sábado, 6 de outubro de 2012

Cada um tem o Chalana que merece


[decisões erradas]
Vendo agora tudo em perspectiva, subsistem-me dúvidas na utilidade da saída de Domingos. Talvez não tivéssemos ido tão longe na Liga Europa, mas teríamos ganho a Taça de Portugal e ficado na mesma posição no campeonato. Vendo bem as coisas, o Sporting de Domingos foi sempre melhor que o de Sá Pinto. Creio até que não fosse a lesão de Rinaudo e as expectativas sempre demasiado elevadas, o Sporting de Domingos teria ido à Champions.

[decisões certas]
Uma coisa é certa, Sá Pinto foi então a melhor escolha. A mais barata, a mais rápida, a mais empática e a que mais rapidamente conseguia dar motivação à equipa. Foi também aquela que melhor neutralizou qualquer contestação vinda das claques. De resto, dadas as circunstâncias, Sá Pinto geriu bem a coisa. A equipa nunca jogou muito, mas defendeu bem e teve sorte qb.

[decisões inevitáveis]
Se mais não fosse, a derrota na final da Taça deixou bem claro que Sá Pinto não era o treinador que se precisava. Perder a Taça com a Académica, não é melhor que perder com o Videoton. Não fosse tratar-se de uma Direcção fragilizada pelo processo eleitoral, tudo se teria resolvido logo aí. Não fosse ser Sá Pinto, as claques tinham-no exigido. Godinho Lopes, Sá Pinto e as claques esticaram a corda o mais que puderam. Cedo ou tarde, tudo tem um fim.

[coisas estranhas]
Estranho não é ter 9 treinadores em 10 épocas. Estranho é ter o mesmo presidente durante 30 anos. Ter 3 treinadores numa época pode até acontecer, o que não acontece seguramente é o presidente lá ficar. A não ser que não se trate de um dos maiores clubes portugueses e seja uma colectividade paroquial. É por isso que Godinho Lopes devia ter cuidado com as comparações. É que o Sporting é enorme e, estranhe-se, nem precisou de ganhar 19 campeonatos nos últimos 30 para ser assim tão grande. Coisas estranhas.

5 comentários:

  1. Concordo quase na totalidade com as "tuas" decisões. Só espero que o nosso "Chalana" volte rapidamente para os "B", para continuar o bom trabalho. Como aliás o Sá Pinto nunca devia ter saído dos juniores.

    ResponderEliminar
  2. Concordo em grande parte com a análise (não sei se com Domingos teríamos ou não ganho a Taça, mas quanto ao futebol jogado, em termos gerais, não vi grandes diferenças...eram os dois maus). De qualquer modo isso são águas passadas e para já o “plano B” funcionou, agora só falta o “plano A”!
    SL

    Sporting B -FC Porto B, 2-0

    «O Sporting B venceu esta tarde o FC Porto B por 2-0, em encontro da 9.ª jornada da II Liga, no Estádio Municipal de Rio Maior.
    Os «leões» foram superiores durante todo o encontro e logo nos primeiros minutos de jogo quiseram inaugurar o marcador, primeiro por João Mário e depois por Betinho. Mas o golo inaugural «verde e branco» só chegou a poucos minutos do final da primeira parte.
    Esgaio, aos 41 minutos, deixou dois jogadores «azuis e brancos» pelo caminho e fez o primeiro da tarde. Boa jogada de entendimento da equipa «verde e branca», com Kikas a recuperar a bola e a dar para João Mário, que viu em Esgaio a oportunidade perfeita para dar vantagem aos «leões».
    Na segunda parte, o Sporting entrou com vontade de aumentar essa vantagem, em jogo corrido. Foram várias as tentativas e as vezes em que os comandados de Dominguez chegaram à baliza adversária, mas o tento chegou mesmo de bola parada.
    Falta a favor da equipa «leonina» e Eric Dier a não desperdiçar a oportunidade. Livre marcado de formal irrepreensível e o 2-0 para os «bês» do Sporting, que com este resultado voltam ao primeiro lugar da tabela, ainda que à condição»

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_utequipabfcp_06102012_99931.asp


    ResponderEliminar
  3. Caro Sérgio Barroso,
    "Vendo agora tudo em prespectiva", será de concluir, penso eu, que (i) Domingos tinha que sair (ii) Sá Pinto deveria ter sido treinador interino até acabar a época (ou, preferencialmente, até se contratar novo treinador para a acabar).

    ResponderEliminar
  4. Meu caro,

    De repente a equipa do Domingos esboroou-se. Este foi um fenómeno que precisa de explicação. Uma equipa que ganha 10 jogos seguidos, de repente, empanca. O treinador entra em desespero.

    De repente, de repente, aparece o Sá Pinto como salvador. Esta história sempre esteve mal contada. Mas é a história do costume. É a história dos "chicos espertos"; é a história dos aprendizes de feiticeiros.

    Com o Domingos seria sempre melhor. Não faríamos pior do que fizemos. Pelo caminho, não fazíamos figuras tristes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Sérgio Barroso,
    Parabéns e obrigado pela coragem de colocar os pontos nos i.
    Domingos não teria feito pior, e como o Rui Monteiro indica esta é uma história ainda não esclarecida, relembro após a sua saída as fugas de informação para a imprensa com informações a rebaixar o Domingos, algo que não fazia parte do ADN do Sporting, e de tão mal feito virou-se contra nós.
    Critico no seu pensamento, o estarmos a falar de um outro clube. Tenho uma filha Portista por escolha própria, e que há anos pratica lá uma modalidade desportiva. Mal ou bem, goste-se ou não, definiram objectivos, traçaram rumos e são profissionais. É tempo de nós fazermos o mesmo, e evitarmos de dar demasiado importância às claques organizadas (capitães reunidos com claques ??).
    Por fim somos grandes, porque tivemos figuras de um grande Sportinguismo, exemplos de Homens e Atletas, que nos trouxeram respeito, admiração e adeptos, relembro Joaquim Agostinho e o Carlos Lopes. Andaram pelo País, sempre abertos às pessoas, e sem o snobismo e o ar de importância que nos atacou de há uns anos a esta parte. É tentarmos voltar a esta pureza de ser estar, todos os bnossos adversários reconheciam que no velho José Alvalade nós éramos exigentes, mas acima de tudo apreciadores de bom futebol.

    ResponderEliminar