terça-feira, 24 de abril de 2018

Vizinhos e conhecidos

Houve um tempo em que acreditava na capacidade de transformação económica e social das ideias que tinha e ensinava ou aplicava no meu trabalho. Escrevi-as abundantemente. Eram boas e originais, só que as boas não eram originais e as originais não eram boas ou, pelo menos, não tinham encontrado o seu tempo. Continuo a escrevê-las por dever de ofício – é para isso que me pagam – mas a crença foi há muito.

Escrever sobre o Sporting e sobre futebol foi a sublimação possível, porque o jeito não dava para mais. Ao escrever, vamos encontrando vizinhos e conhecidos na blogosfera sportinguistas que também têm outras preocupações parecidas com as nossas. De repente, sem nunca nos vermos parecemos pelos menos conhecidos de há muito. Foi o caso do Pedro Correia e do És a Nossa Fé. Convidou-me para escrever no Delito de Opinião. O texto está aqui e ficam os meus agradecimentos ao Pedro Correia pelo amável convite.

Este blogue é sobre futebol e esta é a exceção que confirma a regra, esperando que com este devaneio não passe para a lista dos sportingados ou lá o que é.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui
    Li o seu artigo e gostei pois, apesar de ter passado grande parte da minha infância e juventude em Lisboa e por lá ter ainda bastantes amigos e gostar bastante da cidade, a minha perspetiva agora é mais a de quem vive na “paisagem” e sente na pele as assimetrias e as injustiças na distribuição de recursos.
    Devo confessar no entanto que os meus conhecimentos de economia se ficaram pelos clássicos Karl Marx, Adam Smith, Thomas Malthus e Cavaco Silva. Arrisco mesmo assim uma hipótese futebolístico-económica no sentido de desviar recursos para o interior, assumindo a urgência de os deslocar essencialmente de Lisboa. O Sporting deveria mudar a sua sede para o Centro, talvez Leiria, têm lá um estádio às moscas, segundo julgo saber, e com dificuldades de acesso à internet e, consequentemente, ao facebook, só podia resultar. O Benfica deslocava a sua sede e catedral para o Minho, mais concretamente para Vila Verde pois esta simpática terra, apesar do nome, reúne muitos milhares de adeptos do SLB e, ficando a poucos quilómetros de Braga, permitiria que grande parte do bracarenses e braguistas ficassem ainda mais perto do seu clube do coração permitindo de qualquer modo alguma discrição. Quanto ao FCP ficava no Porto pois mais “interior” que a mentalidade de grande parte das bancadas do Dragão não há.
    Espero ter ajudado
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Trindade,

      Estudei em Lisboa e ainda comecei por trabalhar lá. Foram dos melhores tempos da minha vida. Tenho muitos amigos e amigas. Quando vou a Lisboa sinto-me mais em casa do que em Braga até.

      Quando se vai em trabalho é que é pior. É a cidade do país onde se encontram mais pavões por m2. Não há paciência para tamanha arrogância e ignorância.

      Quanto à descentralização futebolística, nada a apontar. Leiria parece-me bem para o nosso Sporting. Foi onde fiz o Serviço Militar Obrigatório.

      Um abraço

      Eliminar