sábado, 11 de agosto de 2018

O que leva uma criança a sonhar com uma camisola do Olympiacos?(*)

É de Viseu, fez no domingo oito anos.

É de uma candura extraordinária. O impulso que o leva a abraçar os pais, a ternura e o brilho que lhe envolve o rosto nesses momentos é reveladora da pureza dos seus sentimentos. Naqueles gestos compreende-se o verdadeiro afeto. Compreende-se também o poder oculto e torrencial das crianças. Não são cerebrais estes impulsos e obrigam-nos a refletir no que de mais puro tem a vida na sua essência. Um abraço daqueles faz fugir o chão debaixo dos pés e somos levados à dimensão etérea do amor levando-nos a perdoar-lhes de imediato o que por vezes parece imperdoável.

Tem a paixão do futebol e um amor imensurável ao Sporting - "No dia em que entrar em Alcochete não volto papá" - deve ser arrepiante um pai ouvir esta frase da boca de um filho a quem nunca faltou afeto.

Tem também um ídolo: Daniel Podence. Adoeceu quando este abandonou o clube. Mera coincidência? Talvez não. No dia do seu oitavo aniversário pediu que o bolo tivesse a fotografia do seu ídolo e um emblema do clube. Assim se fez. Gostou do bolo mas não era perfeito. "Sabes mamã, um dia o Jesus disse que tinha uma profunda admiração pelo Podence. Eu podia ter no bolo - Pedro tem uma profunda admiração pelo Podence."

Como se explica a uma criança destas os acontecimentos de Alcochete e as rescisões? Como se explica esta traição?

Daniel, desafio-te a fechares os olhos vestires a pele deste menino e reviveres a tua estada em Alcochete. Onde vês a maldade de quem te acolheu de braços abertos? Onde está a violência de quem te ajudou a desenvolver e potenciar o dom com que Deus te brindou? Que verdadeiras razões tens para invocar a rescisão, sem serem aquelas que apareceram na comunicação social e que, a nós que te admiramos, não dizem nada? Quem esteve ao teu lado quando choravas com saudade o amor insubstituível dos pais? Que valores faltaram incutir-te para seres um verdadeiro homem de modo a podermos dizer aquela criança que sim, tu és um digno e verdadeiro ídolo de quem ela se pode orgulhar?

O Sporting não são aqueles trinta, quarenta ou cinquenta de Alcochete. O Sporting são pessoas como este menino e muitos outros adultos incapazes de te odiar porque te olhamos com os olhos dele e te sentimos como ele sente. Os valores da Academia não foram engolidos pelos abutres que agora te aconselham e sabemos que guardas ainda no teu interior o mais sublime deles - o respeito pelo outro e por ti próprio por isso um dia ainda vais ser capaz de explicar ao Pedro o porquê da tua atitude. Sim, chama-se Pedro. Ofereceram-lhe, no dia do oitavo aniversário, uma camisola da Juventus com o nome do Ronaldo gravado mas, o que ele queria mesmo era uma camisola do Olympiacos gravada com o teu nome. Boa sorte no teu novo clube.


(Quem te aconselhou na decisão da rescisão e na de assinares pelo Olympiacos teve realmente uma brilhante ideia. O presidente deste clube é uma pessoa dócil, afável e respeitadora dos direitos dos seus funcionários. Não foi ele que insultou os jogadores da equipe por causa de uma exibição menos conseguida? Não foi ele que multou os jogadores depois de uma dura reprimenda com eco nos jornais e televisões de toda a Europa? Não foi ele que irritado mandou todos os jogadores de férias e quis acabar a época com os miúdos dos Sub-20? Que vais fazer quando ele voltar a comportar-se deste modo? Decerto vais pedir novamente a rescisão porque atitudes destas foram também motivo para nos abandonares. No dia em que quiseres regressar cá estaremos novamente para te receber de braços abertos e mataremos o melhor novilho. Diremos depois aos teus colegas de balneário: " Não fiqueis incomodados com a festa de receção que presenciais, porque este vosso irmão esteve perdido e achou-se, esteve morto e reviveu").

(*) Carlos Trindade Gomes

9 comentários:

  1. Bonito texto…
    MAS não sejamos ingénuos, ninguém abandonou o Sporting por causa de violência. Muito menos o pigmeu… DINHEIRO é a resposta…

    Abençoada a inocência infantil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      As crianças são assim, É difícil explicar-lhes esta coisa do dinheiro e dos pais e empresários.

      SL

      Eliminar
  2. É por causa destas mentalidades de conformismo, e rebaixamento aos idolos de pés de barro que o clube, raramente ganha. Tinhamos um presidente combativo, que queria fazer do sporting um clube ganhador, mas infelizmente, não temos gente com garra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ex presidente é o teu idolo com pés de barro ...acorda!?!

      Eliminar
    2. Meu caro,

      É só uma criança: o Podence.

      SL

      Eliminar
  3. o anonimo deve ser beto ou croquete , tem grande desportivismo e bom perder , pratica ténis ou bridge , fuma charuto ( havano) toma cha ás cinco , falta de colhões , etc

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui,
    Há dias, no jogo contra o Marselha encontrei um miúdo com a idade desse a ir para o jogo a camisola do Gelson. Por um lado, deu-me pena daquele miúdo pela desilusão que transportava. Por outro, achei nele uma coragem notável.

    Acho que no quadro atual de valores , tal como já escrevi neste blog, é muito difícil contrariar a ganância que está nos jogadores e em torno deles. Em certos casos o problema nem são os jogadores que nem têm idade, nem maturidade para ter noção da sua responsabilidade social.

    O Benfica despacha-os cedo para não ter problemas. O Porto, como se viu no caso do Dalot também enfrenta dificuldades.

    Precisam-se de soluções para um problema que só se vai agravar. Basta ver que clubes como PSG já cá têm as suas escolas e academias, dão tudo aos miúdos e mais um par de botas. O próximo passo é nem no berço os conseguirmos agarrar.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sérgio,

      O projeto inicial da Academia do Sporting previa a formação completa dos miúdos, estando as oportunidades desportivas condicionadas ao desempenho académico e ao comportamento social. Hoje está-se tudo a borrifar para isso. Os pais metem os miúdos nesta ou noutra academia à espera do retorno do investimento que fizeram. Os miúdos querem jogar futebol. Os pais ganhar dinheiro.

      Ou a aposta passa a ser como a do Benfica, cujo objetivo seja o de engordar jogadores como galinhas num aviário ou nada disto faz sentido. Não se pode ter um projeto baseado em valores culturais e sociais como parte fundamental da formação desportiva, quando os pais e os empresários se estão nas tintas para isso e querem é dinheiro e quando mais depressa melhor.

      SL

      Eliminar
  5. Retornados e mal agradecidos, não!!!
    O Miguel Veloso agora queria regressar, depois do que fez para sair (ainda se lembram???), que vá prá Índia ou Iraque.
    Jogadores assim, por mim não voltavam mais e este Podence é mais do mesmo, tal como Gelson, Rui Patrício e Leão, etc.
    Que sejam felizes, mas o Sporting é grande, muito grande e vai continuar a ser mesmo sem eles.

    ResponderEliminar