terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Voltar atrás no tempo

O Sporting é o melhor espelho do país. Acabamos sempre por voltar ao ponto de partida sem compreendermos porque é que nos enganámos no caminho. Vamos ter de voltar a fazer o que fazíamos no tempo do Paulo Bento e que tão pouco valorizámos. Nesse tempo, dispúnhamos de três ou quatro jogadores que davam estabilidade à equipa (em particular, o Polga e o Liedson) e, depois, iam-se lançando uns miúdos. As coisas correram bem. Só não correram melhor porque, no campeonato nacional, não podem. Ficámos em segundo em quatro campeonatos seguidos. Em três deles, disputámo-los até ao fim, dando muito mais luta do que a que deu o Benfica nestes últimos dois. Num deles, a batota foi de tal monta que, entre várias habilidades, ficámos a dever o campeonato a uma bola metida descaradamente com a mão.

Os Ruis Santos e os Manhas desta vida foram desvalorizando os resultados. Foi-se criando uma imagem de falta de ambição. Os adeptos foram assimilando esse discurso, simultaneamente com o desgaste natural de um treinador muito afirmativo e com elevada exposição mediática ao longo de muito tempo. A época de 2009/2010 foi fatal. O Benfica mudou para melhor e nós passámos a duvidar do que tínhamos feito nos últimos anos. As últimas eleições foram marcadas por este estado de espírito. Com fundos sem fundo, todos os candidatos nos prometeram a mesma coisa: fazer o percurso do Benfica. Contrataram-se jogadores às pazadas para se entreter os adeptos. Quando os resultados não apareciam, mudava-se de treinador e/ou contratava-se um Pranjic qualquer. E foi-se de fuga em frente em fuga em frente até se chegar onde se chegou.

Vamos ter de voltar atrás no tempo, sendo que o tempo para os outros não parou. Vamos ter de encontrar três ou quatro jogadores sólidos (depois de tanta contratação, olhamos para a actual equipa e não os vemos) que permitam a integração dos mais jovens da formação. Vamos ter que apostar num treinador que saiba treinar; que tenhamos a garantia mesmo que saiba o que anda a fazer. Não gosto do Jesualdo, mas, na dúvida, fica. O que não podemos é continuar a apostar em amadores.

20 comentários:

  1. Concordo com tudo mas não me esqueço de como se processou a saída de Paulo "Forever" Bento. Bettencourt, no início da última época do Paulo Bento e com uma pré-eliminatória da Champions (Fiorentina) à porta, viu-se perante um dilema: investir algum dinheiro em jogadores-chave que Paulo Bento lhe pedia ou arriscar jogar a pré-eliminatória, entrar na LC e só depois com esse dinheiro em caixa, então sim, satisfazer Paulo Bento.

    Já sabemos como acabou: com a saída de Paulo Bento em Setembro/Outubro e a vinda do Pongolle (por 6 milhões!) em Janeiro.

    O problema do Sporting de Paulo Bento foi o facto de este sentir-se tão grato à direcção pela confiança que depositaram nele, da qual nunca se conseguiu libertar e não exigiu (com murro na mesa) os jogadores que verdadeiramente queria. Não creio que tenha sido ele a pedir Purovic ou Angulo.

    Acho que os adeptos teriam tido mais paciência com Paulo Bento (aquele eliminatória com o Bayern foi muito dolorosa) se a direcção o também tivesse sido e tivesse verdadeiramente confiado nele. Mas as palavras de apoio e confiança(O Ferguson do Sporting; o "forever") foram apenas isso: palavras.


    O futuro: epah, tirando logo à partida a vinda de treinador estrangeiro, que não creio que seja o que o Sporting precisa nos próximos tempos, apenas vejo um ou dois portugueses com "arcaboiço" suficiente para não se rebaixarem perante a direcção e que não sejam mais um "yes-man". Um é Mourinho e o outro é Jorge Jesus.

    Portanto, se nenhum deles vier com algum dos candidatos, espero que, ao menos, tenham a sensatez de manter Jesualdo...

    SL

    ResponderEliminar
  2. O Paulo Bento é demasiado fraco como treinador e está a mostrar a verdadeira face, agora, na Selecção. A mania de militarizar equipas já deixou de funcionar há muito tempo.
    A equipa não jogava 1 beata (como agora), ganhava por 1-0 ou 2-1, não sabia defender - curioso, que a selecção também não e, pior ainda - não sabia atacar.
    Mas mesmo com a saída do PB deveriam ter mantido a continuação da politica adotada. Esse é que era o caminho!
    Mas em primeiro lugar, deviam ter, desde o inicio, contado a verdade aos sócios e adeptos.
    E foi esse acumular de mentiras que derrubou Bettencourt.

    ResponderEliminar
  3. Se é para voltar atrás, caro amigo, eu proponho voltar ao tempo em que todos nós éramos felizes. Ainda não modernizados com SADs, nem salvos delas por simpáticos banqueiros. Enfim, vivíamos pobremente felizes. Duas dúzias de jogadores, um treinador empírico que desconhecia por completo as académicas trigonometrias do desastre táctico, dos "jogos mentais", em que hoje em dia se especializam os mentecaptos da bola, e...bola para frente. Invariavelmente ganhava o melhor. Às vezes empatavam. Demasiadas vezes já ia ganhando um ou outro com influências divinas emanadas do Canal Caveira mas, caramba, estamos a falar de tempos em que toda a gente tinha bigode, principalmente os árbitros. Não se poderia esperar nada de demasiado sério dessa gente. Bons tempos.
    Ab
    PS Não há um único candidato de bigode! Não há, portanto, razões para optimismos.

    ResponderEliminar
  4. belo post Rui. esse vai ter de ser o caminho, e até pode ter graça se for bem planeado e executado.

    também não adoro o Jesualdo, mas tenho a certeza que é competente, e isso depois de quase uma dezena de amadores, já é muito. Deve ficar.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, concordo com quase tudo!

    Acho que falta apenas referir que nesses tempos mais felizes, com o Paulo Bento a liderar o nosso futebol assim estilo manager, faltou investimento na equipa e força para mudar o futebol fora de campo. Talvez demasiado satisfeitos por estarmos claramente à frente do Benfica fomos deixando fugir o Porto. O nosso benchmarking foi mal feito e agora estamos tramados.

    Sou dos que defendem que a candidatura ganhadora deve reconhecer que vão ser 3 anos a lutar pelo 3o lugar mas a construir bases para que no futuro... voltemos ao passado. Já não era mau. Se conseguirmos talvez daqui a 3 anos possamos ester a discutir numa campanha eleitoral uma estratégia para sermos os melhores e não apenas melhores que o Benfica...

    Não quero defender o Godinho (o homem não tem defesa possível) mas não acredito que isto vá lá com mais investimento. O Godinho, bem ou mal, investiu largos milhões em vedetas da bola e arranjou um treinador Português conceituado. Mal o campeonato começou levou com um Xistra em casa na primeira jornada que lhe roubou dois pontos e com uma greve de árbitros (liderada pelo tal amigo João que já tinha dado uma mãozinha no passado) à segunda jornada. A pergunta que faço é a seguinte: haverá algum investidor com dois dedos de testa que queira meter dinheiro neste negócio?

    SL,
    João

    ResponderEliminar
  6. Voces lagartos são tão otários...ha quase 30 anos que se portam como puta do FCPorto.
    Parecem aquelas gajas que levam tareias do marido mas depois ele diz que gosta muito dela e ela continua a viver com ele. Futre, moutinho, villas boas, izmailov, domingos "deixa-me ca ser agressivo com o benfica e jogar como cavalheiro 0-0 ta bom contra o fcp" paciencia...Foram pro benfica? foi no benfica que brilharam à vossa custa?

    é que o simao e o yanick pelo menos foram do scp pa outro clube. Depois é que foram para o benfica...

    e em 2007 quem foi o campeao à custa da derrota com o golo com a mao? o benfica, queres ver...?

    e mesmo assim é com o benfica que se preocupam. Sao os comentadores benfiquistas que deitam o scp abaixo. Nao o fcp que vos tem estroncado desportivamente...
    Deixem de ser burros e abram os olhos...o porto faz o que quer de voces e ainda ganha beneficios financeiros e desportivos à vossa custa.
    Voces estao como estao porque andaram 4 anos a ficar em 2º e a contentarem-se com isso pq ficavam a frente do benfica...mal o benfica começou a melhorar, começaram as vossas convulsoes. E o que é que a vossa direçao faz? Dota o porto com um dos gajos mais fundamentais no plantel deles e que foi um pilar do bi-campeonato e que sera um pilar do eventual tri...

    Sou do norte e conheço muitos sportinguistas que sabem quem é que os fode...mas voces estão tomados pelos Jaimes Mourões Ferreiras desta vida...
    Espero que o sporting volte a ser grande e de preferencia que abra os olhos...
    saudaçoes gloriosas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por nos fazer ver a luz.
      Era escusado era vir com essas tretas do "espero que o Sporting volte a ser grande" depois de se ter expressado da forma que o fez.
      Além de que pequeno não será ou não sei porque raio os adeptos do Recreativo do Colombo perdem tanto tempo connosco.

      PS: e que tal arranjar um hobby para libertar essa frustração?

      Eliminar
  7. Ja agora, o titulo do teu blog tambem é uma rica perola agora :)

    Mas pronto...o vosso inimigo é o benfica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou Sportinguista do norte e não retiro uma vírgula do que disse. (já era tempo de alterar o nome do blog, poi o lideson era do porto desde pequenino)

      Eliminar
  8. Infelizmente, sou obrigado a concordar com o mata bicho. Até no titulo do blog. O Liedson é do Porto, crlh!

    ResponderEliminar
  9. Ao Mata Bicho
    Esquece-se de algumas coisas, o Benfica está constantemente a desrespeitar-nos, a menorizar-nos. Enquanto o clube do Norte fala com o Sporting para trocar jogadores (já trocámos com eles jogadores com grande beneficio para o Sporting, casos de Bino e Rui Jorge, foram titulares em Alvalade e foram campeões pelo Sporting por 2 vezes) o SLB vem-nos buscar jogadores desde os juvenis ao futebol e a diversas modalidades! Nem com o Sporting conversa...No atletismo ainda à pouco "rasgou" um acordo de cavalheiros que tinha com o SCP para ir buscar um atleta. Só para terem uma ideia no Futsal foram só: bébé, gonçalo alves, davi,etc. É no andebol, é no atletismo começou com o "na caminha" lançador de peso e foi por aí a fora! O tal clube do norte não se comporta assim com o SCP! Talvez, quando nos considerarem e respeitarem, as relações possam ser melhores. Inauguram a Jaula num jogo contra o Sporting,mas quem morreu, à anos atrás, foi um jovem sportinguista, pai de filhos, no Jamor por um very-light.Um conselho aos benfiquistas: Pensem menos nas relações SCP-FCP e pensem mais em cumprir acordos e respeitarem o Sporting. Pensem mais em como melhorar as relações SLB-SCP. Se tivessem cumprido os acordos o atletismo do Sporting em vez de perder o Campeonato à dias por 2 pontos se calhar ganharia por muitos. O SLB e o FCP são faces da mesma moeda, já alguém disse. Basta ver quem manda no Futebol português, os andrades não saem da Taça Lucílio baptista, mas em contrapartida(?), o Cardoso nada fez...apenas um pontapé no adversário para 2 jogos e nem tocou no árbitro... eh,eh,eh, Já se vê que isto está tudo martelado...´

    ResponderEliminar
  10. Caro Mata Bicho,

    Não sei se percebeste o meu post mas eu até concordo ctg. A meu ver o maior senão dos tempos do Paulo Bento foi o fato de andarmos contentes por estarmos à frente do Benfica.

    Agora eu não vou em cantigas de "alianças" de uns contra outros. O Sporting é concorrente do Porto e do Benfica. Ponto. Se deve negociar com eles? Claro que deve. Se tem negociado bem? Depende: já fez negócios ruinosos, já fez negócios bons. O que penso é que o Sporting deve prezar pela verdade desportiva o que o afasta quer deste Porto quer deste Benfica. Aqui não há sequer discussão possível, basta olhar para o que acontece dentro de campo.

    Já agora um comentário final: muitos Benfiquistas ficam fulos pelo facto dos Sportinguistas preferirem que ganhe o Porto que o Benfica. É verdade na maior parte dos casos, mas porque será, alguma vez pensaste? Talvez te fizesse bem pensar um pouco nisso...

    Saudações,
    João

    ResponderEliminar
  11. Oh mata-bicho, a educação que dão nas escolas de Carnide é de chegar à casa dos outros e insultá-los? Cultiva-te.
    (Não, não é para ires para a lavoura)

    ResponderEliminar
  12. Já o havia escrito num comentário ao post anterior. Repito-o.
    Cada vez que neste blogue se fala mal do Benfica, como é natural visto que somos adversários históricos e esses é assim que se tratam, mal, muito mal, mesmo que com elevação e educação, aparece por aqui uma ou outra alma caridosa a falar do FC Porto. Fala-se no Benfica e dá o Porto à costa. Afinal quem tem complexos? Segundo, essa vontade patética de ser bem-amado e nunca mal-amado não se coaduna com quem quer ser grande. Os grandes são grandemente amados mas também enormemente odiados, ainda não perceberam isso? Terceiro, uma rápida análise estatística pelos comentários aqui do blogue revela que há muitos mais benfiquistas aqui a comentar do que portistas. Afinal quem está preocupado e com quem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto nunca reparei em nenhum portista aqui no blogue! São descomplexados. Já os lampiões...não nos largam. Arranjem uma vida própria, por favor!!!

      Eliminar
  13. Um blogue de apoio ao Sporting com o nome de um jogador do Porto? LOOOOLOOOL. AAAHAAAAHHHA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dor de cotovelo??!!
      LOOOLOLLL. AAHHHAHHHA.

      Eliminar
    2. Pior que isso só ter á porta do estádio do slb a estátua de um jogador do União de Tomar!!!
      LOOOOLOLLL AAAHAAAAAHHHHA

      Eliminar
  14. Ninguém arreda pé. O nosso Liedson não é aquele senhor que anda a polir bancos na inbicta.

    ResponderEliminar