sábado, 16 de fevereiro de 2013

Não repetir o passado recente

Oferecemos dois golos. Mesmo assim chegou. O que suspeitávamos aconteceu. Os miúdos não são piores do que os outros. Um pouco ingénuos num ou noutro lance. Talvez não cheguem para jogos com equipas mais difíceis do que a do Gil Vicente. Mas, para fazerem o que os outros andaram a fazer, chegam e, como se viu, sobram.

O Jesualdo estava contente e isso notava-se. Apanhou a equipa de rastos. Pelo caminho, viu os jogadores irem saindo. Ninguém consegue preparar uma equipa nestas condições. Teve que recorrer aos miúdos, especialmente para o centro da defesa; local onde se pede experiência e cabedal. Não se saiu mal. Se saísse as coisas podiam-se complicar e muito.

Gostei deles todos, mas especialmente do Bruma, do Zezinho e do Dier. O André Martins também não entrou mal. Temos algum presente e todo o futuro pela frente. O que não podemos é repetir o passado recente.

17 comentários:

  1. De desfibrilhador debaixo do braço lá fui eu à aventura de ver mais um jogo do Sporting. Sofri como quem torce por uma seleção africana. Muita leveza, inocência e suavidade na defesa, criatividade e espontaneidade no ataque. Não vai resultar sempre. Mais cedo ou mais tarde vou ter que utilizar o desfibrilhador. Por isso, agora é hora de desfrutar como se pode, afinal é apenas a segunda vitória fora neste campeonato. Os moços são jovens mas jogaram como homens com Ó grande, como diria o outro. Verdadeiros heróis homéricos, agora com H. E que se lixe Édipo e o seu complexo e que os jovens ignorem a aversão pelo velho pai Jesualdo e que levem mais longe as suas experiências libidinais e procurem obter o máximo prazer. Para eles e para nós, meros voyeurs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Desta vez deu. Não sei se dá para a próxima. Mas valeu a pena ver o jogo. Pelos menos houve vontade.

      Eu já vou ver os jogos de coração ao alto. Não tenho coração para outra atitude.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Caro Rui Monteiro,

      Quando soube que o SCP iria alinhar com tanta "miudagem", lá me convenci a deslocar-me a Barcelos.
      Valeu a pena. Não pela exibição (que não foi lá grande coisa) mas para ver, in loco, o esforço e a vontade de jogar de jovens como o Dier (grande exibição), o Zezinho (poderia ser um pouco mais ofensivo) o Bruma (boa primeira parte) e o Llori (apesar da "fífia").
      Sendo certo que para o Gil Vicente chegou, não sei se será a "receita certa" (isto é, a aposta em tantos jovens simultaneamente) para o que resta do campeonato.
      Mas que entusiasma, entusiasma!

      SL

      Eliminar
  2. Muito bom post. Aliás, também nao conhecia este blog (já é o segundo) e fiquei muito bem-impressionado com o que li até agora.

    Penso que o Jesualdo tem que perceber que para poder ter o Carrillo e o Bruma a apoiar o VW na frente precisa de um 10 com muito mais mobilidade defensiva. Isso, e que o Dier e o Ilori com mais uns 15 jogos em cima ficam uma defesa de betao. E que o Joaozinho de facto nao é melhor lateral-esquerdo do que quem quer que seja que joga à esquerda na equipa B.

    O Zezinho impressionou-me muito! Vejamos o que dali sairá...

    SL
    Petinga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Porventura, o Zezinho é o nosso melhor médio. Depois de termos contratado uma resma deles de várias nacionalidades, acabámos por descobrir o óbvio. Também não sei se o João Mário não tem lugar nesta equipa também.

      SL

      Eliminar
    2. Sem dúvida. André Martins também tem muito para dar. Penso que os erros de casting desta temporada, ao nível do meio-campo, foram mais que muitos.

      Concordo contigo - nao me admiraria nada que o Joao Mário fizesse melhor a posicao que Rinaudo. Nos dias que correm, o futebol ganha-se pela qualidade dos jogadores em lerem o jogo e estarem no sítio certo + na capacidade de tomada de decisao. E nisso Zezinho nao falhou um passe, fez vários de dificuldade elevada e corrigiu muitos erros de Rinaudo.

      Há tempos alguém escrevia que apostar na formacao desta maneira poderia reduzir assistencias em Alvalade e fazer perder dinheiro em sponsors. Eu diria que nada mais falso! As assistencias ganham-se jogando bom futebol (como o que se viu ontem a espacos), revelando valores como Zezinho (quantos adeptos do Sporting saberiam realmente o que vale o miúdo?) e tendo nocao clara do que é preciso para recuperar o nosso Grande Amor.

      Ontem ficou visto que a riqueza do Sporting nao sao os títulos, nem os treinadores, nem os Elias nem os Volfswinkels. É a qualidade e a escola dos jogadores que saem da formacao. E se essa fosse bem potenciada, nao haveria SLB nem FCP que nos apanhassem.

      SL
      Petinga

      Eliminar
  3. Vi o jogo com a minha Maria ao lado, que não se cansava de perguntar, "mas quem é este? e aquele?". Espantou-se ainda mais quando viu entrar um garoto para a nossa equipa, com os calções a dar pelas canelas.
    Mas no fim, sofremos de mãos dadas, gritando para o sabujo vestido de preto, terminasse com a nossa agonia.
    E valeu a pena, e acredito que na próxima semana, vamos desfrutar de mais 90 minutos de irreverencia dos nossos gaiatos.
    Saibamos trilhar o nosso caminho pacientemente, fugindo a vendedores de ilusões, e mais cedo do que tarde, estaremos todos juntos a celebrar feitos impossíveis de conceber nestes momentos conturbados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      O árbitro foi muito simpático. Gostei muito do lance em que transformou um penalty a nosso favor num fora-de-jogo contra nós.

      SL

      Eliminar
    2. Esse lance do penalty transformado em fora-de-jogo só mesmo contra o Sporting é possível de acontecer...

      Eliminar
  4. O Dier é uma máquina, desde que o vi a jogar na Luz pela equipa B, fiquei logo com a sensação que tínhamos ali jogador. Depois, aquele jogo contra o Braga só confirmou o que já esperava.

    Zézinho, Bruma, André Martins, Esgaio, todos eles têm um futuro brilhante se não forem recambiados para o Porto ou para outro lado qualquer por 25 tostões, como os nossos gestores têm feito ultimamente.

    Quero acreditar que com uma estrutura sólida + contratações ponderadas e acertadas, possamos conseguir desenvolver um plantel com base na prata da casa. Se isso acontecer, só se podem retirar coisas positivas. Qualidade, poupança e potencial para vender aos milhões no futuro. Talvez esta crise seja um mal que veio por bem!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge

      O problema reside todo na verdade LaPalissiana que os jovens nao rendem comissoes. Enquanto os Rojos e Elias enchem os bolsos a muita gente.

      Sempre que no Sporting se fizerem contratacoes avultadas para posicoes em que há jovens de talento a explodir e com necessidade de minutos, saberemos que estamos a ser geridos pela mesma corja que tomou o clube de assalto. Ou por outros do mesmo nível.

      O resto virá sempre por acréscimo. Com jogadores deste potencial sempre a titulares desde o comeco da época (e com um treinador capaz de organizar a equipa como deve ser - mérito a Jesualdo Ferreira), seguramente que estaríamos agora a jogar melhor futebol e provavelmente até com mais pontos do que aqueles que temos...

      SL
      Petinga

      Eliminar
    2. Meu caro,

      Uma equipa é sempre uma mescla de jogadores jovens e de outros mais maduros. Para algumas posições chave, precisamos de jogadres experientes, como é o caso dos defesas-centrais. Precisamos de pelo menos um central com experiência, que se afirme de imediato e que dê tranquilidade para que o Dier possa evoluir sem pressões exageradas.

      Não precisamos é de andar a comprar resmas de jogadores. Espero que isto sirva de lição.

      SL

      Eliminar
  5. Boas. Apreciei o post e os comentários. Sem arrogâncias e partidarismos eleitorais. Parabéns! Tornar-me-ei leitor assíduo.
    Quanto ao jogo, não gostei, adorei! Eram os nossos miúdos, os "NOSSOS". Podem cometer erros, mas deslumbram-nos que se de filhos se tratassem e não podemos deixar de os apoios. São os nossos! Parabéns ao treinador que arriscou. Sou um fã incondicional do André Martins (o miúdo transpira futebol), faltar-lhe-á algum trabalho físico, não sei... O que é certo é que desde que entrou para tabelar com o ENORME Zezinho o Gil deixou de existir.
    Não sendo dia de falar nestas coisas, podemos aproveitar alguma vez que o Rinaudo for pré-selecionado e fazer uns cobres. Nunca me agradou.
    Viva o Sporting, o nosso, dos adeptos!
    Miguel Silva

    ResponderEliminar
  6. Viva o sporting, estou muito mais feliz que se tivessemos ganho com os psedoconsagrados.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui,

    Apenas vi uns episódios do jogo mas fiquei muito contente com o resultado.

    A identidade do Sporting não é jogar como uma "sociedade das nações".

    A nossa identidade a nossa diferença não é defender uma região que se diz constrangida por uma qualquer capital (e se calhar até é...) ou pensar que somos os maiores porque sim e que está tudo contra nós (numa lógica do "orgulhosamente sós"). E também não é investir milhões e depois andar sempre a culpar árbitros e treinadores por resultados que não chegam por incompetência da gestão.

    A nossa identidade, a nossa missão é esta: formar jogadores, fazer de um pequeno país euro-periférico uma das potências do futebol mundial. Andámos durante anos convencidos que tínhamos de sacrificar esta identidade para conseguir resultados e agora, ironia do destino, parecem ser os nossos "pequenos" jogadores que vem da equipa B para salvar as vedetas da "sociedade das nações", que nos iam fazer grandes campeões, de descerem de divisão... Penso que ainda vêm a tempo (talvez não tanto de garantir a qualificação para a Liga Europa), apesar de num campeonato como o nosso não haver margem para sonhar muito com uma equipa tão pouco experiente. O que não sei é se ainda vamos a tempo de tapar o buraco financeiro que anos de gestão desastrosa entretanto abriu...

    SL,
    João

    ResponderEliminar