terça-feira, 12 de novembro de 2013

Falando das arbitragens outra vez

A maior parte dos intervenientes do futebol são pouco interessantes como pessoas. Mas não é como pessoas que devemos falar delas. Devemos falar delas enquanto intervenientes no jogo propriamente dito. Por isso os jogadores são mais relevantes do que os treinadores, dirigentes, árbitros e jornalistas. São eles que fazem o jogo e mais nada. Os outros podem melhorá-lo ou prejudicá-lo com a sua (in)competência, mas não mais do que isso (o que não é pouco, convenhamos).

A arbitragem do Duarte Gomes foi péssima. Prejudicou claramente o Sporting. É normal que o Leonardo Jardim fale disso. Falou com muita ponderação, tendo o cuidado de dizer que não tinha perdido o jogo pela arbitragem, mas que houve (falta de) decisões acertadas, apelando a mais competência. Este era um jogo de deita-fora, convém não esquecer. Este tipo de críticas é normal em qualquer campeonato e com os mais diversos treinadores. Já as ouvimos ao Alex Ferguson, ao Arséne Wenger e por aí fora.

O Bruno de Carvalho falou sobre a arbitragem nos mesmos termos que os outros presidentes falam quando lhes acontece algo de semelhante. Nada de especial, portanto. Não gosto do estilo. Não gosto desse estilo em nenhum presidente nem em nenhum interveniente com responsabilidades institucionais. Como disse, o futebol não tem por hábito selecionar as pessoas mais qualificadas (em muitos outros desportos as coisas são um pouco diferentes, felizmente).

O jornalismo podia ser mais crítico. Mas existem muitas dúvidas sobre a isenção dos jornalistas e comentadores. Sobra a clubite onde falta capacidade de análise fria e distanciadas. Custa-me ver o Pedro Henriques, que foi o árbitro de quem mais gostei – não sei se era bom tecnicamente, o que sabia é que deixava jogar, não estava sempre a marcar faltas e faltinhas, e tinha critérios uniformes-, a defender a classe. Defender a classe é defender os bons relativamente aos maus. Há maus árbitros e ele sabe disso.

Falar do Duarte Gomes é dar importância a quem a não tem. O futebol é bola e jogadores. Quando jogávamos na rua, não havia árbitros ou marcava as faltas o dono da bola.

Outra coisa diferente é avaliar das consequências de se falar dos árbitros. Para o tal “sistema” no seu conjunto não sei se é bom ou mau. Há opiniões para todos os gostos. Outra coisa bem diferente é a forma como os jogadores podem interiorizar esse discurso. Se o interiorizarem em demasia, criam-se as tais expetativas que se autorrealizam. Se pensarem que não conseguem ganhar por causa do árbitro, a motivação não é a mesma e começam a admitir que o resultado é independente do seu esforço nos treinos e nos jogos. Sempre se falou dos árbitros e sempre se continuará a falar, aqui e em qualquer parte do Mundo. A única questão é saber se esse discurso tem consequências sobre as expetativas dos jogadores relativamente aos resultados.

4 comentários:

  1. Caro Rui,

    Muito bom artigo!

    Apenas me permito acrescentar uma correcção e uma observação.

    A correcção é um pequeno detalhe. Quando diz que a arbitragem do Duarte Gomes foi péssima peca por escasso. É que as arbitragens do Duarte Gomes são sempre péssimas. É um daqueles tipos com tanto orgulho que não pode ser bom árbitro: quando começa a errar não sabe lidar com isso, desconcentra-se, erra mais, e à medida que os jogadores de uma equipa protestam ele penaliza mais e mais essa equipa. É impressionante e voltou a acontecer no Sábado. É o Roberto dos árbitros: se não der o primeiro frango a coisa nem corre mal, mas depois do primeiro frango... O problema é que na função do Duarte é quase impossível não dar frangos.

    A observação refere-se ao efeito das arbitragens sobre os jogadores. O que refere acontece no curto-prazo. Mas para mim o mais grave é que quando um clube sistematicamente justifica todas as derrotas com as arbitragens acaba por desculpabilizar os jogadores e treinadores. Não se corrigem os erros, afinal de contas, para eles, quem erra são os árbitros. O resultado é o que vivemos no Sporting dos anos 00. A culpa era sempre do árbitro. Não se corrigiam erros. Piorou-se até bater no fundo.

    Agora estamos diferentes. Mas, ou muito me engano ou o Benfica de Jesus & Vieira está a sofrer deste problema. Espero que demorem muitos anos a perceberem isso.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
  2. Caros,

    Nao podia concordar mais com os vossos escritos. Este arbitro errou, mais uma vez, prejudicou-nos, mais uma vez, mas acho que exageramos na indignaçao.O presidente nao devia cair neste tipo de discurso, ainda que fosse esperado. Todas as qualidades que o BdC tem ficam ofuscadas por esta faceta "lider de claque" do presidente. Tem que ser mais contido.

    Com toda a conversa com o arbitro nao se esta a discutir futebol. Porque é que sofremos 3 golos em cada jogo com os lamps e andrades? Porque é que as primeiras partes de ambos os jogos foram tao dificeis? E apesar de todos estes problemas, como é que conseguimos discutir jogos e resultados com estas duas equipas que têm, individualmente, mais e melhores jogadores?

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Factos:
    «Arbitragem de Duarte Gomes no Benfica-Sporting foi avaliada com 2,9 valores, a 0,1 pontos de uma prestação "satisfatória".

    A arbitragem do lisboeta Duarte Gomes no dérbi entre Benfica e Sporting, na Taça de Portugal, que terminou com vitória da equipa da Luz por 4-3, foi avaliada com 2,9 valores, apurou o DN, e não 2,4, ao contrário do que tinha sido inicialmente noticiado.

    Apesar de ter tido uma nota "insatisfatória" (com 2,4 pontos teria sido "muito insatisfatória"), a escala de avaliação para árbitros e árbitros assistentes diz que Duarte Gomes ficou, assim, a apenas 0,1 pontos de ter alcançado uma nota "satisfatória".

    A arbitragem do juiz da AF Lisboa, assumidamente benfiquista, tem gerado grande indignação em Alvalade, tanto que o Sporting vai formalizar um protesto com recurso a imagens com aqueles que considera ser os erros do árbitro no dérbi da Luz, entre os quais dois penáltis que ficaram por marcar.»

    i rest my case...por enquanto

    SL

    ResponderEliminar
  4. O que mais me indigna são, a maioria, dos comentadores dos 7 (!!!) programas de desportos semanal na TV, conotados ou que o público pensa simpatizarem com o Sporting, não o defenderem, quando o achincalham, quando mentem sobre o clube ou quando está em causa a verdade desportiva. Eu sei que possivelmente no próximo programa já lá não estavam. Eu sei que a vida está difícil. É preciso pagar a papinha dos bebés, o colégio das meninas e até a faculdade dos mais velhos. Mas, por uma vez na vida tenham tomates! Vejam as figuras ridículas que fazem! Tenho esperança que as coisas se alterem. SL

    P.S. - Infelizmente o que se passa na TV, também se passa em algumas Rádios e Jornais.

    ResponderEliminar