segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Entendamo-nos

O jogo de sábado só pode ser entendido à luz das expetativas. O Benfica dispõe de muito melhores jogadores. Muitos deles pertencem ao núcleo duro da equipa há várias épocas. O treinador é o mesmo há várias época também. Na pré-época houve dinheiro para contratar bons jogadores a rodos.

No Sporting é tudo ao contrário. Os jogadores, regra geral, são sofríveis. A maior parte deles não jogava com regularidade na primeira equipa na época passada. O treinador acabou de chegar. Não há, nem vai haver, dinheiro para reforços que se vejam.

Os centrais não tinham lugar em praticamente equipa nenhuma. O Maurício é o típico centralão brasileiro. Duro, com cara de mau, mas com pouco jeito (como se viu no penalty contra o Porto). O Rojo é o Rojo e está tudo dito. Os laterais vão dando conta do recado, mas compará-los ao Danilo ou ao Alex Sandro do Porto coloca-os na perspetiva devida.

O meio-campo é uma excelente invenção do Leonardo Jardim. O William Carvalho há um par de meses não existia. O Adrien Silva é uma redescoberta que nem o mais otimista esperava. Depois falta um. Às vezes joga o André Martins outras vezes o Vítor Silva. Nem um nem outro convence. Sem um dez com outro fôlego o ataque fica isolado.

O Montero é um achado. Mas quantos achados destes costumam aparecer? Os extremos são medianos. O Capel transporta alma até Almeida, mas não dura o tempo todo e, em certas fases do jogo, perde-se e, sobretudo, encosta-se à linha e não procura o jogo. O Wilson Eduardo faz uns bons centros, mas não sabe fazer uma finta. O Carrillo, pela sua irregularidade, deixa qualquer um à beira de um ataque de nervos. O Slimani é o típico pinheiro. Tem as vantagens e inconvenientes de um pinheiro.

Com todos estes handicaps o Sporting deixou o Benfica à beira de um colapso nervoso. Parece pouco, mas é muito. É mesmo muito.

7 comentários:

  1. O André Martins foi o nosso calcanhar de aquiles no jogo. Tudo o que escreveste sobre a diferença das duas equipas está correcta, a meu ver. Mas o André Martins desiquilibrou... para o Benfica. Pouca intensidade fá-lo perder todas as bolas divididas: todas! Se analizarmos bem o jogo, o meio campo do Benfica estava muito mais reforçado do ponto de vista defensivo. Já vimos este filme também com o Porto! Embora me agrade muito o trabalho do Jardim, tenho um comentário: inverte o triângulo do meio campo, reforçando-o com um jogador tipo o Dier. Liberta o Adrien para 10 e ganhamos o choque! Este grupo já mostrou não ter medo, vamos dar os próximos passos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o Montero não dava um bom 10 (falso avançado) a jogar em ataque organizado. Qualidade não lhe falta..
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Meu caro,

      No ano passado o Dier não se deu mal a oito. Talvez seja uma solução, avançando-se um pouco o Adrien Silva. Por outro lado, uma coisa é jogar em 4-4-2 com o Slimani e o Monetro na frente. Outra bem diferente é colocar o Montero no meio-campo.

      SL

      Eliminar
  2. Pelo que foi explicado, obviamente as expectativas não poderiam ser das mais elevadas.
    Mas vendo por outro prisma, estamos num dos momentos de maior comunhão entre equipa e adeptos, equipa extremamente moralizada e provavelmente comandos pelo melhor treinador dos ultimos 10 anos.
    Do outro lado, uma equipa com um nucleo duro desgastado, e um treinador em estado de desgraça.

    Eu tinha esperanças, e muitas!
    Mas vou continuar a tê-las, e ao vivo, no estadio....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Tinas expectativas e tina razões para as ter, como se viu no jogo. Não fosse o Duarte Gomes e outro leão cantaria. O meu post só serve para não se criar desânimo injustificado. As expectativas não podem ser muitas. Tudo o que vier vem por acréscimo.

      SL

      Eliminar
  3. Caro Rui,

    É de facto uma boa análise essa das expectativas. De uma certa forma podemos olhar a época do Sporting como sendo uma aplicação futebolística do princípio da incompetência de Peter: à partida temos jogadores "competentes" para todos os jogos, menos para os jogos com o Porto e Benfica. Até ver, cumprimos a expectativa.

    No entanto, gostava de notar alguma esperança, porque me parece que o nosso treinador é mais competente que essa concorrência. Talvez dê para compensar a incompetência dos miúdos. Não é fácil, mas viu-se Sábado que é (quase) possível.

    Gostava muito do Domingos. Chegou a empolgar, mas acabou por falhar, entre outras coisas, porque não tinha um "Plano B". O Leonardo mostrou nestas duas semanas que esse "Plano B" está montado e funciona. Portanto, já passou esse nível.

    Claro que ter uma equipa titular bem montada e um "Plano B" que funciona não torna os nossos centrais em estrelas, nem transforma o pinheiro num Ronaldo. Mas aproxima-nos um pouco da concorrência.

    SL,
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      O Leonardo está a operar um verdadeiro milagre com os jogadores que tem. Há razões para acreditar nesse milagre. Não estamos tão longe do Benfica e do Porto como parecia no princípio de época. O meu post só serve para que não se desanime com o resultado de sábado.

      SL

      Eliminar