo.pt/hoje-giro-eu-o-amor-acontece-love-4522412

    ResponderEliminar
  2. Meu caros,

    Obrigado pelo aviso. Está reparado.

    SL

    ResponderEliminar
  3. O Pedro Azevedo, desconheço a formação(economista?) subiu no blogue a pulso, começou como comentador. Tem uma cultura muuuuuito acima da média, uma honestidade pouco habitual nos dias de hoje, respira Sporting por todos os poros. É alguém que gostaria de ver na estrutura do Sporting.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      Até votava no Pedro Azevedo para Presidente da República. Procuro ler sempre o que escreve. Tens texto mais sérios e outros com mais sentido de humor. Nos primeiros, revela conhecimento profissional profundo (deve ser economista ou gestor e dispor de elevado curriculum profissional). Nos mais humorísticos revela, como diz, um nível cultural muito acima da média e uma ironia só ao alcance de poucos.

      SL

      Eliminar
  4. Não conheço o Pedro, nem me tinham chamdo muita atenção os seus posts. Este é perfeitamente banal. Talvez outros sejam bem melhores. Estão ser modestos nesta casa :)

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O "post" tem sub-textos: um filme (daqueles de Natal) e as músicas. Em conjunto, são uma delícia. Tem que se ler devagar e ir ouvindo as musicas conhecendo-se o filme. Com toda essa informação, é magnífico.

      SL

      Eliminar
  5. Não poderia estar mais de acordo, caro Rui Monteiro.

    SL
    JHC

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui,

    Vou falar-lhe num registo sério. Os meus filhos, recentemente, ensinaram-me o que é o like-for-likes (Instagrams e afins), mas tanto eu como o Rui Monteiro somos insuspeitos porque não o praticamos. Como tal, o que lhe vou transmitir é desprovido de qualquer interesse: eu não o conheço pessoalmente (tenho pena), mas leio-o há já algum tempo. Admiro o seu humor inteligente e a forma como dá cor às coisas. Numa actividade que às vezes pode ser bem alienante - ter um teclado à frente pode ser uma arma -, admiro a forma como usa a palavra e, fundamentalmente, a opção que fez - tendo capacidade, inteligência e argúcia para escolher um caminho oportunístico, de facilidade e mais comercial -, de seguir um caminho mais difícil, de qualidade, de erudição, não deixando de ter sucesso como se infere pelo seu número de fãs. Para além de que, como alguém um dia disse, o sucesso são fundamentalmente as escolhas que fazemos e não o resultado em si (tão enganador por vezes) e o Rui Monteiro fez a escolha certa, na minha opinião.
    Noto em si um espírito inquieto, de quem quer todos os dias fazer mais e melhor. Também eu tenho essa preocupação. Fazer um texto com graça dá muito trabalho, fazê-lo num "timing" apertado de forma a que possa suscitar reacção dos nossos Leitores ainda mais (a musa da inspiração às vezes falta aos treinos), razão pela qual ainda o respeito mais. Creio que partilha comigo o gosto pelos desafios. Venho de uma actividade profissional que nada tem a ver com esta e onde atingi provavelmente objectivos com que nunca havia sonhado, mas um homem não é o que "está", é o que "é" e o meu "ser" (que prevalecerá sempre sobre o meu "estar") só beneficia da curiosidade e do desafio de pôr-me à prova em situações de não conforto. Isso, mais o respeito por valores comportamentais dos quais não abdico, será o legado que um dia deixarei aos meus filhos, o resto não. Esta actividade para mim significa um balão de oxigénio e pessoas como o Rui Monteiro ajudam-me também a respirar melhor. Continue Rui (permita-me tratá-lo assim) e continue por muitos anos, primeiro porque tem uma proposta claramente diferenciadora na blogosfera, segundo porque os seus textos também contribuem para os meus melhorarem, terceiro porque é importante haver pessoas que consigam escrever com distanciamento e perspectiva correctas, algo que só mentes "out-of-the-box" conseguem, e que sejam capazes de atenuar alguns excessos que por vezes se vêem por aí, baixando a temperatura e substituindo a crispação pelo humor requintado.

    Muito grato e um enorme bem-haja.

    Um abraço

    Pedro Azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      Muito obrigado pelas suas amáveis palavras. Este blogue começou por ser um simples brincadeira entre dois amigos sportinguistas que costumavam bater umas bolas sobre futebol. Decidimos iniciar este blogue numas férias, para mantermos esse diálogo por outros meios e o partilharmos com outros amigos. Em princípio, seria para acabar depois das férias. Este blogue também tinha outro objetivo que era o de não perdermos o treino da escrita nesse período, dado que o nosso trabalho consiste na escrita do que ninguém lê, mas escrita seja como for. Estranhamente ou talvez não, houve muita a gente a pedir-nos para continuar e continuámos. Foi para nós uma revelação perceber que se pode escrever para se ser lido. Ao longo de todo este tempo, tenho sido confundido com jornalista, escritor ou publicitário. A minha vida profissional está a quilómetros dessas profissões.

      Sou simplesmente uma pessoa que tem o vício da leitura (e de comprar livros, já agora) e, como todos os leitores compulsivos, um escritor frustrado. Sou uma pessoa realizada pelo simples, mas importante, facto de ter uma filha que é muito melhor do que o pai, em tudo menos no sportinguismo (o que não faz de mim propiamente um pai exemplar). Gosto de desporto e ainda mais do Sporting. É muito mais fácil escrever sobre uma coisa de que gostamos. Por outro lado, as características que me aponta, que corroboro, não são propriamente muito apreciadas nos meus diversos contextos de trabalho. O distanciamento crítico do objeto de trabalho e o pensamento "out-of-the-box" não são as coisas mais apreciadas em Portugal. Aliás para se pensar “fora da caixa” tem de se saber “pensar dentro da caixa” e ser-se ao mesmo tempo crítico desse pensamento o que implica ser crítico dos pares e sê-lo de forma assertiva, dado que também se sabe pensar como eles e se sabe como eles pensam e o que eles pensam. Escrever no blogue é, assim, uma forma de cultivar essas características sem grandes consequências práticas. Entre o blogue e o Prozac, prefiro o blogue.

      No futebol, reina o “mainstream” apesar do seu conhecimento ser dos mais popularizados. Cada um à sua maneira vê futebol e sabe de futebol. Há todo um espaço sem concorrência para se recorrer à ironia: um autêntico “oceano azul”. A ironia, sobretudo a autoironia, tem a grande vantagem de relativizar as coisas quando essas coisas (do futebol) não são assim tão importantes. Mas sobre isto não lhe ensino nada. Os seus textos são magníficos e de leitura obrigatória. Como escrevi em resposta a outro comentário, revelam cultura geral muito acima da média e conhecimento teórico e prático muito aprofundado na área da economia e, especialmente, da gestão (este é o risco de se palpitar sobre a vida dos outros sem os conhecer). Fazemos uma combinação, enquanto continuar eu continuo e vice-versa.

      Um abraço e o meu obrigado pelas simpáticas palavras,

      Rui Monteiro

      Eliminar
  7. Nos dias de hoje esta casa é uma benção. Mas perdoem-me o Rui e o Pedro, o maior blogger de todo o sempre já não está entre nós, deixou este éter dos tempos modernos. Deixo um trecho da sua proza em saudosa memória:
    "Voltemos, porém, à vaca fria.
    Também o futebolês recorre a outras linguagens para melhor expressar a sua complexidade. Há alturas da época em que os jornais fervilham de linguagem de ourives. Há jóias da coroa. Diamantes por lapidar. E pérolas preciosas com abundância. Noutras fases, mais técnicas, fala-se de futebol como se fôssemos todos funcionários dos serviços fiscais. Há jogadores que são abonos de família e outros que se tornam o seguro de vida da sua instituição. Com jeitinho, ainda verei o dia em que se dirá que o Moutinho é a retenção na fonte do Sporting ou que o Lucho é o artigo 56º do Código de IRS do FC Porto.
    Até lá, porém, vale a pena considerar o Olegário como o benefício fiscal do Dragão."
    LMGM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro LMGM,

      Sim, os melhores textos de sempre foram escritos pelo Bulhão Pato. Ria-me até chorar com os textos dele. Fico com enorme pena de saber que "já não está entre nós". Muito se especulava sobre quem se tratava.

      SL

      Eliminar
    2. Para que não fique a ideia errada, o "já não está entre nós" é neste virtual mundo dos blogs, nada sei sobre a sua saúde. Tenho a secreta esperança de ele ter feito uma aposta parva e voltar a escrever quando o Sporting for Bicampeão.

      Eliminar
    3. Meu caro,

      Disse isso de forma tão definitiva que até considerei que era mesmo definitiva. Esperemos regresso do Bulhão Pato.

      SL

      Eliminar
  8. Depois de me deleitar com os comentarios aqui expressos, agora, um almocinho regado com vinho do D'oiro e esperar pelas 15 horas.
    Quem diria que nas redes sociais do futeboles há gente tão brilhante. Como leitor : Obrigado.
    SL

    ResponderEliminar