quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ainda sobre a Honra e o jeito que ela nos dá

Vi os dois jogos da Taça de Honra. Não me interessa quem jogou. Interessa-me que uns jogaram com a camisola do Sporting e outros com as camisolas das equipas adversárias, em particular, uns deles, com a camisola do Benfica. Nesta altura do ano, isto basta-me.

Ganhámos ao Benfica e ganhámos ao Estoril. Não há desculpas para os adversários. Perderam e é sempre mau perder. Quanto a isso não há dúvidas.

Mas nós não temos desculpas também. Devemos analisar os jogos com frieza, para não cairmos na nossa típica ciclotimia. Em particular, o do Estoril foi revelador. Começámos bem. Fomos em seguida gamados pelo árbitro. A partir de certa altura, fomos incapazes de controlar o jogo. O Estoril pressionou-nos e não foi pouco. A meio da segunda parte, depois do três a um, tive medo da goleada, devo dizer.

Depois tudo mudou. O Abel mudou o meio-campo, o Estoril foi incapaz de continuar no mesmo ritmo e, de repente, os miúdos passaram-se. O Iuri Medeiros parecia o Messi, o Betinho o Cristiano Ronaldo e o Fokobo (este convenceu-me de vez) o Pepe. Para acabar em beleza, marcámos os penalties com competência e o nosso guarda-redes fez uma defesa só ao alcance do titular da seleção sueca de andebol.

Foi bom. Ganhámos ânimo. Calámos a rapaziada do costume que já nos anda a tratar do enterro. Mas o que aconteceu com o Estoril vai-nos acontecer mais vezes se quisermos continuar a apostar nos miúdos. Vamos alternar o bom com o menos bom ou mesmo o mau. Falta cabedal e experiência. Mas o cabedal e a experiência vêm com o tempo. Estejamos nós disponíveis para conceder esse tempo.

5 comentários:

  1. 1) A equipa B ganhou o torneio por que foi solidária, teve brio e raça. Não obstante a qualidade individual e colectiva, o segredo esteve no querer, na luta. Só assim se ganha jogos e taças. Curioso: durante toda a competição vi 2 penaltis, claros, por marcar; adivinhem a equipa prejudicada...Claro o Sporting!

    2) se me permitem outro assunto. Oiço um tal de baldé dizer que tudo pode acontecer com bruma, mas só depois da CAP se pronunciar. Para mim é "conversa para boi dormir". Se tivesse interesse que o jogador continuasse no Sporting negociava com o Sporting. Ele espera, se a CAP der razão ao jogador borrifa-se para o Sporting, se der razão ao Sporting ele sabe que o jogador tem que regressar e ele com esta conversa da treta evita mau ambiente para o jogador em Alvalade. Pensa que os outros são tótós.

    3)Sobre o contrato do bruma, não tenho dúvidas da legalidade do mesmo. Basta ver que a FPF aceitou-o como bom, e não é por acaso que o jogador não assina por outro clube. Não concordo é com a composição da CAP, com 3!!! elementos (em 6) do sindicato dos jogadores de Futebol. Assim não vale...

    ResponderEliminar
  2. Gostava de poder ter tanta certeza sobre a validade de contrato. Não conhecendo bem o caso, recordo- me do que sucedeu com o Labyad. Espero que não estejamos na mesma situação em que estava o PSV...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de recordar que Labyad não saiu em rotura com o PSV. Cumpriu o contrato(seria como Bruma ficar até ao final da época) e inclusivamente jogou regularmente pela sua equipa.O rumor(certeza) era que teria assinado com o Sporting em Janeiro e claro, não era rumor.
      Portanto totalmente distinto de Bruma.

      Eliminar
  3. Esta época seremos mais importantes do que nunca, nós, sócios e adeptos. Injecções de prudência e força para deixar em casa o síndrome velho do restelo, precisam-se.

    ResponderEliminar
  4. "o nosso guarda-redes fez uma defesa só ao alcance do titular da seleção sueca de andebol" - Leitura fantástica do lance em questão! Excelente.

    ResponderEliminar